Fique Diva - Pintou o cabelo? Você precisa adotar essas 5 dicas para evitar porosidade e frizz

30/05/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

Pintou o cabelo? Você precisa adotar essas 5 dicas para evitar porosidade e frizz

Essas 5 dicas vão te ajudar a evitar porosidade e frizz no cabelo depois de pintar (Foto: Instagram @victoriouslogan)

Essas 5 dicas vão te ajudar a evitar porosidade e frizz no cabelo depois de pintar (Foto: Instagram @victoriouslogan)

Fazer reconstrução capilar ajuda a evitar porosidade no cabelo depois de pintar (Foto: Instagram @kaylaaperez_)

Fazer reconstrução capilar ajuda a evitar porosidade no cabelo depois de pintar (Foto: Instagram @kaylaaperez_)

Você deve incluir um creme com proteção térmica e filtro UV nos seus cuidados com o cabelo depois de pintar (Foto: Instagram @hairpainters)

Você deve incluir um creme com proteção térmica e filtro UV nos seus cuidados com o cabelo depois de pintar (Foto: Instagram @hairpainters)

Se você pintou o cabelo recentemente, vai precisar adotar alguns cuidados para evitar o frizz e a porosidade. Como as tintas permanentes são produtos químicos, esses danos podem aparecer nos fios que não forem bem tratados.

Um dos passos mais importantes vem antes mesmo da transformação, com a escolha de uma tinta hidratante, que pinte e trate o cabelo ao mesmo tempo. Depois, é essencial manter uma rotina no dia a dia. Veja 5 dicas!

1. Faça reconstrução para repor proteínas no cabelo

Quem conhece o cronograma capilar sabe que a função da reconstrução capilar é devolver proteínas para o cabelo. E se você pintou o seu, fazer esse tratamento a cada 15 dias é fundamental para evitar a porosidade dos fios, já que o processo de coloração pode remover as proteínas da fibra capilar, deixando as cutículas abertas e incapazes de reter nutrientes.

Já que o objetivo é devolver proteínas, nada melhor que usar um creme de reconstrução enriquecido com esses nutrientes, certo? Por isso, a nossa sugestão é a máscara de tratamento profundo Pós-Química Poderoso, de Niely Gold, que foi feita com óleo de argan e carga de proteínas especialmente para madeixas que passaram por um processo químico.

2. Mantenha os cabelos sempre hidratados e nutridos

Assim como a reconstrução, a hidratação e a nutrição fazem toda a diferença para prevenir a porosidade e o frizz depois de pintar o cabelo. A hidratação ajuda a evitar o ressecamento, o que reduz a formação de frizz, enquanto a nutrição repõe nutrientes e sela as cutículas do cabelo, evitando que elas fiquem muito abertas, ou seja, porosas.

3. Seja cuidadosa ao lavar os cabelos com shampoo

Para evitar porosidade e frizz no cabelo após a coloração, é necessário ter atenção na hora de lavar o cabelo. O primeiro passo é escolher um shampoo restaurador e hidratante, que vai limpar e fortalecer os fios sem ressecar. O segundo passo é aplicar o produto apenas na raiz e usar apenas a espuma para limpar o comprimento e pontas.

Outra dica que ajuda a prevenir o frizz e a porosidade no cabelo com coloração é não usar água quente durante as lavagens, mas sim água fria ou morna. Isso também auxilia na manutenção da cor, minimizando o desbotamento.

4. Aposte em cremes com proteção térmica e filtro UV

Chapinhas, secadores e babyliss são considerados grandes responsáveis pela formação de frizz e porosidade nos cabelos - especialmente em fios já sensibilizados por química. Os raios UV têm quase o mesmo efeito porque ressecam os fios, deixam as cutículas mais abertas e causam a perda de nutrientes. Por isso, é importante usar um creme para pentear com proteção térmica e filtro UV.

Vale apostar em um creme de ação reconstrutora e rico em proteínas, como creme da linha Pós-Química Poderoso, para complementar o tratamento feito com a máscara.

5. Faça retoque de cor apenas na raiz do cabelo

Geralmente é necessário retocar a raiz do cabelo depois de um ou dois meses após a coloração, dependendo da velocidade de crescimento dos seus fios e a nuance escolhida. Seja qual for a data do seu retoque, é importante não aplicar coloração em todo o comprimento dos fios e fazer o retoque apenas na raiz crescida.  Isso ajuda a evitar o ressecamento que pode levar ao excesso de frizz e também previne a porosidade por excesso de química nos fios.

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram