Ter o cabelo comprido não é uma tarefa simples e pode ser um pouco mais complicado para as meninas que sofrem com o crescimento capilar assimétrico. É isso mesmo, diva! É possível que os fios apresentem um tamanho maior em algumas áreas do que em outras. Afinal, quem nunca percebeu que o cabelo cresce mais na parte de baixo do que no topo da cabeça, ou vice-versa? Se você se identificou com o tema, acompanhe algumas dicas e entenda o motivo da assimetria das madeixas.
Dar mais atenção para uma parte dos fios pode gerar a assimetria
A ordem que você segue para aplicar os produtos nos fios influencia na simetria e no formato das madeixas. E essa dica vale mais para quem tem o cabelo muito grande ou bem volumoso. Nesses casos, geralmente é normal sentir um pouco mais de cansaço no fim dos tratamentos e finalizações. Com isso, uma parte dos seus fios acaba recebendo mais atenção e cuidado do que outras.
Para evitar que esse problema gere a assimetria, procure alternar a sequência de aplicação de produtos nas mechas. Se você costuma começar pela nuca, por exemplo, teste fazer o caminho contrário por alguns dias.
Os procedimentos químicos podem alterar a rotina de crescimento
Outro fator que contribui para a assimetria é o uso constante de procedimentos químicos. O processo de alterar a cor ou a curvatura dos fios também interfere no funcionamento do bulbo capilar.
É comum que, no momento de aplicação da química, a parte da frente do cabelo receba o produto de forma mais caprichada. E a consequência dessa atitude no crescimento fica mais evidente por quem decide passar pela transição capilar. Algumas meninas que abandonam a química depois de muito tempo percebem rapidamente que os fios crescem de forma mais irregular no topo da cabeça.
Aposte na massagem com óleos para igualar o comprimento
Se você sofre com o crescimento assimétrico, estimular o couro cabeludo com massagens de óleo vegetal podem te ajudar. Se quiser um resultado ainda mais eficaz, uma boa dica é esquentar o produto um pouquinho para intensificar o tratamento. Só tem que tomar cuidado com a temperatura! O ideal é que o seu óleo fique morno e não quente.
Para fazer a técnica, basta aplicar o óleo vegetal de sua preferência, com as pontas dos dedos, na raiz do seu cabelo em movimentos circulares. Repita o processo por toda cabeça durante 5 minutos, dando maior atenção para as áreas em que os fios são menores.