Ter o cabelo cacheado e crespo não significa que os cachos serão totalmente definidos. Por isso, muitas meninas recorrem ao permanente afro para conseguir o visual. No entanto, esse processo precisa ser feito corretamente para não causar danos aos fios, além de exigir cuidados especiais para manter os cachos intactos e bonitos. Tire todas as suas dúvidas a respeito do tratamento aqui no Fique Diva!
Dá para fazer o permanente em casa
Umas das vantagens do permanente afro é que você pode fazer no salão, mas também pode usar o produto no conforto de casa. Porém, antes de mais nada, é importante ler com atenção o folheto explicativo para seguir todas as instruções direitinho.
O retoque é feito geralmente a cada três meses, mas esse tempo depende muito do crescimento das suas madeixas. Além do produto usado para fazer o permanente, os bigudinhos vão te ajudar a deixar os fios bem enrolados.
Nem todas as químicas são compatíveis com o permanente
Um ponto muito importante para quem pretende fazer o permanente nos cabelos é saber que o produto não é compatível com algumas químicas. Por isso, se você já usou guanidina e outros produtos alisantes precisa seguir algumas recomendações antes de fazer o tratamento.
O ideal é esperar, no mínimo, seis meses, sempre cortando as pontas. A mistura entre químicas é um assunto muito sério e pode causar, inclusive, corte químico nas suas madeixas. É melhor não arriscar!
O teste de mecha é fundamental antes do tratamento
Mesmo que você não tenha usado nenhum tipo de química ou saiba que ela é compatível com o permanente, o teste de mecha não pode deixar de ser feito. Essa é uma medida de segurança para saber se você não terá nenhum tipo de reação ao produto.
No caso do permanente, você precisa separar uma mecha, aplicar o produto sem encostar no couro cabeludo e verificar a cada cinco minutos se o fio está mais maleável e alongado, além de conferir se a mecha se rompe com facilidade. Não teve problemas? Então lave a mecha e aplique o neutralizante que vem junto com a embalagem, enxaguando depois de 15 minutos. Se não passar no teste de mecha, faça um tratamento intensivo durante um mês e repita o procedimento.
Saiba quais são os cuidados após o permanente
Se deu tudo certo no seu permanente e agora você está com cachos definidos e soltinhos, é hora de cuidar bem deles. Monte um cronograma capilar, de preferência intercalando os tratamentos, para devolver os nutrientes no pós-química. E não se esqueça de cuidar deles também no seu dia a dia, com produtos adequados para manter seu cabelo saudável e bem macio.