Fique Diva - O que eu preciso ter para começar a transição capilar?

18/11/2021 / Publicado por Carolina Gandra

O que eu preciso ter para começar a transição capilar?

Saiba o que você precisa ter para começar a transição capilar! (Foto: Instagram @queensconquer)

Saiba o que você precisa ter para começar a transição capilar! (Foto: Instagram @queensconquer)

Invista em bons produtos para transição capilar (Foto: Instagram @ohhthatsjustflash)

Invista em bons produtos para transição capilar (Foto: Instagram @ohhthatsjustflash)

Elabore o seu cronograma capilar para cabelos em transição para manter os fios saudáveis (Foto: Instagram @thecurlybella)

Elabore o seu cronograma capilar para cabelos em transição para manter os fios saudáveis (Foto: Instagram @thecurlybella)

Com apenas produtinhos básicos você consegue fazer o cronograma capilar para cabelos em transição

Com apenas produtinhos básicos você consegue fazer o cronograma capilar para cabelos em transição

A transição capilar envolve muitas etapas e novas experiências para quem decide dar uma chance para os cabelos naturais

A transição capilar envolve muitas etapas e novas experiências para quem decide dar uma chance para os cabelos naturais

No início do movimento de transição capilar, que é o processo de aceitação dos fios naturais, muitas mulheres tinham dificuldade em encontrar os produtos e os tratamentos certos. Mas esse panorama já está no passado, e a quantidade de cosméticos no mercado que atendem aos cabelos cacheados, crespos e ondulados - cabelos em transição no geral - está muito maior! Mas isso também acaba confundindo quem está entrando no mundo das curvaturas agora. 

Para te ajudar nessa missão, o Fique Diva preparou um guia de transição capilar para iniciantes. Você vai saber como começar uma transição capilar, quais são os melhores produtos para transição capilar, quais são os tratamentos e mais. Confira!

Invista em produtos para cabelos cacheados e crespos para ajudar na transição capilar

Antes de partir para os tipos de cosméticos que são essenciais para os cuidados capilares, é preciso saber que os resultados podem ser potencializados com produtos específicos para cabelos cacheados e crespos. No entanto, não se prenda a isso: às vezes, pode ser melhor investir em produtos para os danos que o seu cabelo enfrenta no momento, como ressecamento, quebra e opacidade. Por isso, leve em conta o que os ingredientes de cada linha proporcionam aos fios e como isso pode ajudar o seu cabelo em transição no momento. 

Uma das vantagens de inserir uma linha específica para hidratar cabelos cacheados e crespos na rotina, como a coleção Cachos do Seu Jeito, de Niely Gold, é que por conter ativos hidratantes e nutritivos, os cachos crescerão definidos e com um aspecto menos seco. A manteiga de karité e o óleo de linhaça que fazem parte da composição dos produtos são excelentes ativos para promover a hidratação e nutrição dos cabelos encaracolados, resultando em cachos definidos, soltos e cheios de brilho.

 

Saiba quais são os produtos indicados para começar a transição capilar

Para começar a transição capilar, você precisa de shampoo, condicionador, máscara, creme para pentear e óleo capilar. O ideal é que você consiga investir em linhas completas e específicas para cada etapa do cronograma capilar, mas caso ainda não seja possível, invista em uma linha que consiga suprir a atual necessidade do seu cabelo e, também, em máscaras para cada etapa do cronograma. Caso você queira cachear a parte lisa do cabelo em transição, busque pelo finalizador que garanta o resultado que você espera, como o óleo capilar com coco da linha Hidratação Milagrosa, de Niely Gold, que hidrata e nutre o cabelo, resultando em cachos definidos, com menos frizz e cheios de balanço.

Faça um cronograma capilar para cabelos em transição

O cronograma capilar é uma rotina de tratamentos que garante cabelos saudáveis e bonitos, sendo uma dádiva na mão de quem vai ter que lidar com fios de duas ou mais texturas! A rotina é dividida em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução, que devolvem nutrientes perdidos aos fios por meio de máscaras, shampoos e outros produtos específicos para cada passo. A hidratação repõe água e vitaminas para combater o ressecamento e a opacidade, a nutrição devolve óleos para prevenir o frizz e a reconstrução faz a reposição de proteínas para reparar danos, como quebra e pontas duplas. O resultado é um cabelo em transição brilhante, macio e saudável!

Após saber como funciona cada tratamento, é hora de entender como inserir o cronograma capilar na rotina e quais produtos usar. O cronograma capilar é organizado mensalmente, combinando os tratamentos em três dias da semana. Dá uma olhada em uma sugestão de cronograma capilar para cabelos em transição para que você entenda na prática

1ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução;

2ª semana: nutrição + hidratação + nutrição;

3ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução;

4ª semana: hidratação + hidratação + nutrição.

Você pode usar a linha Cachos do Seu Jeito para fazer a hidratação dos fios, utilizando shampoo, máscara, condicionador e finalizador para uma hidratação completa. Para a etapa de nutrição, a nossa sugestão é a linha Nutrição Mágica, de Niely Gold, rica em óleo de coco e abacate para nutrir e hidratar profundamente os fios, resultando em cabelos macios, brilhantes e livres do frizz. Já para a etapa de reconstrução, vale investir na linha Reconstrução Potente, enriquecida com MAXQueratina-V e extrato de bambu para fazer uma reparação da raiz às pontas do cabelo em transição.

 

Publicada em: 25/05/2018

Atualizada em: 18/11/2021

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram