Fique Diva - Óleo de girassol pode ser usado no cabelo? Veja receitas caseiras de hidratação com o produtinho

04/11/2019 / Publicado por Dandara Franco

Óleo de girassol pode ser usado no cabelo? Veja receitas caseiras de hidratação com o produtinho

Oóleo de girassol ajuda a cuidar dos fios ressecados (Foto: Instagram, @kulabak0)
kulabak0
Seguir

Oóleo de girassol ajuda a cuidar dos fios ressecados (Foto: Instagram, @kulabak0) kulabak0 Seguir

A hidratação com mel e óleo de girassol devolve o brilho ao cabelo (Foto: Instagram, @smlx0)

A hidratação com mel e óleo de girassol devolve o brilho ao cabelo (Foto: Instagram, @smlx0)

O óleo de girassol pode ser a salvação para os fios danificados após a descoloração (Foto: Instagram, @k6mil)

O óleo de girassol pode ser a salvação para os fios danificados após a descoloração (Foto: Instagram, @k6mil)

Óleo de girassol, hidratação com ovo, hidratação com óleo de coco, hidratação com mel: são inúmeras opções de tratamentos para os fios(Foto: Instagram, @mandy_nguyen)

Óleo de girassol, hidratação com ovo, hidratação com óleo de coco, hidratação com mel: são inúmeras opções de tratamentos para os fios(Foto: Instagram, @mandy_nguyen)

Cabelos com mechas e o óleo de girassol super combinam quando o assunto é hidratação!(Foto: Instagram, @bridgetsatterlee)

Cabelos com mechas e o óleo de girassol super combinam quando o assunto é hidratação!(Foto: Instagram, @bridgetsatterlee)

O Fique Diva ama receita caseira com babosa ou óleos vegetais, seja para a pele ou para o cabelo, ainda mais quando misturamos duas paixões, a hidratação + nutrição! Mas também somos fãs de uma boa novidade, assim como vocês! Por isso, viemos resolver uma dúvida que vem gerando dúvidas: óleo de girassol pode ser usado no cabelo? Continue lendo para conferir dicas de como usar o produto (spoiler: pode fazer igual a hidratação com óleo de coco)!

O óleo de girassol ajuda a criar uma camada de proteção nos cabelos

Rico em vitamina E e C, o óleo de girassol é um produto natural extraído da semente da flor. Super leve, o óleo consegue criar uma película de proteção ao redor dos fios, o que ajuda a manter o efeito da hidratação por mais tempo nas madeixas, já que não há a mesma reação direta à exposição solar ou ao excesso do uso do secador e da chapinha. Além disso, o óleo de girassol pode ser o produtinho essencial para salvar os cabelos ressecados sem deixá-los pesados.

Dica de diva: potencialize a proteção dos fios utilizando o creme para pentear com proteção UV + óleo de girassol na finalização das madeixas! E não se esqueça do reparador de pontas, hein, diva?!

O óleo de girassol pode ser utilizado em todos os tipos de fio?

Do ondulado ao liso e sem esquecer das nossas crespas e cacheadas: todas podem utilizar o óleo de girassol! Principalmente os fios mais porosos e propensos a ficarem ressecados , como os cabelos cacheados, crespos e com química ou coloração. A dica é usar o produto  na finalização ou misturando com a sua máscara de tratamento favorita, como a máscara de Hidratação Milagrosa com água de coco + extrato de babosa. 

Quem possui os cabelos oleosos precisam tomar um pouco mais de cuidado para evitar o contato do produto com a raiz dos fios para que não obstrua os poros do couro cabeludo. Ou seja, o óleo de girassol só pode ser aplicado no comprimento e pontas, viu, diva?!

Faça umectação com o óleo de girassol para manter os fios saudáveis

A umectação é uma grande aliada para salvar as tão temidas pontas espigadas que aparecem, principalmente, após alguma descoloração como luzes ou mechas. A umectação mais indicada é a umectação noturna, mas ainda existem outros tipos que podem ser utilizadas com o óleo de girassol. Confira:

1 - Umectação tradicional:  nesse caso o óleo age por apenas duas horas nas madeixas, agindo na superfície do cabelo e devolvendo brilho aos fios;

2 - Umectação quente: calma, diva! Pode ficar tranquila que você não vai precisar mexer com fogo nesta opção. Na umectação quente  o óleo de girassol é esquentado em banho maria ou no microondas para que possa penetrar no fio com mais facilidade, além de trazer um efeito de “desmaia fio” aos cabelos. 

1° passo: coloque o óleo de girassol em um recipiente e aqueça de 10 em 10 segundos no microondas. Caso opte por esquentar no fogão, é só colocar coloque o recipiente com óleo dentro de uma panela com água, em banho maria. Espere aquecer e retire antes e retire antes que o produto ferva;

2° passo: com o cabelo ainda seco, o divida em 4 partes para aplicar o produto de forma uniforme;

3° passo: aplique o óleo de girassol enluvando os fios, do comprimento até as pontas;

4° passo: deixe o óleo agir por 40 minutos;

5° passo: agora é só enxaguar o cabelo com o condicionador e finalizar como de costume. 

3 - Umectação noturna: a umectação noturna permite que o óleo atue nas madeixas enquanto você coloque o sono em dia. Nesse caso, o óleo de girassol consegue penetrar dentro da estrutura do fio e cuidar dos cabelos mais intensamente.

Hidratação com mel + óleo de girassol: receita caseira para brilho e maciez

Se você ainda não testou as famosas receitas caseiras (hidratação com ovo, hidratação com abacate, hidratação com óleo de coco e até mesmo hidratação com vinagre de maçã!), aqui vai mais uma chance de conquistar o efeito de salão sem sair de casa: a hidratação com mel e óleo de girassol! Ela não só vai evitar o ressecamento dos fios como também pode ajudar a manter o tom dos fios descoloridos, com luzes, mechas ou do cabelo platinado. Confira o passo a passo:

1° passo: lave os cabelos com um shampoo sem sal específico para o seu tipo de cabelo. Para evitar o ressecamento das madeixas, não deixe de testar o pré-shampoo;

2° passo: após retirar o excesso de água, divida as madeixas em quatro partes para que possa aplicar a receita por todos o cabelo de forma uniforme;

3° passo: separe em um potinho: 4 colheres da sua máscara de Hidratação Milagrosa com Água de coco + Extrato de babosa, uma colher pequena do óleo de girassol, uma colher de mel e 3 gotas de soro fisiológico para dar ainda mais brilho às madeixas. Misture tudo até ficar uniforme e aplique no cabelo enluvando cada mecha. 

Dica para as cacheadas: após enluvar, não esqueça de amassar os fios para ativar a memória dos cachos e aumentar a durabilidade da definição após a finalização;

4° passo: deixe agir por 30 minutos e enxágue.Finalize a lavagem com o condicionador no comprimento e pontas. Enxágue normalmente e finalize como de costume sem esquecer dor creme com proteção UV. 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram