Fique Diva - Mitos e verdades sobre a porosidade capilar!

05/09/2018 / Publicado por Marina Couto

Mitos e verdades sobre a porosidade capilar!

O cabelo pode estar mais ou menos poroso e, para descobrir em que nível ele está ou de qual tratamento ele precisa, basta fazer o teste de porosidade

O cabelo pode estar mais ou menos poroso e, para descobrir em que nível ele está ou de qual tratamento ele precisa, basta fazer o teste de porosidade

É fácil perceber quando o cabelo está ressecado. Ele fica mais opaco, sem brilho e com uma textura mais áspera. Já quando os fios estão porosos, a situação não é tão visível assim. Ou melhor, até pode ser, dependendo do nível de porosidade em que suas madeixas se encontram. Mas se você não faz ideia de como identificar o estado dos seus cabelos ou tem dúvidas sobre o impacto da porosidade nos seus fios, então cola aqui que o Fique Diva separou o que é mito e o que é verdade a respeito do tema.

1 - Existem diferentes níveis de porosidade

VERDADE. A porosidade dos fios é classificada em baixa, média ou alta, que pode ser identificada com um teste bem simples. Basta colocar um fio de cabelo em um copo com água. Se boiar, a porosidade é baixa; se ficar no meio do copo, é média; e se o fio afundar, seus cabelos estão altamente porosos.

2 - É necessário fazer o teste de porosidade antes de qualquer procedimento químico.

VERDADE. O teste de porosidade não é só para saber em que nível o seu cabelo está ou de que tratamentos ele está precisando. Também é importante fazer o teste sempre que fizer algum procedimento químico, seja escova progressiva, relaxamento ou coloração. É que, se os cabelos estiverem muito porosos, é necessário cuidar deles primeiro antes da transformação, evitando assim danos mais sérios, como o corte químico.

3 - Cabelos com baixa porosidade não necessitam de cuidados

MITO. Se, ao fazer o teste, você notou que o cabelo boiou, então a porosidade é baixa. Mas isso não significa que ele não precisa de atenção. A hidratação é o tratamento mais indicado nesse caso, mas, se as cutículas estiverem muito fechadinhas, dificilmente o creme irá penetrar na fibra capilar. Por isso, vale lavar os fios com água morna, para abrir a cutícula, e ainda usar um shampoo antirresíduos, que limpa com mais profundidade.

 

Uma publicao compartilhada por @jazminekiah em

4 - A hidratação funciona em todos os casos de porosidade

MITO. O tratamento regular feito com máscara concentrada ou alguma receita caseira é importante para todos os tipos de cabelo, mas ele não é suficiente para fios que estão com média ou alta porosidade. No primeiro caso, a nutrição é a melhor pedida, porque as madeixas estão precisando de óleo - vale apostar em óleos vegetais ou em máscaras nutritivas. Se os cabelos estiverem com alta porosidade, a reconstrução é o melhor tratamento.  

5 - O vinagre de maçã é indicado para cabelos muito porosos

VERDADE. Quando se fala em reconstrução, a queratina líquida logo vem à mente. De fato, ela é perfeita para cuidar dos fios mais porosos, mas, se você não estiver com o produto em mãos, o vinagre de maçã pode substituí-lo. O ingrediente natural tem o pH ácido, selando as cutículas que estão muito abertas.  

 

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram