Mesmo com todo o movimento de empoderamento e autoaceitação dos cabelos naturais, ainda existem muitas crespas e cacheadas que preferem alisar ou relaxar as madeixas. E não há o menor problema nisso! Mas você sabia que existe uma grande diferença entre alisamento e relaxamento capilar? Os dois podem ser feitos com o tioglicolato, mas é a finalização que vai definir com qual textura os fios vão ficar.
O alisamento é diferente de relaxamento capilar!
Como o próprio nome já diz, o alisamento deixa os fios bem lisos e chapados. Quem escolher fazer o procedimento com o tioglicolato, é preciso ter noção que o componente é indicado para cabelos cacheados do tipo 3. As crespas que querem ficar lisas devem optar por uma química mais forte, como a guanidina, por exemplo.
O tioglicolato age no cabelo deixando os fios maleáveis o suficiente para serem alisados ou enrolados. Quando a pessoa decide definir os cachos, o tratamento é chamado de permanente.
O relaxamento capilar é para quem quer manter os cachos
Alguns cabelos cacheados podem ser bastante volumosos e quem não gosta dessa característica pode recorrer ao relaxamento. O tioglicolato vai agir apenas relaxando os fios, retirando aquele volume excessivo e definindo mais os cachos. O retoque vai de acordo com o crescimento do seu cabelo e você pode fazer o relaxamento capilar em casa.
Leia o folheto explicativo antes de fazer o alisamento ou relaxamento capilar
Alerta! O folheto explicativo não vem na caixinha do produto como enfeite, viu? É lá que contém todo o passo a passo do tratamento, além das especificações químicas. Não custa separar cinco minutinhos para ler todas as recomendações, para fazer o procedimento corretamente e não correr o risco de fazer alguma besteira.
Tioglicolato e guanidina não são compatíveis!
Se você já usou guanidina nem pense em fazer qualquer tratamento com tioglicolato ou vice-versa. As duas químicas não são compatíveis e, se entrarem em contato uma com a outra, ocorre o corte químico, ou seja, seu cabelo vai partir na hora. Por isso é muito importante estar atenta aos componentes dos produtos que você vai usar nos seus fios. Fica o alerta!