Na pressa para sair de casa ou no calor intenso, é muito comum que a gente prenda os cabelos ainda molhados, não é mesmo? Acontece que essa prática tem prejuízos terríveis para os fios, que tendem a ficar mais frágeis na raiz e pode até resultar na queda das madeixas. A longo prazo, a situação ainda pode piorar com a proliferação de fungos, causando caspa e descamações no couro cabeludo.
Qual o jeito certo de prender os cabelos?
Para evitar todos esses danos, prenda suas madeixas somente depois de secas e siga o passo a passo do Fique Diva para um rabo de cavalo estiloso e sem erros.
1° passo: para começar, escolha prendedores de tecido, que agridem menos os fios. Evite os de metal.
2° passo: faça o rabo de cavalo na altura que preferir, seja no alto ou em modelo baixo.
3° passo: evite dar muitas voltas no elástico ou apertá-lo muito forte, isso favorece a quebra do fio.
Na hora de soltar os fios também é preciso ter cuidado
Pode parecer um cuidado bobo, mas na hora de tirar o elástico do cabelo também é preciso atenção. Ao puxá-lo com força e de uma só vez, você pode pode arrancar alguns fios junto e quebrar outros. O recomendado é soltar uma ou duas voltas do prendedor antes de soltar as madeixas por inteiro, sabe?
O problema é o volume? Aposte em um creme para pentear e discipline os fios
Se o motivo pelo qual você está sempre de cabelos presos é o volume incômodo, vamos mudar esse hábito. Existem outras possibilidades de amenizar o efeito volumoso e a melhor delas é investir em um bom creme para pentear, que além de domar, também vai manter suas madeixas hidratadas.
Se seu cabelo é oleoso, dê preferência pelo leave-in. Com funções semelhantes, ele tem textura mais favorável para o seu tipo de cabelo, sem deixar os fios com aspecto pesado.
Seus cabelos são marcados? O elástico pode ser o culpado!
O costume de prender os cabelos pode parecer inofensivo, mas além de prejudicar a saúde do couro cabeludo, também favorece as terríveis ondulações causadas pelo elástico ou presilha, principalmente em madeixas longas. Por isso, evite ficar muito tempo com os fios presos.
Anotou todas as dicas? Agora é só colocar em prática!