Fique Diva - Qual a diferença entre nutrição e reconstrução? Descubra!

26/02/2018 / Publicado por Vitória Quirino

Qual a diferença entre nutrição e reconstrução? Descubra!

Entender as etapas do cronograma capilar é essencial para ter equilíbrio nos tratamentos

Entender as etapas do cronograma capilar é essencial para ter equilíbrio nos tratamentos

A nutrição é uma etapa essencial para manter os fios hidratados, pode ser feita antes da lavagem ou depois

A nutrição é uma etapa essencial para manter os fios hidratados, pode ser feita antes da lavagem ou depois

A reconstrução é muito importante para recuperar cabelos danificados por procedimentos químicos, como a coloração

A reconstrução é muito importante para recuperar cabelos danificados por procedimentos químicos, como a coloração

Para ter um cronograma capilar equilibrado é importante entender a função de cada uma das três etapas. Assim, você evitará que seus fios fiquem sobrecarregados com uma substância e em falta com outra. Se você chegou agora nesse maravilhoso mundo dos cuidados capilares e está um pouco perdida, vem com a gente acompanhar essa matéria e entender as diferenças entre os tratamentos de nutrição e reconstrução!

A nutrição devolve lipídios para os fios

O segundo tratamento que mais aparece no cronograma capilar é a nutrição. Esse procedimento é responsável por devolver lipídios, oleosidade e gordura para o cabelo. Mas, não é preciso ter medo dessa etapa, diva! Para um cabelo estar hidratado, macio, sedoso e brilhante, é preciso que ele tenha água e óleo. A água é garantida pela hidratação e o óleo pela nutrição. É claro, que dependendo do tipo do seu cabelo, a aplicação dessa fase na rotina de cuidados vai ter que ser adaptada.

Saiba o que usar em cada tipo de cabelo na nutrição

Cabelos lisos e ondulados dificilmente precisam de uma carga muito grande de nutrição. Isso não quer dizer que você está livre desse tipo de tratamento. Para nutrir esses fios a sugestão é usar máscaras que sejam ricas em óleos e manteigas. Entre as diversas opções, os mais famosos são: óleo de coco, óleo de rícino, óleo de argan e manteiga de karité. As umectações, ou banho de óleo, também são ótimas alternativas, porém é preciso ter cuidado para não sobrecarregar as madeixas de óleo e acabar com um cabelo oleoso.

Já os fios crespos e cacheados precisam de bastante óleo para suprir o ressecamento, que é uma característica natural para essas curvaturas. Para essas madeixas, tudo está permitido! O seu cabelo vai amar umectações e receber o óleo diretamente no fio. Nesses casos, a nutrição pode ser adicionada em vários lugares da rotina, como umectação antes da lavagem, nas máscaras de tratamento e até mesmo nas finalizações com óleos naturais.

A reconstrução fortalece os fios e repõe massa capilar

A reconstrução é um dos tratamentos mais injustiçados do cronograma capilar. Isso acontece porque a sua ação nem sempre fica evidente na hora. Essa etapa não serve para deixar as madeixas macias e hidratadas. A função da reconstrução é repor massa e proteínas para a estrutura do fio.

É nessa fase que os danos capilares vão ser reparados e, por isso, é tão importante para cabelos quebradiços, opacos e elásticos. A principal proteína encontrada nas máscaras de reconstrução é a queratina, que também pode ser vista em sua forma pura, como queratina líquida.

Entenda como aplicar a reconstrução em todo tipo de fio

Para a reconstrução não existe muita diferença em como fazer o tratamento nos cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos. O que deve ser levado em consideração aqui é a necessidade da reposição de massa nos fios. Uma sobrecarga de queratina, por exemplo, pode causar ressecamento e quebra. Portanto, respeite o tempo do cronograma para fazer a reconstrução, apenas uma vez a cada duas semanas para fios saudáveis ou virgens.

Em casos de cabelos danificados, o tratamento pode ser feito uma vez por semana até que o cabelo se recupere por completo. Um grande aliado para reconstrução nesse tipo de fio é a queratina líquida. Ela pode ser usada de diversas formas e tem um poder regenerador muito grande quando o assunto é quebra e fios elásticos.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram