Para ter um cronograma capilar equilibrado é importante entender a função de cada uma das três etapas. Assim, você evitará que seus fios fiquem sobrecarregados com uma substância e em falta com outra. Se você chegou agora nesse maravilhoso mundo dos cuidados capilares e está um pouco perdida, vem com a gente acompanhar essa matéria e entender as diferenças entre os tratamentos de nutrição e reconstrução!
A nutrição devolve lipídios para os fios
O segundo tratamento que mais aparece no cronograma capilar é a nutrição. Esse procedimento é responsável por devolver lipídios, oleosidade e gordura para o cabelo. Mas, não é preciso ter medo dessa etapa, diva! Para um cabelo estar hidratado, macio, sedoso e brilhante, é preciso que ele tenha água e óleo. A água é garantida pela hidratação e o óleo pela nutrição. É claro, que dependendo do tipo do seu cabelo, a aplicação dessa fase na rotina de cuidados vai ter que ser adaptada.
Saiba o que usar em cada tipo de cabelo na nutrição
Cabelos lisos e ondulados dificilmente precisam de uma carga muito grande de nutrição. Isso não quer dizer que você está livre desse tipo de tratamento. Para nutrir esses fios a sugestão é usar máscaras que sejam ricas em óleos e manteigas. Entre as diversas opções, os mais famosos são: óleo de coco, óleo de rícino, óleo de argan e manteiga de karité. As umectações, ou banho de óleo, também são ótimas alternativas, porém é preciso ter cuidado para não sobrecarregar as madeixas de óleo e acabar com um cabelo oleoso.
Já os fios crespos e cacheados precisam de bastante óleo para suprir o ressecamento, que é uma característica natural para essas curvaturas. Para essas madeixas, tudo está permitido! O seu cabelo vai amar umectações e receber o óleo diretamente no fio. Nesses casos, a nutrição pode ser adicionada em vários lugares da rotina, como umectação antes da lavagem, nas máscaras de tratamento e até mesmo nas finalizações com óleos naturais.
A reconstrução fortalece os fios e repõe massa capilar
A reconstrução é um dos tratamentos mais injustiçados do cronograma capilar. Isso acontece porque a sua ação nem sempre fica evidente na hora. Essa etapa não serve para deixar as madeixas macias e hidratadas. A função da reconstrução é repor massa e proteínas para a estrutura do fio.
É nessa fase que os danos capilares vão ser reparados e, por isso, é tão importante para cabelos quebradiços, opacos e elásticos. A principal proteína encontrada nas máscaras de reconstrução é a queratina, que também pode ser vista em sua forma pura, como queratina líquida.
Entenda como aplicar a reconstrução em todo tipo de fio
Para a reconstrução não existe muita diferença em como fazer o tratamento nos cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos. O que deve ser levado em consideração aqui é a necessidade da reposição de massa nos fios. Uma sobrecarga de queratina, por exemplo, pode causar ressecamento e quebra. Portanto, respeite o tempo do cronograma para fazer a reconstrução, apenas uma vez a cada duas semanas para fios saudáveis ou virgens.
Em casos de cabelos danificados, o tratamento pode ser feito uma vez por semana até que o cabelo se recupere por completo. Um grande aliado para reconstrução nesse tipo de fio é a queratina líquida. Ela pode ser usada de diversas formas e tem um poder regenerador muito grande quando o assunto é quebra e fios elásticos.