Fique Diva - Tabela de curvatura do cabelo: identifique o seu tipo de cacho + tratamentos certos para os fios

29/04/2019 / Publicado por Vitória Quirino

Tabela de curvatura do cabelo: identifique o seu tipo de cacho + tratamentos certos para os fios

Descobrir em qual tipo de fio seu cabelo se encaixa na tabela de curvatura pode ser uma grande vantagem para saber as principais características dos seus cachos (Foto: Instagram @janibellrosanne)

Descobrir em qual tipo de fio seu cabelo se encaixa na tabela de curvatura pode ser uma grande vantagem para saber as principais características dos seus cachos (Foto: Instagram @janibellrosanne)

Com a popularização da transição capilar surgiram diversos novos conhecimentos a respeito dos cabelos crespos, cacheados e ondulados. E um deles foi a tabela de curvatura, que te ajuda a identificar qual é o seu tipo de cacho, e consequentemente a como cuidar dele. Mas é importante ter em mente que entender essa tabela não tem como objetivo almejar um tipo de fio diferente do seu, viu diva! A intenção da separação dos cachos em categorias é mostrar suas características principais e quais são os melhores tipos de tratamento para cada cabelo. Quer saber mais? Se liga nas dicas!

Tipo 1: cabelos lisos

Vamos começar com os cabelos tipo 1, que são os lisos. Para entender cada categoria é preciso saber que dentro de cada tipo existem três subdivisões separadas pelas letras A, B e C. Então, os lisos podem ser divididos em 1A, 1B e 1C. E quanto mais perto do C, mais próximo da categoria seguinte o seu cabelo estará.

Em geral, os cabelos lisos são conhecidos apenas como tipo 1, sem o uso das subdivisões. Porém, caso você encontre os tipos 1A, 1B e 1C nas suas pesquisas, saiba que as letras se referem ao nível de densidade e espessura de cada liso. Quanto mais perto do A, mais fino e ralo o cabelo será. Dessa forma, quanto mais perto do C, mais pesado e denso o liso vai ser.

A tabela de curvatura do cabelo serve para identificar o seu tipo de fio e saber como tratá-lo da melhor maneira

Tipo 2: cabelos ondulados

Os cabelos tipo 2 são os ondulados! Na nossa primeira categoria em que realmente é possível ver alguma curvatura, você encontra os diferentes tipos de ondas naturais. É importante ressaltar que a tabela vale apenas para cabelos naturais, sem químicas. O cabelo 2A apresenta uma leve ondulação, um formato de S aberto, e está mais próxima dos cabelos lisos. Por conta disso, esse tipo tem uma tendência maior à oleosidade capilar e possui pouquíssimos problemas com o ressecamento.

Já o cabelo 2B é o ondulado padrão, em seu formato mais conhecido. E está no meio termo entre o liso e o cacheado, portanto ele não é tão oleoso no comprimento, mas a raiz pode sofrer com o excesso de oleosidade. E por fim, o ondulado tipo 2C forma um S bem mais fechado e pode sofrer com o efeito da raiz oleosa e pontas ressecadas. Os cabelos tipo 2 também são mais volumosos e não devem ser penteados secos em hipótese alguma.

Tipo 3: cabelos cacheados

Nas madeixas tipo 3 chegamos ao formato espiral característico dos cabelos cacheados. Nessa categoria se encontram fios mais secos e que precisam de mais cuidados com a hidratação para evitar o ressecamento. E isso acontece porque a forma dos cachos dificultam a passagem dos óleos naturais produzidos na raiz. Portanto, quanto mais perto da subdivisão C, mais secos seus cabelos serão.

O tipo 3A é representado por cachos mais abertos e com menos volume em comparação com os seus parceiros de categoria. Então, opte por por cortes em camadas para valorizar a definição dos cachos e evitar o efeito pirâmide, que concentra o volume apenas nas pontas. Os cabelos 3C são bem definidos, mas também precisam de cuidados com a nutrição e a hidratação para terem uma aparência mais saudável. Já os fios 3C vão ser os mais volumosos e próximos aos cabelos crespos, então foque bastante na nutrição e nos tratamentos com óleos vegetais, como a umectação.

Tipo 4: cabelos crespos

A circunferência dos cabelos tipo 4 é completamente diferente dos cacheados, aqui ela é bem mais fechada e forma quase um Z. Por conta disso, os cabelos crespos têm ainda mais dificuldade quando o assunto é levar os óleos da raiz até as pontas. As características principais desse tipo de fio são a porosidade mais elevada, o ressecamento natural, pouca definição e bastante volume.

Os cabelos tipo 4A são mais próximos do cacheado e apresentam uma grande formação de cachos e mais definição. O mesmo vale para os cabelos 4B, que também possuem uma boa definição, porém contam com muito mais volume para o black power. E a última categoria da nossa tabela de curvatura não é menos importante! Os fios 4C quase não apresentam definição, são bem volumosos e podem ser estilizados de diversas formas com as texturizações ou em seu formato natural.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram