As ferramentas de calor, como o secador e a chapinha, fazem parte da rotina capilar de muitas brasileiras. Os aparelhos ajudam a arrumar os fios e deixá-los muito mais alinhados para o dia a dia ou em eventos especiais. E embora muitas meninas não consigam viver sem a chapinha, as dúvidas sobre o uso da ferramenta ainda continuam existindo. Ignorar esses questionamentos nunca é o melhor caminho para a sua saúde capilar, ainda mais se tratando de um aparelho que envolve altas temperaturas. Então, o Fique Diva veio solucionar a dúvida que mais acompanha quem prefere cabelos lisinhos: pode ou não usar a chapinha em cabelos úmidos? Quer saber a resposta? Vem com a gente!
A chapinha pode fritar os cabelos úmidos
Viemos solucionar todas as questões de quem ainda tinha dúvidas se a chapinha faz mal aos cabelos úmidos. Essa combinação pode ser muito perigosa para a sua saúde capilar, pois o contato das chapas quentes com os fios úmidos pode acabar fritando as madeixas. Com isso, você pode ficar com cabelos ressecados, quebradiços, fios frágeis, opacos e danificados. Então, sempre use a chapinha com os cabelos secos para evitar problemas maiores.
Opte por aplicar a chapinha de forma pontual para evitar danos
Se você deseja alisar as madeixas de forma ainda mais saudável, não pule a escova. Usar um secador e uma escova para alinhar os fios é a melhor maneira de controlar os danos. Ao utilizar uma boa técnica no processo mecânico de alisamento, você pode conseguir fios tão lisinhos quanto com a chapinha. E caso alguma área te incomode mais, a dica é vir com a prancha apenas pontualmente para alinhar regiões mais problemáticas, como as pontas, franjas ou a parte de cima do cabelo.
O protetor térmico é indispensável para manter a saúde capilar em dia
Quando o assunto é chapinha, não podemos deixar de mencionar o protetor térmico. Esse produto termoativado controla os danos causados pelo excesso de calor e protege os fios de problemas como a quebra e o ressecamento. Mas é importante ter em mente que o protetor térmico não faz milagres. Para manter a saúde capilar intacta, a sugestão é diminuir ao máximo o uso das ferramentas de calor. Faça um teste e tente utilizar os aparelhos em ocasiões especiais, evitando o uso contínuo no dia a dia. Seus fios vão agradecer, diva!