Fique Diva - Meu cabelo crespo parou de crescer e agora? Saiba as possíveis causa e dicas para o crescimento capilar

19/02/2019 / Publicado por Vitória Quirino

Meu cabelo crespo parou de crescer e agora? Saiba as possíveis causa e dicas para o crescimento capilar

Alguns fatores podem influenciar no crescimento capilar dos cabelos crespos e, para evitar que isso aconteça, a dica é investir no cronograma capilar e nos tratamentos certos

Alguns fatores podem influenciar no crescimento capilar dos cabelos crespos e, para evitar que isso aconteça, a dica é investir no cronograma capilar e nos tratamentos certos

Uma fase muito comum no crescimento capilar dos cabelos crespos é a sensação de que os fios não estão saindo do mesmo lugar. Geralmente isso acontece quando as madeixas chegam na altura dos ombros e parece que nada faz com que os cachos passem desse comprimento. Porém, pode ficar tranquila, diva! Seu cabelo não parou de crescer, existem alguns fatores que influenciam nessa aparente falta de progresso. E a gente vai te explicar quais são eles e como evitá-los. Vem acompanhar as dicas!

O fator encolhimento é o primeiro vilão do crescimento dos fios crespos

O efeito do fator encolhimento não é nenhuma novidade para as donas dos cachos tipo 4. Essa nomenclatura representa aquela característica que faz com que os cabelos crespos pareçam ter quase metade do seu comprimento. A curvatura mais fechada dos cachos é a maior culpada por isso acontecer e vale ter em mente que, quanto mais próximo do 4C na tabela de curvatura, maior será o efeito do fator encolhimento. O cabelo crespo pode chegar até 75% de encolhimento do seu tamanho real. E por isso, podemos dizer que o fator encolhimento é o primeiro vilão a ser combatido no crescimento capilar das crespas.

A batalha contra a quebra vai ser constante para as donas de cabelos tipo 4

Outra questão que pode atrapalhar o crescimento dos cabelos crespos é a facilidade que esse tipo de fio apresenta para quebra. Por ser mais fino e frágil, o fio do tipo 4 tem maior propensão a ficar embolado e consequentemente quebrar. Portanto, é essencial fortalecer as pontas e o comprimento para conter a quebra. Assim, os fios vão crescer de forma saudável e atingir o tamanho desejado. A sugestão é apostar na nutrição e em tratamentos como a umectação, para evitar o desgaste das madeixas.

Invista nos tratamentos certos para estimular o crescimento capilar

Nada de receitas mirabolantes, diva! Não existe fórmula secreta para o crescimento capilar acelerado, já que os médicos e cientistas revelaram que o nosso cabelo cresce apenas de 1 a 1,5 cm por mês. Então, resta apenas garantir que as madeixas cresçam de forma saudável para atingir o nível máximo dentro dos 30 dias.

Opte por fazer o cronograma capilar de forma regular para equilibrar os nutrientes dos fios e invista nas receitas caseiras quando sentir que os cabelos precisam de um tratamento mais potente. Manter o couro cabeludo bem limpo com esfoliações a cada 15 dias também é uma boa opção para se livrar do excesso de sebo e células mortas.

Use o secador para diminuir o efeito do fator encolhimento no dia a dia

Já para quem deseja resultados mais imediatos contra o fator encolhimento, nós temos uma dica. Invista no secador para aumentar o tamanho do cabelo crespo após a lavagem. Basta esperar os cabelos secarem completamente,  esticar as mechas com as mãos e passar o secador de cima para baixo. Dessa forma, seus cachos vão ficar mais esticados, porém sem perder a definição.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram