Para as mulheres de cabelos pretos que pretendem ficar loiras é preciso paciência e dedicação. O processo de clareamento exige alguns cuidados especiais, até porque será necessária a descoloração para se chegar em um tom de loiro claríssimo, se esse for seu objetivo. Para saber como alcançar o visual, o Fique Diva contou com a ajuda da cabeleireira Andrea Gomes, do Espaço Andrea Gomes, no Rio de Janeiro, para tirar todas as dúvidas sobre o assunto.
Clarear cabelo preto virgem é mais fácil!
Antes de fazer qualquer mudança radical nos fios é preciso saber se eles estão saudáveis o suficiente para receber uma descoloração. Por isso é importante que o cabeleireiro faça o teste de mecha antes de aplicar qualquer química.
Se o seu cabelo é preto natural, o procedimento fica muito mais fácil. "Com o cabelo virgem, talvez a gente consiga alcançar um tom claríssimo de uma só vez, mas tudo vai depender da espessura do cabelo e das condições: quanto mais grosso, por exemplo, mais difícil o clareamento", explicou a profissional.
Cabelos coloridos devem passar pelo processo de decapagem
Se você tem o cabelo preto colorido terá que passar pelo processo de decapagem. A técnica consiste em fazer a limpeza da cor, retirando todos os pigmentos da coloração antiga para que uma nova nuance seja aplicada. "O importante é saber se este fio pintado é compatível com a descoloração para que não ocorra um choque químico", afirmou Andrea.
Pode ser que você tenha que passar por alguns processos de decapagem para chegar ao tom loiro. Por isso é importante que seus fios estejam muito saudáveis para aguentar a química da descoloração.
Como é o processo de clareamento?
A cabeleireira explicou como é o processo do cabelo preto para o loiríssimo: "A gente começa com mechas afastadas da raiz e, como falamos acima, pode ser que a cliente não fique loiríssima de primeira. Teremos que descolorir algumas vezes até chegar em um loiro bem claro ou platinado. Para que essa descoloração seja feita com saúde, temos que usar produtos com oxidação baixa e caprichar nos tratamentos durante o processo", disse a expert.
Depois da descoloração, os cabelos alcançam um tom claríssimo, porém, amarelado. É aí que o cabeleireiro entra em cena com o objetivo de matizar a cor para o loiro perfeito.
Cabeleireira não recomenda loiro global para cabelos muito escuros
O problema de uma pessoa com o cabelo muito escuro que deseja ficar loira é a raiz. Conforme o cabelo for crescendo, a região contrasta com os fios loiríssimos, precisando de retoque frequente. "Não aconselho uma mulher de cabelo preto usar uma coloração global loira (fios todos de uma cor), pois ela vai ficar escrava do retoque. O indicado é um fundo de raiz mais escuro", pontuou a cabeleireira.
O retoque para as mulheres com o cabelo todo loiro, geralmente, é uma vez por mês ou a cada 20 dias. É muito importante tratar os cabelos com hidratação, nutrição e reconstrução (cronograma capilar) para que os fios estejam sempre saudáveis para receber a nova química.
Mechas são uma boa pedida para quem não quer clarear o cabelo preto de uma só vez
Tem o cabelo preto e ainda está com receio de ficar loiríssima? Você pode começar com as mechas! Técnicas de clareamento, como o ombré, por exemplo, iluminam o visual de forma sutil e proporcionam um efeito supernatural. "Nós podemos fazer um degradê do loiro médio até o loiro claríssimo, mantendo a raiz no tom natural", finalizou a profissional.