Você alisou o cabelo e percebeu que ele ficou bem mais oleoso? Isso tem uma explicação! Na verdade, duas: a oleosidade, que antes não tinha tanta facilidade de se espalhar nos fios crespos e cacheados por causa do formato dos cachos, agora tem um caminho mais livre para percorrer até o comprimento. Além disso, algumas escovas - como a progressiva e a inteligente, por exemplo - formam uma espécie de capa protetora impedindo que o óleo penetre na fibra capilar, ou seja, deixando-o mais aparente.
O que fazer para minimizar o problema? O Fique Diva separou algumas dicas que vão te ajudar a diminuir a oleosidade dos seus cabelos alisados, sem perder o efeito da escova.
Lavar as madeixas corretamente é o primeiro passo
Nós já falamos várias vezes sobre como a água quente prejudica a saúde dos fios, mas não custa nada repetir. A temperatura elevada contribui para a produção excessiva de óleo na raiz, sem contar que resseca as pontas. Por isso, comece o banho com água morna e finalize com uma ducha de água fria - essa dica é ótima para dar brilho aos cabelos!
Ficar muito tempo sem higienizar os cabelos ou lavá-los todos os dias, também prejudica a saúde dos fios. Intercale as lavagens dia sim, dia não e faça uso de produtos específicos para fios alisados, pois eles limpam na medida certa, com mais suavidade, sem tirar o efeito da química.
Condicionadores, leave-in e finalizadores: somente nas pontas
Vale lembrar ainda que os produtos finalizadores devem ser aplicados somente nas pontas, nunca na raiz! Resquícios de condicionadores, máscaras e óleos de tratamento deixam os fios com aparência pesada e oleosa. É importante enxaguá-los bem (e corretamente, como mostramos acima) após a hidratação.
Pare de passar a mão nos cabelos toda hora!
Pode parecer bobeira, mas o hábito de ficar toda hora mexendo no cabelo também estimula as glândulas sebáceas. Ao longo do dia, nossa pele acumula poeira, suor e gordura e o contato com o cabelo contribui para o aumento da oleosidade. Evite!
Shampoo seco: um truque extra para a oleosidade dos fios
Naqueles dias mais críticos em que não deu tempo de lavar direito os cabelos, você pode apelar para o shampoo seco. Ele não limpa, mas já ajuda a absorver o excesso de oleosidade. Não sabe como passar? É fácil: borrife um jato a uma distância de cerca de 20 centímetros da cabeça e depois jogue os cabelos para frente e para trás, passando as mãos para espalhar o produto e não deixar a raiz branca.