A umectação capilar é um tratamento com óleos vegetais que nutre profundamente as madeixas e deixa os cachos bem definidos. O produto mais usado, nesse caso, é o óleo de coco, por causa das suas propriedades hidratantes e antifúngicas, só que nem todos os cabelos cacheados e crespos se adaptam a esse óleo vegetal. A boa notícia é que existem várias opções para quem quer investir no tratamento natural. Saiba tudinho aqui no Fique Diva!
O óleo de rícino também estimula o crescimento dos cabelos
As cacheadas e crespas querem que seus cachos fiquem macios, com volume e definição. Porém, muitas também estão doidas por algum produto que faça os fios crescerem mais rápido, já que o formato encaracolado e o fator encolhimento dificultam a percepção do real tamanho das madeixas.
A dica é usar o óleo de rícino, extraído da semente da mamona, que previne a queda e a quebra dos fios. Além disso, o produto vegetal também age no couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios e ajudando no tratamento de caspas e irritações.
A nutrição é profunda com o óleo de argan
Outro produtinho que pode ser considerado melhor amigo dos cachos é o óleo de argan. Vindo diretamente do Marrocos, esse poderoso líquido natural não brinca em serviço quando o assunto é nutrição.
No entanto, por ser bem consistente, muitas cacheadas e crespas preferem misturá-lo na máscara de hidratação a fazer umectação com ele. Se quiser, você também pode usá-lo para finalizar as madeixas após o banho e combater o frizz. Faça o teste e veja qual é a melhor opção para o seu tipo de fio.
O óleo de semente de uva combate o ressecamento dos fios
Já sabemos que os cabelos crespos e cacheados são mais ressecados do que os outros, já que a oleosidade natural produzida na raiz tem um pouco de dificuldade para chegar às pontas. Por isso, o tratamento com óleos é muito importante para repor esses nutrientes perdidos.
Se você está em busca de uma alternativa boa e diferenciada, o óleo de semente de uva é uma opção. Rica em antioxidantes e vitamina E, o produto fortalece os fios e ainda faz uma hidratação bem potente. Outro benefício é que ele atua na diminuição de caspas e dermatites, mas, antes de aplicar no couro cabeludo, certifique-se de que ele é totalmente natural, tá?
Já ouviu falar em óleo de pracaxi?
Se você ainda não sabe os benefícios desse óleo, não sabe o que está perdendo. Ele é composto de ácido oléico e cheio de propriedades hidratantes, o que ajuda e muito no combate ao ressecamento dos cabelos cacheados.
Outra função importante é que ele evita o desbotamento dos fios, por isso é muito indicado para quem tem mechas ou fios totalmente coloridos. Além disso, ele é muito leve e não deixa os cabelos com aspecto pesado.
O óleo de ojon é rico em gordura boa e ajuda na transição capilar
Para quem tem fios cacheados ele já é bom, mas esse óleo é muito indicado para as meninas que decidiram assumir seus cabelos naturais. Isso porque, na transição capilar, as madeixas costumam crescer mais sensíveis e quebradiças, sem contar as duas texturas ainda indefinidas e o famoso scab hair.
O óleo de ojon é extraído da castanha e cheio de lipídios que ajudam na restauração dos cabelos. Tem mais: como age de dentro da fibra capilar para fora, ele deixa os fios mais alinhados, longe de frizz e de volume excessivo. Tem que experimentar!