O mel está presente em muitas receitas caseiras para cuidar da pele e dos cabelos. É que o ingrediente tem alto poder de nutrição, além de fortalecer os fios e devolver o brilho. Para quem tem cabelos oleosos, a mistura de mel e limão é uma ótima aliada para combater a oleosidade e dar mais movimento às madeixas. Quer aprender a fazer essa hidratação? Então confira as dicas que o Fique Diva separou para você!
O mel e o limão controlam a oleosidade das madeixas
Misturar mel e limão parece receitinha contra gripes e refriados, certo? Mas essa mistura também é muito boa para quem quer hidratar os cabelos oleosos e morre de medo de usar a máscara concentrada, que pode deixar os fios mais pesados.
O mel mantém os fios alinhados, seja qual for o tipo, e nutre profundamente as madeixas. Além disso, suas vitaminas fortalecem a raiz do cabelo, devolvendo o brilho e maciez. Já o limão tem o pH ácido, como o dos cabelos, ajudando a selar as cutículas e eliminar a oleosidade em excesso.
Aprenda a fazer a hidratação com mel para cabelos oleosos
A receita é muito simples de fazer e você só vai precisar mesmo dos dois ingredientes: mel e limão. Como mel age diretamente no couro cabeludo, ele limpa as impurezas e minimiza o acúmulo de óleo que interfere na aparência das madeixas. Confira o passo a passo:
1º passo: coloque em um recipiente 4 colheres de sopa de mel e esprema o suco de 1 limão. Dependendo do tamanho das suas madeixas, pode aumentar a quantidade.
2º passo: aplique a mistura com a ajuda de pincel, focando bem no couro cabeludo e enluvando as mechas.
3º passo: massageie bem a região e deixe a receita caseira agir por 30 minutos.
4º passo: após o tempo de pausa, enxágue os cabelos com água fria e lave os fios como de costume.
Esfoliar o couro cabeludo também combate a oleosidade
A oleosidade é importante para proteger a raiz e o comprimento dos cabelos, mas quando ela fica descontrolada, os fios ficam com uma aparência pesada e perdem o movimento natural. Por isso, a hidratação com mel e limão é uma boa pedida para minimizar o problema.
Além disso, vale a pena também fazer uma esfoliação no couro cabeludo. Essa limpeza mais profunda protege contra infecções e combate a oleosidade, devolvendo o aspecto saudável dos fios.