Fique Diva - Todo cabelo precisa do cronograma capilar? Como identificar que os fios precisam do tratamento

26/04/2019 / Publicado por Vitória Quirino

Todo cabelo precisa do cronograma capilar? Como identificar que os fios precisam do tratamento

O cronograma capilar deve ser adaptado para cada tipo de cabelo e suas necessidades para um bom resultado (Foto: Instagram @meredithfoster)

O cronograma capilar deve ser adaptado para cada tipo de cabelo e suas necessidades para um bom resultado (Foto: Instagram @meredithfoster)

Se você já sofreu com algum problema nas madeixas e pesquisou por respostas, provavelmente o termo cronograma capilar apareceu na sua procura. A repetição dessa dica ficou tão grande que a impressão de muitas meninas é que todo cabelo precisa dessa rotina de cuidados. Porém, como não é tão simples assim manter regularmente os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, na maioria das vezes fica o sentimento de culpa por não estar fazendo o necessário pelas madeixas. Mas não é preciso tanto desespero, diva! Nem todos os fios devem ser tratados com um cronograma tão rígido. E a gente separou algumas dicas de quando os cuidados devem ser aplicados e quando não é preciso se preocupar tanto. Vem conferir que o Fique Diva te explica tudo!

Os cabelos saudáveis não precisam seguir uma rotina rigorosa de cuidados

Seguir um cronograma capilar semanal, com um tratamento por semana, é a melhor dica para quem já possui fios saudáveis. Cabelos que não estão com nenhum problema capilar aparente, e já são bem cuidados por alguns meses, não precisam de uma rotina rigorosa de tratamentos. Deixe os cronogramas mais pesados, com três etapas por semana, para os cabelos mais danificados. Apostar nesse tipo de rotina pode acabar sobrecarregando suas madeixas e dando o efeito contrário ao que você procura. Então, nada de exageros!

Fios danificados ou que passam por procedimentos químicos devem seguir o cronograma capilar

Já para quem possui cabelos danificados, ou para as meninas que optam por usar procedimentos químicos, o cronograma capilar é essencial na rotina de cuidados. Ele vai ser responsável por reparar qualquer dano e fortalecer os fios para que esses problemas não voltem a acontecer. Nesse caso, a tabela de tratamentos deve, sim, ser mais rigorosa para que os cabelos voltem a ter brilho, elasticidade e sedosidade.

Vale a pena investir em uma rotina de três etapas por semana, garantindo um foco maior no tratamento que seus fios mais estejam precisando no momento. Por exemplo, intensificar a reconstrução nos cabelos quimicamente tratados, a nutrição nos opacos e a hidratação nos extremamente ressecados.

 

Adapte o cronograma capilar para as necessidades do seu cabelo

O cronograma capilar não deve ser uma obrigação inalcançável no seu dia a dia. Você não precisa seguir à risca uma tabela que não foi montada para você e não se encaixa no seu cotidiano. A sugestão é criar o cronograma de acordo com os seus próprios hábitos. Se você costuma lavar os fios duas vezes por semana, encaixe os tratamentos nesse espaço de tempo. E caso você não tenha muito tempo para lavar os fios, evite máscaras de ação prolongada e opte pelas de ação rápida. O importante é não deixar de fazer o possível para ter cabelos lindos!

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram