A transição capilar é um período delicado na vida de qualquer pessoa que decide parar de fazer alisamentos e relaxamentos para assumir a textura natural dos fios. O cabelo em transição costuma ter duas texturas: a natural, que fica mais perto da raiz, e a transformada quimicamente nas pontas. Essa diferença faz com que os fios fiquem mais frágeis e necessitem de muitos cuidados para que o crescimento capilar seja saudável.
O cronograma capilar é muito recomendado nesse período por entregar aos fios tudo o que eles precisam para crescer da melhor forma. Ainda assim, muita gente não entende o porquê disso. Afinal de contas, você sabe quais suplementos capilares o cabelo cacheado precisa nesse momento? Hoje o Fique Diva vai te ajudar: dá uma olhada nessa matéria!
Crescimento capilar: o cronograma ajuda no processo por cuidar da saúde dos fios
Durante a transição, o crescimento de cabelo costuma ser uma das principais preocupações de qualquer pessoa. Mesmo que existam vários truques e ingredientes que ajudem nesse processo, a rotina de cuidados bem regradinha (mesmo que não seja, necessariamente, um cronograma capilar para crescimento) já ajuda muito no resultado desejado. Sabe por quê? Porque um cabelo hidratado, nutrido e bem forte tem uma probabilidade menor de quebra e, por isso, não tem interrupções no aumento de comprimento. Ou seja: para potencializar o crescimento capilar caseiro, vale a pena investir no cronograma da forma como você preferir!
Se você quiser dar uma potencializada no crescimento capilar nesse período, busque produtos que tenham ingredientes como a cafeína e o gengibre. Eles fortalecem os fios e estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo, consequentemente, acelerando o crescimento.
Hidratação capilar deve ser um dos principais tratamentos no seu dia a dia
Na hora de comprar creme para cabelo cacheado, você pode se perder com facilidade por causa da grande quantidade de opções disponíveis nas prateleiras das lojas. A melhor forma de fazer isso, porém, é investir nos ingredientes certos para garantir o resultado que você quer em cada etapa de cuidados. A hidratação capilar, por exemplo, é um dos tratamentos mais tradicionais e recomendados para todos os tipos de cabelos - mas, principalmente, para os cacheados e crespos, que têm a fibra naturalmente mais seca por causa do formato em espiral.
Para acertar na escolha nesse momento, os suplementos capilares perfeitos são as vitaminas para cabelo - e quanto mais, melhor! Elas reúnem uma série de benefícios para as madeixas e além de devolver água para o cabelo natural que está nascendo, também ajudam no fortalecimento capilar. Além das vitaminas, você também pode procurar frutas como a goji berry e outros elementos naturais como o extrato de babosa e a água de coco.
Para a nutrição capilar, aposte em óleos vegetais na composição do seu creme para cabelo cacheado
Uma das principais armas contra o ressecamento dos fios, a nutrição capilar também é uma grande aliada da saúde de cabelos cacheados e crespos. Ela devolve os nutrientes e lipídios que a fibra capilar perde no dia a dia e garante mais definição, brilho e maciez nos fios. Para essa etapa, você pode apostar em diversos óleos vegetais na composição dos seus cremes. O óleo de coco é um dos mais populares, mas para potencializar o crescimento capilar, a principal recomendação é o óleo de rícino. Fique atenta ao seu rótulo e leve para casa exatamente o que você precisa!
Reconstrução capilar também deve ser uma das prioridades na transição capilar
Uma das propriedades mais necessárias para que você consiga o cabelo cacheado longo que é o desejo de todo mundo na transição é que ele seja forte - e é aí que a reconstrução capilar entra. Ela age repondo a queratina que os fios perdem naturalmente e é especialmente importante no cabelo em transição capilar por causa das duas texturas. A receita de reconstrução capilar mais popular de todas é a que envolve a queratina líquida, mas você também pode usar um creme de tratamento que tenha esse ingrediente.
Essa etapa também pode ser substituída pela reposição de massa capilar, que tem o mesmo objetivo fortalecedor dos fios usando outros ingredientes. Nesse caso, o whey protein vegetal é uma boa opção de ingrediente a ser buscado. Frutas como a banana, ricas em potássio e outros minerais também são muito bem vindas nesse momento.