Fique Diva - O que é finalização de cabelo? Como escolher a técnica ideal para o seu tipo de fio

03/04/2019 / Publicado por Vitória Quirino

O que é finalização de cabelo? Como escolher a técnica ideal para o seu tipo de fio

A finalização dos fios é uma parte essencial da rotina de cuidados capilares! Os passos após a lavagem vão fazer toda diferença no resultado final

A finalização dos fios é uma parte essencial da rotina de cuidados capilares! Os passos após a lavagem vão fazer toda diferença no resultado final

Quem você gosta de cuidar dos cabelos, ou até mesmo quem dedica pouco tempo às madeixas, já deve ter ouvido pelo menos uma vez sobre o termo finalização. E se engana quem pensa que a técnica está restrita para as meninas que possuem cabelos crespos, cacheados ou ondulados. Apesar da nomenclatura ter se popularizado entre o grupo das mulheres que possuem cabelos com curvatura, a finalização representa qualquer método, técnica ou truque para arrumar as madeixas após a lavagem. É isso mesmo, se você tem cabelo liso ou quimicamente tratado, provavelmente a finalização também faz parte da sua rotina capilar!

Escolha os produtos certos para finalizar o seu tipo de cabelo

O primeiro passo para arrasar na finalização é escolher corretamente os produtos que serão utilizados no seu cabelo. Para quem possui cabelos lisos, a dica é investir em óleos e silicones capilares para reparar as pontinhas. Já as crespas, cacheadas e onduladas podem apostar nos mousses, cremes para pentear, géis, gelatinas … São inúmeras possibilidades!

Porém é sempre importante ficar atenta às características das suas madeixas. Evite produtos ricos em óleos e caso seu cabelo seja oleoso, aplique-os apenas nas extremidades para evitar o efeito de pontas espigadas. Já os fios secos precisam de finalizadores que tenham uma grande quantidade de nutrientes na composição.

Não esqueça das pontas! Óleos capilares também são bem-vindos na finalização

Os óleos capilares são os finalizadores mais versáteis e democráticos de todos. Você pode usá-los em qualquer tipo de cabelo e de diversas formas diferentes. Para as crespas e cacheadas, o produto é muito eficaz nos métodos LOC (líquido + óleo + creme) e no COG (creme + óleo + gelatina). Essas técnicas aproveitam o poder umectante dos óleos para deixar os cachos ainda mais definidos. Já para as lisas e onduladas, a dica é concentrar o produto nas extremidades dos fios. Como as pontas são a parte mais desgastada do nosso cabelo, ao aplicar o finalizador nessa região, você automaticamente consegue um efeito de madeixas mais saudáveis.

O processo de secagem também faz parte, tome cuidado com as ferramentas de calor

A finalização não acaba com a aplicação dos produtos, o processo de secagem também faz parte dessa etapa. E se você gosta de finalizar a sua rotina com o secador, difusor, chapinha ou babyliss, não se esqueça do protetor térmico. Outra parte importante é manter os aparelhos sempre bem limpos e evitar usá-los na potência máxima por muito tempo.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram