Quem já teve filho com certeza ouviu o que podia ou não fazer durante a gravidez. Muitas coisas são apenas crenças populares, mas, no quesito beleza e cuidados com os cabelos, é importante, sim, tomar muito cuidado. Isso porque alguns produtos e tratamentos não são indicados para quem está esperando um bebê, afinal podem prejudicar a saúde dos dois. Para acabar de vez com as dúvidas das futuras mamães, saiba o que é realmente mito e verdade.
O tonalizante é a melhor opção para as grávidas
Muitas mulheres usam a coloração permanente para mudar o visual, mas, durante a gravidez, será que essa é a melhor opção? Na verdade, o produto não está completamente proibido, mas ele não é indicado para quem ainda está no primeiro trimestre de gestação.
A melhor opção, para quem não abre mão de colorir os fios, é usar um tonalizante. Como não tem amônia, o produto não danifica tanto as madeixas e não traz riscos para a saúde do seu bebê. Mas não faça nada sem a autorização do seu médico, ok?
Atenção com luzes, mechas e ombré hair na gestação
Aqui vale a mesma dica da coloração. É preciso ter um aconselhamento médico antes de apostar na química para transformar o look. No entanto, desde que as técnicas de clareamento não afetem o couro cabeludo, elas estão liberadas sim.
Outra opção para quem prefere não arriscar é usar henna, que é um produto natural. Além disso, o clareamento com produtos caseiros, como camomila, pode ser uma alternativa mais barata e segura nessa fase.
Nada de alisar ou relaxar os cabelos na gravidez!
Para esses tratamentos, a regra é clara: não pode alisar e nem fazer relaxamentos durante a gestação. A composição química desses produtos é muito forte e pode fazer mal para você e seu filho. Passe bem longe de qualquer coisa que tenha formol e guanidina!
Se a vontade de alisar ou reduzir o volume dos fios for muito grande, aproveite as ferramentas de calor para modelar as madeixas durante esse período, sem esquecer de aplicar um protetor térmico antes.
O cabelo cai muito durante a gravidez?
Isso varia muito de cada mulher. Algumas exibem cabelos volumosos e cheios de brilho na gravidez, mas, com os hormônios à flor da pele, os fios podem ficar mais frágeis e quebradiços, principalmente depois do parto.
Por isso, dá para fazer os tratamentos capilares enquanto o seu pequeno não nasce. Hidratação, nutrição e reconstrução estão liberadas para todas as mulheres, grávidas ou não. Após o parto, a frequência pode ser mantida, assim como os cuidados no dia a dia com shampoo, condicionadores e finalizadores específicos para o seu tipo de fio.