Com certeza você já ouviu falar em hidratação e umectação por aí, né? Existe uma variedade de tratamentos para cada necessidade do cabelo, que às vezes fica difícil saber qual é a melhor para o seu tipo de fio. As madeixas precisam de água e nutrientes para garantir a força, maciez e brilho, e agora é a hora de você entender quando é para apostar em cada procedimento.
Hidratação é para repor a água dos fios
Como o próprio nome já diz, a hidratação é a reposição de água para os fios. Mesmo se você não tem química no cabelo, é normal enfrentar o ressecamento por conta dos agentes externos, como sol, vento, poluição e umidade. Esse é o tratamento principal para qualquer tipo de madeixa e você pode fazê-lo de uma a duas vezes na semana com uma máscara concentrada específica.
Para apostar na hidratação, não tem segredo: é só lavar os fios com shampoo, retirar o excesso de água - esse passo é muito importante para o creme penetrar melhor -, e aplicar a máscara concentrada apenas no comprimento e pontas. Espere de 3 a 5 minutinhos e, em seguida, enxague sem deixar nenhum resíduo. É essa reposição de água que vai tirar o toque áspero das madeixas.
Umectação é nutrição!
A umectação nada mais é que a etapa de nutrição do cronograma capilar. Ela é feita à base de óleos de sua preferência, mas o de coco ainda continua sendo o preferido das brasileiras. O tratamento é responsável por devolver a oleosidade natural dos fios por meio dos lipídios presentes no produto.
Para fazer a umectação, o primeiro passo é escolher o óleo. Pode ser de coco, rícino, uva, abacate... as opções são muitas! Com os fios sujos e secos, aplique o produto por todo o cabelo, até mesmo na raiz. Caso você sofra com oleosidade excessiva, pode passar apenas no comprimento e nas pontas. O tempo de ação é de, no mínimo, duas horas para fazer o efeito esperado. Também pode aplicá-lo antes de dormir e só tirar quando acordar.