Fique Diva - Guia do cronograma capilar: saiba tudo sobre a rotina de cuidados e o que fazer em cada etapa

01/06/2018 / Publicado por Marina Couto

Guia do cronograma capilar: saiba tudo sobre a rotina de cuidados e o que fazer em cada etapa

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os fios que envolve três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os fios que envolve três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução

O cronograma capilar é uma rotina de tratamentos específicos para cuidar dos cabelos. Todas as divas podem fazer, incluindo as que estão em transição capilar, de acordo com a necessidade de cada uma. Só que muitas ainda desconhecem alguns termos do cronograma ou o que precisam incluir na agenda. Pensando nisso, o Fique Diva fez um guia completo para você arrasar com o seu cronograma capilar e tirar todas as dúvidas. Confira!

Quais são os tratamentos do cronograma capilar?

A rotina de cuidados inclui três tratamentos (hidratação, nutrição e reconstrução) e cada um deles possui uma função nos fios.

1) Hidratação

É a primeira etapa e o tratamento mais básico do cronograma capilar, que repõe a água dos cabelos e deixa os fios mais macios e saudáveis. Mesmo que você não siga nenhuma outra etapa, a hidratação precisa estar presente na sua rotina de cuidados. O tratamento pode ser feito de diferentes maneiras:

- Máscara de hidratação: é o jeito mais prático, já que com o potão de creme e alguns minutinhos o tratamento está feito. Você pode escolher qualquer máscara hidratante, mas que seja voltada para o seu tipo de fio.

- Receitas caseiras: você também pode fazer o tratamento usando receitas com produtos que tem em casa. O ideal é escolher ingredientes que tenham potencial de hidratação, para dar certo.

- Bomba de hidratação: por ser ainda mais concentrada e com alto poder para hidratar os fios, as bombas de hidratação também podem ser usadas no cronograma capilar. Mas atenção: ela não substitui a máscara tradicional! Vale intercalar os produtos para não sobrecarregar os fios.

2) Nutrição

Depois da hidratação, nutrir as madeixas é o segundo passo para conseguir um cabelo mais saudável. A nutrição consiste na reposição de lipídios, principalmente dos fios que são mais secos ou estão ressecados. É um dos tratamentos preferidos das cacheadas e crespas e para fazê-lo você pode escolher entre:

- Máscara de nutrição: assim como a hidratação, existem no mercado muitas máscaras nutritivas. Elas costumam ser mais densas e contêm óleos ou manteigas vegetais na composição. Também são bem práticas de usar.

- Umectação: é o tratamento feito com óleo ou manteiga 100% vegetal, que nutre profundamente as madeixas. O ideal é deixar o produto agindo nos fios por, no mínimo, duas horas, mas, se quiser intensificar a nutrição, pode dormir e lavar os fios apenas no dia seguinte.

- Hidronutrição: para quem busca praticidade, dá para unir dois tratamentos do cronograma capilar em uma etapa só. Basta misturar produtos que sejam hidratantes com os mais nutritivos para potencializar os cuidados.

3) Reconstrução

Para fechar o cronograma capilar, a reconstrução é um tratamento mais profundo que devolve as proteínas dos cabelos. Também é indicada para todos os tipos de fios, mas é importante dosar a frequência para não enrijecer demais as madeixas. É indicada para quem faz ou já fez algum procedimento químico, como coloração, alisamento e relaxamentos.

- Queratina líquida: é o produto estrela da reconstrução capilar. Algumas borrifadas do produtos nos fios já devolve as proteínas e a massa que os fios perdem com o uso de química. É usada junto com a máscara de hidratação para não deixar o cabelo endurecido.

- Máscara de reconstrução: funciona como as máscaras hidratantes e nutritivas, mas, como possui queratina na composição, ela reconstrói os fios de forma mais profunda.

- Vinagre de maçã: para quem curte receitas caseiras, o vinagre de maçã é o ingrediente perfeito para fazer reconstrução nos fios. Ele sela as cutículas dos fios e retém a hidratação das madeixas.

 

Como organizar o seu cronograma capilar?

Agora que você sabe todos os tratamentos que precisam ser feitos no cronograma capilar e quais produtos usar, é hora de organizar a sua rotina de cuidados. Essa organização varia de acordo com a sua necessidade, mas é importante ter em mente que você precisa fazer todos os tratamentos pelo menos uma vez por semana, no máximo duas, ao longo de 4 semanas.

Para quem tem cabelos saudáveis, sem coloração ou química, o foco é na hidratação. Se o seu cabelo for cacheado ou crespo, capriche na nutrição. Está precisando de um cronograma mais potente, para salvar seus fios ressecados? Então não se esqueça de reconstrução.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram