Lavar o cabelo é um costume tão comum em nossa rotina, que é bem possível que você possa estar cometendo alguns errinhos sem perceber. A higienização de forma errada pode trazer alguns malefícios para as suas madeixas, principalmente se elas estiverem muito danificadas. Para não agravar a quebra e o ressecamento, aprenda o jeito correto de higienizar os fios no dia a dia e monte seu cronograma de tratamentos!
Intercale os dias de lavar
Nossa dica é intercalar os fios de lavar o cabelo. Se você vai lavar hoje, aguente um dia de intervalo para a próxima lavagem. Esse processo ajudará a prevenir o ressecamento e fará com que a oleosidade natural tenha mais tempo para agir nas madeixas. A água quente, grande inimiga dos nossos cabelos, deve ser evitada nos dias de lavar, pois a alta temperatura pode deixá-las ainda mais ressecadas.
Dê preferência a produtos sem sal
Por mais que os shampoos sejam muito eficientes e nos dêem aquela sensação de limpeza no couro cabeludo, alguns tipos com sal acabam levando junto o óleo natural dos fios, que é muito importante para manter o aspecto saudável e hidratado. Uma forma de garantir que o produto vai apenas limpar sem agredir os que já estão danificados é optar por produtos sem adição de cloreto de sódio na composição. Vale lembrar que o shampoo só deve ser aplicado no couro cabeludo e o condicionador no comprimento e pontas.
Esfregue o couro cabeludo com cuidado
Massagear o couro cabeludo na hora de aplicar o shampoo é um excelente estímulo para o crescimento dos fios, mas fique atenta: a massagem deve ser feita delicadamente e com as pontas dos dedos, nunca com as unhas, ok? Ao contrário disso, o hábito pode abrir pequenas feridas na superfície e enfraquecer ainda mais seus cabelos.
Não esfregue as pontas do cabelo
Esse hábito tão comum entre as mulheres deve ser cortado de nossas vidas. Como a ponta é a parte do cabelo que mais sofre com quebra e ressecamento, ela precisa ser tratada com muito cuidado. Isso significa nunca esfregar os fios ou fazer movimentos bruscos, o que poderia facilmente quebrar madeixas fragilizadas.
Monte um cronograma de tratamentos
Apesar do nome parecer algo muito profissional para fazer em casa, o procedimento nada mais é que uma rotina de tratamentos que vão ajudar a repor a massa capilar e os nutrientes perdidos ao longo do dia. Essa agenda de cuidados é feita em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução, que podem ser feitas com máscara concentradas específicas para cada necessidade e óleos nutritivos.
Hidratação: é a primeira etapa e é fundamental para qualquer tipo de cabelo, desde os mais saudáveis até o totalmente danificado. É com esse procedimento que iremos repor a água dos fios e deixá-los mais macios. Para isso, você pode usar qualquer máscara à base de óleo, de preferência o de argan, que potencializa o tratamento.
Nutrição: é a etapa que vai devolver lipídios para o nosso cabelo. Como o fio cacheado tem mais facilidade para ressecar, ela é a fase mais importante, pois será a responsável por devolver a oleosidade natural que os fios ressecados haviam perdido.
Reconstrução: esse procedimento ajuda a devolver proteínas e massa capilar. Essa fase é principalmente indicada para quem faz procedimentos químicos nos fios e sofre com queda e quebra.