Muitas mulheres de cabelos cacheados e crespos ainda recorrem à guanidina para ficar com os fios lisos. No entanto, o excesso do uso do produto pode resultar em ressecamento e falta de movimento, e algumas acabam optando pela escova progressiva. Mas é preciso muito cuidado para saber qual componente é compatível com a química.
"Quem tem o cabelo alisado com o hidróxido de guanidina não pode de maneira alguma optar por escova progressiva à base de tioglicolato de amônia. Os dois componentes não são compatíveis e resulta na quebra dos fios instantaneamente", explicou a cabeleireira Jacqueline Cláudia.
Guanidina é indicado para as mulheres de cabelo muito crespo
O hidróxido de guanidina tem o poder de alisar os fios crespos com sucesso. O processo é um alisamento definitivo e necessita de retoque de 60 a 90 dias somente nas partes crescidas. Portanto, se você investir no procedimento, saiba que seus cabelos ficarão totalmente lisos por um bom tempo.
"Antes de fazer o alisamento, sempre faça o teste de mecha para se certificar de que seus cabelos estão saudáveis o suficiente para receber o produto. Depois faça um cronograma capilar de hidratação, nutrição e restauração para deixar os fios nutridos e brilhosos e aguarde de 15 a 20 dias para colorir, evitando tonalidades que exijam oxidante de 30 volumes", afirmou a expert.
Depois da guanidina, você pode fazer escova progressiva de queratina
Depois que o formol foi proibido pela Anvisa - a química pode causar vários danos à saúde, como câncer e problemas respiratórios - muitas escovas progressivas foram lançadas. A com base em queratina é ideal para as mulheres de cabelos cacheados e crespos que já estão com os fios alisados com a guanidina.
As duas substâncias são compatíveis e você não correrá o risco ter um corte químico. Mas saiba que é muito importante manter a rotina de tratamento para que as madeixas não fiquem ressecadas e porosas. A escova progressiva tem uma duração menor que a de guanidina, já que é eliminado durante as lavagens. O retoque do procedimento ocorre de 3 a 6 meses.