Quando pensamos em mudar o visual dos cabelos, logo vem à cabeça uma nova cor. No entanto, antes de abrir a caixinha da coloração, é preciso saber direitinho o que fazer para conseguir a tonalidade exata. Pode ser que você tenha que descolorir os fios antes e a técnica é bastante agressiva, que precisa ser feita com um profissional de confiança. Se você também alisa as madeixas, é melhor repensar, pois nem todas as químicas são compatíveis. Saiba mais aqui no Fique Diva!
Alisamento com guanidina ou henê e relaxamento à base de tioglicolato não são compatíveis com a descoloração
Se você alisa o cabelo e está a fim de uma nova cor, muita atenção com os produtos que você usa. Isso porque guanidina, henê e tioglicolato de amônia, usados em alisantes e relaxantes, não se misturam de jeito nenhum com o pó descolorante. O resultado pode ser desastroso!
Nesse caso, o recomendado é esperar 6 meses antes de descolorir, cortando as pontinhas sempre até que os fios estejam completamente livres dos procedimentos, combinado? Mas lembre-se, tudo vai depender do comprimento do seu cabelo. Caso ele seja muito longo, talvez você precise mais que esse tempo para se livrar de toda a química.
Quem faz escova progressiva pode descolorir as madeixas
Para as meninas que alisam os fios com escova progressiva, a descoloração está liberada. Porém, a química do alisamento pode interferir no clareamento das madeixas. Isso porque esse tipo de escova faz uma selagem nos fios, o que impede que o produto seja totalmente absorvido.
O ideal é dar um intervalo de um mês, pelo menos, entre uma química e outra. Se conseguir esperar mais um pouquinho, melhor ainda. Ou seja, nada de querer fazer tudo em um dia só!
Use a queratina líquida quando for descolorir os cabelos
Para deixar suas madeixas mais protegidas, você pode usar a queratina líquida junto com o pó descolorante. Ela não altera a composição do produto e também não interfere na cor. Além disso, o produto ajuda a fortalecer os fios de dentro para fora e repõe a proteína que geralmente perdemos durante os procedimentos químicos.
A aplicação é bem simples, bastam 3 a 5 borrifadas na queratina na mistura já pronta do descolorante. Depois, é só misturar tudo e aplicar nas madeixas, como de costume. E nada de fazer isso sozinha, procure o seu cabeleireiro para te ajudar!
Cuide dos cabelos após a descoloração
Você também pode usar a queratina depois que estiver de visual novo. Sozinha ou com uma máscara de hidratação, a reconstrução vai devolver a saúde dos seus fios. Para um tratamento ainda mais completo, aposte nas hidratações e em uma boa nutrição com óleo vegetal.