Qualquer pessoa, seja qual for o tipo de cabelo, pode ter pontas duplas. Quando as madeixas ficam muito ressecadas não tem jeito, os fios espigados aparecem. O ressecamento vem por vários motivos, mas as principais causas são os tratamentos químicos e fatores externos, como exposição ao sol, poluição e umidade. O problema é que isso prejudica não só a aparência, mas a saúde dos fios, que ficam opacos e quebram com muito mais facilidade.
Ressecamento por química é a principal causa das pontas duplas
Muitos fatores podem causar as pontas duplas. Os mais conhecidos são tratamentos químicos e coloração. Mas mesmo quem não faz esses tratamentos pode ser vítima desse problema, sabia? Os fios espigados também aparecem em quem é fã de usar ferramentas de calor. Não tem ponta que aguente a alta temperatura da chapinha, do babyliss e do secador. E não se esqueça do sol, diva! Mesmo sem química ou ferramentas, os raios solares também ressecam as madeixas.
Hidratar os fios é indispensável!
Não se esqueça: se as pontinhas já estão espigadas, se joga na hidratação! Usar a máscara concentrada uma vez por semana vai fazer toda diferença nas suas madeixas. Se o cabelo estiver muito ressecado, invista também na nutrição com óleos ou até mesmo reconstrução, caso os danos sejam muito grandes. Além disso, o silicone ajuda na recuperação das pontas duplas, melhorando a aparência dos fios. Você pode até deixar um na bolsa para não ser pega despreparada.
As pontas duplas não deixam o cabelo ganhar comprimento
Elas não impedem o cabelo de crescer! Mas como se abrem e quebram facilmente, acabam interferindo no comprimento das madeixas. Enquanto os fios crescem, em média, 1,5 cm por mês, as pontas duplas, às vezes, quebram cerca de 4 cm em uma única escovada. Ou seja, não importa quanto o seu cabelo cresça, elas sempre quebram mais rápido e impedem que as madeixas fiquem mais compridas.
Cortes regulares evitam uma mudança dramática
As pontas duplas se formam, em média, durante um período entre 60 a 90 dias. Então, aparar o cabelo com frequência é ótimo para a saúde capilar, além de impedir que boa parte dos fios espigados apareçam.
Cortar o cabelo de 3 em 3 meses não faz com que ele fique mais curto, isso só aumenta a força dos fios e diminui as chances de você precisar de um corte dramático para acabar de vez com as pontas duplas.