Fique Diva - Nutrição para cabelos ressecados: como a etapa do cronograma capilar age para manter a saúde dos fios

26/08/2020 / Publicado por Ariel Borges

Nutrição para cabelos ressecados: como a etapa do cronograma capilar age para manter a saúde dos fios

A nutrição capilar é um cuidado essencial para fios ressecados: descubra o porquê (Foto: Instagram @itsreallynana)

A nutrição capilar é um cuidado essencial para fios ressecados: descubra o porquê (Foto: Instagram @itsreallynana)

O cabelo ressecado pode chegar nesse estado por diferentes fatores, inclusive o uso de químicas (Foto: Instagram @alienationj)

O cabelo ressecado pode chegar nesse estado por diferentes fatores, inclusive o uso de químicas (Foto: Instagram @alienationj)

O fio crespo é naturalmente seco e precisa do cronograma capilar em todos os momentos (Foto: Instagram @iamfatou_matou)

O fio crespo é naturalmente seco e precisa do cronograma capilar em todos os momentos (Foto: Instagram @iamfatou_matou)

Invista no cronograma capilar para cabelos ressecados depois de colorir, alisar ou relaxar os cabelos (Foto: Instagram @alicetrewinnard)

Invista no cronograma capilar para cabelos ressecados depois de colorir, alisar ou relaxar os cabelos (Foto: Instagram @alicetrewinnard)

Se perguntar o que é cronograma capilar e cada uma de suas etapas é algo super comum para quem não tem tanto costume de cuidar dos fios. A nutrição capilar é a etapa dessa rotina que devolve ao cabelo os lipídios e nutrientes perdidos com processos químicos, com o uso de ferramentas de calor ou com fatores do dia a dia, como a poluição do ar e o sol.

O cabelo ressecado precisa de nutrição quando, além do ressecamento, ele está quebradiço, opaco, sem vida e com pontas duplas. Nesse estado, geralmente, a reposição de água da hidratação não é suficiente para reparar os fios completamente — eles também precisam das gorduras que são o “alimento” responsável pelo estado encorpado, brilhoso e macio comum aos cabelos saudáveis.

Creme para cabelo ressecado x umectação: qual é a melhor forma de fazer a nutrição capilar? 

Assim como as outras etapas do cronograma capilar, a nutrição pode ser feita de mais de uma forma. Os cremes de tratamento que possuem óleos vegetais na composição são a maneira mais tradicional de colocar o cuidado em prática, mas você também pode usar esses mesmos óleos em sua forma natural na umectação. Numa rotina mensal, você pode intercalar as duas formas diferentes de cuidado para absorver os benefícios de cada uma delas. 

Com o creme, você pode fazer a nutrição rápida, deixando o produto agir por cinco minutos durante o banho ou a mais demorada, em que você aplica depois da lavagem com shampoo e deixa agindo por 20 ou 30 minutos com uma touca térmica. A umectação também pode ser feita de duas formas diferentes. A primeira delas é o pré-poo: nesse caso, você vai aplicar o óleo nos fios, deixar agir por meia hora e lavar os cabelos com shampoo normalmente. A segunda é a umectação noturna: nesse caso, você aplica o óleo vegetal e o deixa agir durante a noite. Pela manhã é só lavar e finalizar os fios como de costume. 

Dica de diva: na hora de aplicar o óleo vegetal nos cabelos, evite o contato do produto com a raiz dos fios — principalmente se você tiver cabelos lisos ou ondulados com a tendência à oleosidade. Nesses casos, inclusive, o ideal é fazer apenas o pré-poo e não a umectação noturna, ok?

Como fazer cronograma capilar: passo a passo da rotina ideal para cabelos ressecados

Todo tipo de cuidado com os cabelos deve ser personalizado para a necessidade dos fios. O cronograma capilar para cabelos ressecados tem como principal objetivo reparar as madeixas como um todo e não apenas resolver um problema. Para isso, cada uma das etapas de cuidado vai ter sua importância. Confira, aqui embaixo, a melhor ordem de tratamentos para seguir num cronograma capilar de quatro semanas: 

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - nutrição- reconstrução

4ª semana: nutrição - hidratação - nutrição

Depois que o cabelo ressecado for recuperado, você pode mudar a ordem da quarta semana e fazer duas hidratações e uma nutrição para fazer a manutenção de cuidados dos cabelos. A reconstrução capilar de 15 em 15 dias depois da recuperação só é recomendada para cabelos quimicamente tratados: se você tiver cabelos naturais, pode aumentar o intervalo para cada três semanas ou um mês.

Cabelo ressecado: o que fazer para evitar o problema antes que ele comece

Depois do cronograma capilar para cabelos ressecados, dificilmente os seus fios vão permanecer do mesmo jeito. Por isso, o ideal agora é saber o que você precisa fazer para evitar que eles enfrentem o ressecamento novamente. Os cuidados começam na hora da lavagem: prefira a água morna ou fria para molhar ou enxaguar os cabelos, já que a temperatura muito alta ajuda a retirar a oleosidade do couro cabeludo e estimula o ressecamento.

O mesmo cuidado vale para as ferramentas de calor: evite o uso constante de chapinha e babyliss e sempre que precisar, aplique o protetor térmico antes. Na hora de se expor ao sol, use finalizadores com filtro solar. Depois de mergulhos na piscina e da praia, invista nas hidratações de banho para reparar os danos imediatamente.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram