De longe pode parecer tudo igualzinho, mas cabelo crespo é uma coisa e cacheado é outra bem diferente. Os cuidados que cada tipo necessita e as características dos fios também não são iguais e, para tratar das suas molinhas corretamente, você precisa conseguir identificar o seu tipo de cacho. Se você não sabe onde o seu se encaixa, dá uma olhada nessas lista e conta para a gente se você descobriu!
O cabelo cacheado tem cachos definidos
O que define a diferença de um tipo de cacho para o outro é, basicamente, o tamanho da abertura das “voltinhas” que eles dão. Na classificação dos fios, os cacheados são os de número 3. Eles são bem volumosos e mais definidos que os cabelos ondulados. Por isso, a oleosidade natural do couro cabeludo tem dificuldade de chegar às pontas e os cachos ganham ressecamento, frizz e a necessidade de tratamento mais frequente com hidratação, nutrição e reconstrução capilar.
Cacho 3A: são os cachos mais abertos e hidratados. A definição é alcançada facilmente com um ativador de cachos e a quantidade de frizz é menor.
Cacho 3B: os cachos são bem fechadinhos e têm muita facilidade de ficar com frizz. Desse tipo de cacho em diante, a fronha de seda para dormir e o óleo finalizador são indispensáveis.
Cacho 3C: nesse tipo eles já são bem mais ressecados e têm o fio mais grosso. O diâmetro costuma ser mais ou menos do tamanho de um lápis e eles ficam armados com facilidade.
Fios crespos são mais ressecados do que os cacheados
Os cabelos crespos ou do tipo 4 têm a circunferência bem mais apertadinha e, por isso, são naturalmente secos. O fio crespo também é mais frágil, e quem tem as molinhas desse tipo precisa gastar mais tempo com hidratações e umectações para evitar a quebra e as pontas duplas. Alcançar a definição naturalmente é mais complicado nos crespos, mas as meninas que têm esse tipo de cabelo podem usar e abusar das texturizações.
Crespo 4A: de todos os tipos de crespo, esse é o que absorve a umidade com mais facilidade. Ele é bem mais fechadinho e sua circunferência é parecida com a de uma agulha de crochê. Esticada, a mecha fica no formato de “S”
Crespo 4B: ele é bem parecido com o 4A. Para perceber as diferenças, é preciso esticar os fios: eles são mais angulares e ficam no formato de um “Z”. Esse tipo também costuma ser mais ressecado que o primeiro.
Crespo 4C: o último tipo de crespo é o mais ressecado de todos, mas também é super volumoso. Quem tem esse tipo de fio pode ostentar um black power baphônico se cuidar regularmente com hidratação e nutrição.