Quem passou pela transição capilar garante que toda a espera para exibir os fios completamente naturais vale a pena. Isso sem contar tudo aquilo que se aprende ao abandonar a química de vez. Se você prefere o visual liso, tudo bem, não tem problema nenhum nisso. Mas, se a vontade de voltar aos cachos estiver batendo forte, confira algumas situações que podem acontecer durante o período da transição.
1 - Você vai ter vontade desistir algumas vezes, mas é preciso ter paciência
Não é nada fácil lidar com duas texturas. Enquanto os seus cachos vão se formando na raiz, as pontas continuam lisas e o cabelo indefinido vai tirando a sua paciência. Calma, com jeitinho você consegue arrumar suas madeixas. Existem penteados que são perfeitos para essa fase, além dos acessórios - como tiaras e turbantes - que disfarçam a raiz alta. Faça o teste!
2 - Você vai ficar com medo do Big Chop
Quem não tem paciência para esperar o tempo da transição, que varia de pessoa para pessoa, vale a pena investir no grande corte, o famoso Big Chop. O estilo bem curtinho tira toda a química do cabelo e é superversátil. Mas, apesar de ser libertador, só adote o corte se você realmente for se sentir à vontade com ele, tá bom?
3 - Você vai encontrar várias meninas na mesma situação que a sua
Quando decidir fazer a transição capilar, bastam alguns cliques nas redes sociais para descobrir que você não está sozinha nessa. Várias meninas também estão passando por essa fase e as que já passaram estão cheias de dicas para te ajudar a encarar esse período com mais tranquilidade. Aproveite para fazer novas amizades!
4 - Você vai virar a louca dos produtos e das receitas caseiras
Um universo de cosméticos irá surgir na sua frente, com vários produtos que podem e devem ser usados nesse período. Para que os cabelos cacheados fiquem lindos e poderosos, você precisa investir em cremes, mousses, gel e máscaras para definir e tratar suas madeixas. Se preferir economizar, tem um monte de receita caseira baratinha para você cuidar dos seus fios.
5 - Vai aprender todas as técnicas de texturização
Quem disse que durante a transição capilar não dá para sair com os fios soltos? Com as texturizações, é possível uniformizar as madeixas e definir melhor os cachos. Dá para fazer coquinhos, twists, enrolar com bigudinhos ou mesmo apostar na técnica do papel higiênico. Funciona, viu?
6 - Aliás, você finalmente vai descobrir qual tipo de cacho é o seu
Quando você alisa o cabelo por muito tempo, perde a noção de como eram os seus fios naturais. E aí, quando começam a falar em cachos tipo 2A ou 4C, você fica mais perdida ainda. Agora, com a volta dos seus cachos, você vai conseguir identificar que tipo é o seu e cuidar deles do jeito que eles realmente precisam.
7 - Você vai encontrar o melhor jeito de finalizar suas madeixas
Depois de lavar o cabelo, você não vai mais precisar ocupar o tempo fazendo chapinha ou babyliss. Texturizar ou simplesmente amassar o cabelo com as mãos e sair agora vai fazer parte da sua rotina e só você vai saber a melhor forma de ajeitar suas madeixas.
8 - Você vai querer contar sobre a transição capilar para todo mundo!
Dica boa merece ser compartilhada, não é mesmo? Não à toa que todo mundo que passa pela transição capilar, apesar das dificuldades, quer contar para todo mundo o que aprendeu e incentivar outras meninas a fazerem o mesmo. Se você decidiu arriscar, vá em frente, porque dá certo!