Pintar o cabelo preto pode ser uma decisão radical, assim como clareá-los. Essa tonalidade deixa o look muito mais sério e pode fazer um grande contraste em mulheres de pele mais clara. Se você se arrependeu de apostar na cor e agora que ficar loira, pode ser que seu plano tenha que ser adiado.
Dependendo de quantas vezes você pintou, o clareamento total não será possível
"Quando escurecemos o cabelo, criamos um bloqueio para o clareamento das melaninas do fio, principalmente, se a cor escolhida for o preto", explicou a cabeleireira Andrea Gomes, do Espaço Andrea Gomes, no Rio de Janeiro, em entrevista ao Fique Diva. "Para que possamos clarear utilizamos colorações oxidativas e até mesmo pó descolorante para fazer mechas.
O cabelo natural reage à esse clareamento e o resultado é a soma da cor aplicada mais o fundo de clareamento dessas melaninas", acrescentou.
Converse com o seu cabeleireiro e fale a verdade sobre como você pintou seus cabelos de preto. "É importante saber que o clareamento depende da quantidade de aplicações feitas de coloração preta. Se for apenas uma, esse clareamento até pode ser possível", afirmou a profissional.
Para retirar os pigmentos escuros, é necessário fazer a decapagem
A decapagem é uma técnica que faz a limpeza da cor para que uma nova nuance seja aplicada. É voltada para retirar justamente os pigmentos artificiais de cabelos escuros e vermelhos. Mas só vai dar certo se o seu caso se encaixa no exemplo que demos acima: se a aplicação da tonalidade foi apenas uma vez, não será tão difícil de clarear.
Antes de qualquer procedimento de coloração, o cabeleireiro deve fazer o teste de mecha para saber a resistência do fio e o resultado da cor.
Mechas são a melhor opção para clarear o cabelo preto
Já que não vai ser possível ficar loira, Andrea deu uma solução para iluminar o visual: "A melhor forma de sair das cor escura é fazendo um leve clareamento com a técnica de mechas". Aos poucos, você pode voltar a cor original dos seus fios ou ir clareando gradativamente com as mechas.