Depois de fazer o Big Chop e eliminar toda química restante dos fios, você achou que a saga da transição capilar tinha chegado ao fim, né? Mas para sua surpresa, seu cabelo começou a demonstrar um formato estranho, áspero, bem mais seco e sem definição. Esse efeito é o chamado scab hair, que é o cabelo “novo” e quebradiço que começou a nascer justamente naquele período em que o couro cabeludo estava se recuperando dos procedimentos químicos e da chapinha que você fazia antigamente.
Toda cacheada em transição capilar passa pela fase do scab hair?
Não há nada que comprove cientificamente a existência do scab hair e nem todo mundo que passa pela transição experimenta isso. Há quem acredite que a presença dele está ligada ao tempo que passamos usando químicas nos cabelos, especialmente quem começou a fazer alisamento ou relaxamento muito cedo.
Como identificar o scab hair? Veja quais são os principais indícios
Depois de passar muitos anos usando produtos para alisar ou relaxar - muitas vezes desde a infância - é comum que você nem lembre mais como é seu cabelo natural e fique confusa com a textura. Entretanto, se passou pela transição há menos de um ano e agora está lidando com aspectos como dificuldade para definir os cachinhos, alta porosidade, aspereza, quebra e muito frizz, certamente você está passando pelo scab hair.
Scab hair é um cabelo sedento de tratamentos hidratantes. Reforce seus cuidados!
Não podemos esquecer que o scab hair é, sobretudo, um cabelo muito seco e sedento de hidratações. Por isso, mantenha um cronograma capilar regularmente após seu Big Chop e não deixe de incluir a nutrição com óleo vegetal (óleo de coco é uma boa opção). O ativador de cachos, o creme para pentear e óleos capilares de sua preferência também podem ser grandes aliados quando usados após a higienização, pois eles ajudarão a manter os fios hidratados ao longo do dia. Se você quiser se livrar dessa parte adoecida da madeixa mais rápido, não tem jeito, a única opção é aparar as pontas novamente.