É o hábito de muita gente terminar de tomar banho, enxugar os fios com a toalha e já ir passando a escova para desembaraçá-los. Mas você sabia que o hábito pode estar prejudicando a saúde das suas madeixas? Quando o cabelo é escovado ainda molhado, ele pode quebrar com mais facilidade. Quer entender como isso acontece? É só continuar lendo essa matéria, a gente vai explicar tudo!
Os fios ficam mais fragilizados quando ainda estão molhados
Apesar de ser mais fácil de pentear os fios quando eles estão molhados, essa não é a melhor ideia quando o assunto é saúde capilar. Quando você escova as madeixas logo após o banho, a chance delas ficarem mais vulneráveis aos danos é bem maior. O cabelo molhado parece que está mais grosso, mas, na verdade, ele está inchado e bem fragilizado e exposto.
Espere os fios estarem quase secos para começar a escová-los
Se você não quer que a quebra capilar faça parte da sua rotina, adquira novos hábitos na hora de desembaraçar suas madeixas. Quando você perceber que seus fios estão quase secos, é a hora certa de começar a escová-los. Não use o secador para acelerar o processo, deixe o cabelo secar naturalmente.
Escova x Pente: qual a melhor escolha pentear os fios?
Além evitar escovar os cabelos muito molhados, você precisa estar atenta ao acessório que será utilizado para desembaraçá-los. Se a escova ou o pente que está sendo usado possui muitas cerdas ou dentes, a chance dos seus fios quebrarem é maior. Para evitar danos, use o pente de madeira, com dentes largos ou prefira as escovas de cerdas naturais. Você vai notar a diferença aos poucos.
O melhor momento para começar a desembaraçar os fios é na hora do banho
Sim, o melhor momento para você começar a desembaraçar suas madeixas é durante o banho. Sabe aquela hora que você aplica o condicionador e seus fios estão extremamente macios. É nesse momento que você deve começar a desembaraçá-lo usando a ponta dos dedos. Sempre com movimentos delicados, para não agredir as madeixas. Só evite aplicar o condicionador na raiz, para evitar a oleosidade excessiva.