Fique Diva - Shampoo para cabelo oleoso: como escolher, melhores ingredientes e como usar

16/09/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Shampoo para cabelo oleoso: como escolher, melhores ingredientes e como usar

Procurando dicas de shampoo para cabelo oleoso? Saiba como encontrar o melhor e como usar (Foto: Instagram @thecurlybella)

Procurando dicas de shampoo para cabelo oleoso? Saiba como encontrar o melhor e como usar (Foto: Instagram @thecurlybella)

O melhor shampoo para cabelo oleoso será aquele que combinar ativos purificantes, antioxidantes e hidratantes na composição (Foto: Instagram @annaklinski)

O melhor shampoo para cabelo oleoso será aquele que combinar ativos purificantes, antioxidantes e hidratantes na composição (Foto: Instagram @annaklinski)

Ao usar shampoos para cabelos oleosos é importante se atentar a forma de aplicação, frequência de uso e temperatura da água (Foto: Instagram @curlelia)

Ao usar shampoos para cabelos oleosos é importante se atentar a forma de aplicação, frequência de uso e temperatura da água (Foto: Instagram @curlelia)

Um bom shampoo para cabelo oleoso é essencial na rotina de quem sofre com o excesso de oleosidade. O produto é responsável por fazer a limpeza da raiz e controlar a produção de óleo, mantendo os cabelos leves, soltos e agradáveis ao toque. Mas, em alguns casos, pode ser um desafio encontrar uma fórmula que garanta todos esses benefícios sem ressecar as pontas. É aí que entra a importância de ficar atenta aos ingredientes da fórmula e também a forma de uso do shampoo!

Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de como escolher o melhor shampoo para cabelo oleoso, os ativos ideais e como usar no dia a dia. Confira!

O shampoo detox é versão ideal para limpar a raiz de quem tem cabelo oleoso

Já ouviu falar de shampoo detox? Como o nome indica, esse tipo de produto tem a finalidade de “desintoxicar” a raiz fazendo uma limpeza profunda na região. Por conta disso, ele é muito indicado para quem tem cabelo oleoso ou misto, já que sua ação ajuda no controle da oleosidade no couro cabeludo. Isso acontece porque as fórmulas dos shampoos detox normalmente são desenvolvidas com ativos purificantes que equilibram a produção das glândulas sebáceas na raiz.

A sua ação de limpeza profunda ainda remove todas as impurezas e resíduos de produtos acumulados que ajudam a estimular a produção de óleo no couro cabeludo. Por isso, é uma boa aposta de shampoo para cabelos oleosos tanto para quem tem madeixas oleosas naturalmente, quanto para quem fica com o cabelo oleoso na raiz após vários day afters reaplicando produtos de finalização nos fios, como as divas cacheadas e crespas.

Fórmulas com ativos purificantes, antioxidantes e hidratantes são apostas certeiras

Mas não basta escolher qualquer shampoo detox, né, diva? Na hora de escolher esse shampoo para cabelo oleoso, os ingredientes da composição devem ser levados em consideração. A nossa sugestão é buscar fórmulas que tenham ativos com as seguintes características: purificantes, para fazer a limpeza profunda; antioxidantes, para proteger as madeixas; e hidratantes, para evitar que as temidas pontas ressecadas.

O chá verde e o limão são uma dupla certeira para essa tarefa, pois garantem todos esses benefícios no cuidado com o cabelo oleoso. Rico em antioxidantes, o chá verde é famoso no mundo da beleza pela sua ação detox. Já o limão é rico em vitamina C e ácido cítrico, que deixam as madeixas mais macias e hidratadas - o que é fundamental nesses casos, já que quem tem o cabelo oleoso tende a lavá-lo com mais frequência.

Como usar o shampoo para cabelo oleoso: forma de aplicação e cuidados no dia a dia 

Você deve estar se perguntando: “Tem jeito certo de lavar o cabelo?”. E a resposta é sim, diva! Afinal, qualquer produto pode não oferecer o resultado esperado se não for usado corretamente, inclusive o seu shampoo para cabelo oleoso. Mesmo quem sofre com o excesso de oleosidade deve se atentar a quantidade de shampoo aplicada e também focar a aplicação apenas na raiz, fazendo movimentos leves de vai e vem para não embaraçar as madeixas durante a higienização. 

Outro cuidado importante é não usar as unhas para não causar irritação no couro cabeludo, o que pode vir a estimular mais oleosidade. Além disso, não exagere nas lavagens: lavar os cabelos em dias alternados é o suficiente e o mais indicado pelo mesmo motivo, mas está liberado usar o shampoo detox em todas as lavagens. Mas nada de água quente, que também estimula a produção de óleos no couro cabeludo. Use sempre água fria ou morna.

Nossa última dica de diva é complementar o uso do shampoo detox com uma linha completa para cabelos oleosos com os mesmos ingredientes. Unindo shampoo, condicionador e máscara de tratamento (que os cabelos oleosos também precisam!), você garante fios limpos, leves e hidratados por mais tempo sem pesar. A linha Niely Gold Detox é a nossa sugestão para essa tarefa, pois é enriquecida com limão e chá verde, aquela dupla de ingrediente super purificante, antioxidante e hidratante. Para finalizar o seu detox capilar caseiro, há ainda um creme reparador de pontas com chá verde e vitamina E para garantir cabelos super limpos e leves, mas sem pontas duplas ou ressecadas.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram