São tantas as opções de produtos capilares que, às vezes, é normal não entender direito quais são as funções de cada um deles. Mas, quando se trata de coloração, é muito importante ficar bem atenta a cada característica dos diferentes modelos para não prejudicar o resultado final da cor. Uma dúvida que pode surgir é se o tonalizante deixa a cor permanentemente nos fios. E a resposta, infelizmente, é não! Esse produto é o menos agressivo, porém a sua cor não é definitiva. Para esse fim, existe a coloração permanente. Vem conhecer a diferença entre as duas!
O que muda entre o tonalizante e a coloração permanente?
A principal diferença é que o tonalizante não possui amônia e a coloração permanente, sim. Essa substância é responsável por todas as características que mudam de um produto para o outro. Como a amônia é muito agressiva nos fios, o tonalizante tem ação mais suave que a tinta permanente. Porém, a cobertura acaba ficando superficial por não penetrar na cutícula do fio, por isso o produto é mais usado para mudanças leves de tom e até mesmo para realçar colorações desbotadas.
Já a coloração permanente consegue penetrar na fibra capilar com a ajuda da amônia. Dessa forma, seu efeito é muito mais duradouro e eficaz para mudanças radicais de cor. Além disso, ela é capaz de cobrir 100% dos fios brancos, enquanto o tonalizante só age em cerca de 70%. Mas é bom ter em mente que a coloração permanente abre até dois tons de diferença nas madeixas. Se a intenção for deixar ainda mais claro, vai ser necessário recorrer à descoloração ou à decapagem.
A coloração permanente exige cuidados extras no cronograma capilar
Se você usa coloração permanente é essencial intensificar os cuidados no cronograma capilar para prevenir e controlar os danos causados pela química. A etapa mais importante para a saúde do seu cabelo vai ser a de reconstrução. É nela que são repostas a massa e a queratina nas madeixas. Caso a situação já esteja complicada e seu cabelo apresenta elasticidade, fios quebradiços e opacidade, vá direto aos tratamentos com queratina líquida.
Se você usa outras químicas, aposte no tonalizante
Para evitar danos maiores, como o temido corte químico, o melhor a se fazer é evitar expor o cabelo a muitas químicas diferentes. Se você já utiliza procedimentos agressivos, como alisantes, relaxantes ou progressivas, evite a aplicação de colorações com amônia na composição. Escolha o tonalizante, dessa forma você vai proteger os fios e ainda conseguirá mudar o tom das madeixas.