Fique Diva - Hidratação para cabelos crespos ressecados: saiba como fazer

06/10/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Hidratação para cabelos crespos ressecados: saiba como fazer

A hidratação para cabelos crespos é indispensável no cronograma capilar dos fios tipo 4 (Foto: Instagram @imadamejay)

A hidratação para cabelos crespos é indispensável no cronograma capilar dos fios tipo 4 (Foto: Instagram @imadamejay)

As receitas caseiras de hidratação para cabelos crespos ressecados são ótimas para manter os fios saudáveis (Foto: Instagram @tierechristyan)

As receitas caseiras de hidratação para cabelos crespos ressecados são ótimas para manter os fios saudáveis (Foto: Instagram @tierechristyan)

Confira o passo a passo para fazer uma hidratação para cabelos crespos caseira (Foto: Instagram @sunitav_)

Confira o passo a passo para fazer uma hidratação para cabelos crespos caseira (Foto: Instagram @sunitav_)

Veja os produtos que não podem faltar na hidratação para cabelos crespos ressecados (Foto: Instagram @lisaalamode)

Veja os produtos que não podem faltar na hidratação para cabelos crespos ressecados (Foto: Instagram @lisaalamode)

A hidratação para cabelos crespos é um dos tratamentos mais necessários no dia a dia dos fios tipo 4. Isso acontece porque eles, assim como os cacheados, têm a fibra mais frágil e seca que outros tipos de fios Ou seja: são ainda mais propensos ao ressecamento. Por isso, é importante que as donas desses fios saibam como fazer uma hidratação para cabelo cacheado ressecado caseira, que também pode ser usada para evitar que os fios crespos fiquem desidratados.

Para isso, além de seguir as etapas da hidratação caseira, é importante escolher os melhores produtos para cabelos cacheados e crespos. Quer saber como fazer isso em casa? O Fique Diva te conta as melhores escolhas de produtos e um passo a passo da melhor forma de fazer essa hidratação em casa. Vem com a gente conferir!

Quais são os produtos que não podem faltar na hidratação caseira?

É verdade que é fundamental fazer a hidratação para cabelo crespo ressecado do jeito certo para garantir que os fios fiquem macios e hidratados. Mas a gente não pode negar que a escolha de produtos também tem uma grande parcela de responsabilidade no resultado final.

Como o primeiro passo de qualquer tratamento é a lavagem, o shampoo e condicionador hidratantes são indispensáveis. Além disso, você precisa de uma boa máscara de hidratação para cabelos crespos, que vai ser o produto principal do tratamento. Depois, é só usar o seu produto de finalização favorito.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lesley (@freshlengths) em

Passo a passo para a hidratação para cabelo cacheado ressecado caseira

É verdade que a hidratação caseira é a etapa mais importante de qualquer rotina de cuidados com os cabelos cacheados e crespos e deve ser feita semanalmente. Mas, na hora de lidar com os fios ressecados, podem surgir algumas dúvidas. Não sabe como fazer uma hidratação para cabelo cacheado ressecado caseira? É só seguir o passo a passo:

  • 1º passo: lave os seus fios normalmente com shampoo e condicionador;

  • 2º passo: aplique a máscara de hidratação no cabelo todo, enluvando todas as mechas. Tome cuidado para não deixar nenhuma de fora;

  • 3º passo: deixe a máscara agir por um intervalo de 3 a 5 minutos;

  • 4º passo: enxágue bem e tire completamente o produto dos cabelos;

  • 5º passo: finalize normalmente com a técnica que você preferir.

Dica de diva: você pode adicionar algumas gotinhas de óleo capilar na máscara de hidratação antes de aplicar no cabelo e fazer twists com as mechas depois da aplicação para potencializar o resultado do tratamento.

Saiba quais ingredientes procurar na máscara de hidratação para cabelos crespos

Para a sua hidratação para cabelo crespo ressecado dar ainda certo, é importante escolher uma boa máscara de hidratação, rica em ingredientes que auxiliem no combate ao ressecamento. E quais são esses ingredientes? Bem, existem diferentes tipos de ativos altamente hidratantes para os fios, desde os óleos vegetais até extratos de plantas e vitaminas:

- Óleos e manteigas vegetais: queridinhos das crespas e cacheadas, as manteigas e óleos vegetais são os melhores amigos dos cabelos ressecados. Para uma hidratação potente, a nossa dica é apostar em uma máscara óleo de linhaça, que é rico em ômega 3 e 6, além das ceramidas. Esses três agentes que devolvem a oleosidade natural dos fios, além de selar as cutículas capilares, criando uma barreira protetora que retém a hidratação e deixa o cabelo crespo cheio de brilho. Se houver mais um ingrediente altamente hidratante na fórmula, como é o caso do Creme de Hidratação Cachos do Seu Jeito que tem óleo de linhaça e manteiga de karité, é ainda melhor!

- Vitaminas: cheias de benefícios, as vitaminas para cabelo são perfeitas para fazer a hidratação para cabelos crespos em casa. A vitamina A, por exemplo, estimula a produção de oleosidade, o que é perfeito para cabelos secos e ressecados. Já vitaminas como a C e a E tem ação antioxidante que protege as madeixas de agressões externas, preservando a saúde dos fios. Combinadas com extratos vegetais, como a goji berry presente na fórmula do Creme de Tratamento Pró-hidratação, da linha Suplemento Capilar, ação das vitaminas é potencializada, garantindo maciez, brilho e movimento ao cabelo crespo ressecado.

- Água de coco: sim, a água de coco também potencializa a hidratação capilar. Isso acontece porque ela é rica em vitaminas e aminoácidos que repõem água e proteínas na fibra capilar, combatendo o ressecamento. Por isso, vale procurar por um creme de hidratação com água de coco na composição, como a máscara Hidratação Milagrosa, que ainda é enriquecida com extrato de babosa, aquela plantinha conhecida pela sua ação hidratante e regeneradora que elimina o aspecto áspero deixando pelo ressecamento, suavizando os fios.

O cronograma capilar para cabelo crespo ressecado acelera a recuperação dos fios

O cronograma capilar é uma rotina de tratamento muito indicada para recuperar e manter a saúde de todos os tipos de cabelo. E para quem tem cabelo crespo ressecado não é diferente! Junto com a nutrição e a reconstrução, o efeito da hidratação capilar caseira é potencializado, acelerando a recuperação da sedosidade das madeixas.

Responsáveis por devolver água e lipídios para a fibra capilar, a hidratação e a nutrição podem ser feitas de uma a duas vezes por semana. Já a reconstrução tem a função de devolver proteínas para a fibra, reparar danos e fortalecer os fios, mas deve ser feita uma vez a cada 15 ou uma vez por mês para não sobrecarregar as madeixas. A única exceção é para cabelos muito danificados, que precisam de reconstruções mais frequentes.

Você pode montar um cronograma capilar e segui-lo até que seu cabelo esteja livre do ressecamento ou continuar por tempo indeterminado para fazer a manutenção dos fios, alterando a ordem e a frequência de cada tratamento a medida que as necessidades das suas madeixas forem mudando.

Publicada em: 27/04/2020

Atualizada em: 06/10/2021

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram