Quem você gosta de cuidar dos cabelos, ou até mesmo quem dedica pouco tempo às madeixas, já deve ter ouvido pelo menos uma vez sobre o termo finalização. E se engana quem pensa que a técnica está restrita para as meninas que possuem cabelos crespos, cacheados ou ondulados. Apesar da nomenclatura ter se popularizado entre o grupo das mulheres que possuem cabelos com curvatura, a finalização representa qualquer método, técnica ou truque para arrumar as madeixas após a lavagem. É isso mesmo, se você tem cabelo liso ou quimicamente tratado, provavelmente a finalização também faz parte da sua rotina capilar!
Escolha os produtos certos para finalizar o seu tipo de cabelo
O primeiro passo para arrasar na finalização é escolher corretamente os produtos que serão utilizados no seu cabelo. Para quem possui cabelos lisos, a dica é investir em óleos e silicones capilares para reparar as pontinhas. Já as crespas, cacheadas e onduladas podem apostar nos mousses, cremes para pentear, géis, gelatinas … São inúmeras possibilidades!
Porém é sempre importante ficar atenta às características das suas madeixas. Evite produtos ricos em óleos e caso seu cabelo seja oleoso, aplique-os apenas nas extremidades para evitar o efeito de pontas espigadas. Já os fios secos precisam de finalizadores que tenham uma grande quantidade de nutrientes na composição.
Não esqueça das pontas! Óleos capilares também são bem-vindos na finalização
Os óleos capilares são os finalizadores mais versáteis e democráticos de todos. Você pode usá-los em qualquer tipo de cabelo e de diversas formas diferentes. Para as crespas e cacheadas, o produto é muito eficaz nos métodos LOC (líquido + óleo + creme) e no COG (creme + óleo + gelatina). Essas técnicas aproveitam o poder umectante dos óleos para deixar os cachos ainda mais definidos. Já para as lisas e onduladas, a dica é concentrar o produto nas extremidades dos fios. Como as pontas são a parte mais desgastada do nosso cabelo, ao aplicar o finalizador nessa região, você automaticamente consegue um efeito de madeixas mais saudáveis.
O processo de secagem também faz parte, tome cuidado com as ferramentas de calor
A finalização não acaba com a aplicação dos produtos, o processo de secagem também faz parte dessa etapa. E se você gosta de finalizar a sua rotina com o secador, difusor, chapinha ou babyliss, não se esqueça do protetor térmico. Outra parte importante é manter os aparelhos sempre bem limpos e evitar usá-los na potência máxima por muito tempo.