Fique Diva - Veja 13 mitos e verdades sobre cabelos crespos e cacheados e tire suas dúvidas!

08/03/2016 / Publicado por Raquel Brandão

Veja 13 mitos e verdades sobre cabelos crespos e cacheados e tire suas dúvidas!

Cabelos cacheados e crespos são mais ressecados e não devem ser lavados todos os dias

Cabelos cacheados e crespos são mais ressecados e não devem ser lavados todos os dias

O cronograma capila com hidratação, nutrição e reconstrução faz toda a diferença nos cabelos cacheados e crespos

O cronograma capila com hidratação, nutrição e reconstrução faz toda a diferença nos cabelos cacheados e crespos

Cabelos cacheados e crespos devem ser lavados até três vezes na semana

Cabelos cacheados e crespos devem ser lavados até três vezes na semana

Não substitua o condicionador pela máscara concentrada. Cada produto tem dua função específica

Não substitua o condicionador pela máscara concentrada. Cada produto tem dua função específica

Cabelos cacheados e crespos são mais volumosos por conta do formato dos caracóis

Cabelos cacheados e crespos são mais volumosos por conta do formato dos caracóis

Não se deve pentear cabelos crespos e cacheados quando estiverem secos

Não se deve pentear cabelos crespos e cacheados quando estiverem secos

As mulheres de cabelos cacheados e crespos gostam de cuidar muito bem dos cachos, principalmente, para mantê-los definidos e com um aspecto saudável. Como esse tipo de fio precisa de cuidados específicos, o Fique Diva reuniu 13 mitos e verdades sobre o universo dessas madeixas. Confira a lista e tire todas as suas dúvidas!

1. Cabelos crespos e cacheados demoram mais para crescer

MITO: o tipo de fio não tem nenhuma influência com o crescimento. O cabelo cresce, em média, de 1 a 1,5 cm por mês e o grande responsável por isso é o couro cabeludo. Para que as madeixas crescam de forma saudável e continuamente, a região precisa ser tratada com a mesma importância que os fios.

2. O cronograma capilar com nutrição, hidratação e reconstrução é essencial para os cabelos crespos e cacheados

VERDADE: o cronograma capilar proporciona um resultado incrível para as mulheres de cabelos cacheados e crespos. Organizar os dias da hidratação, nutrição e reconstrução deixam os fios saudáveis, longe do ressecamento e são primordiais para manter os cachos definidos.

3. Cabelos crespos e cacheados são mais ressecados que os outros tipos de fio

VERDADE: por conta do formato dos cachos, a oleosidade natural produzida na raiz não consegue chegar ao comprimento e pontas, resultando em fios mais ressecados que os lisos e ondulados, por exemplo. Por isso é importante estar em dia com os tratamentos, como nutrição, reconstrução e hidratação para devolver o brilho e a maciez das madeixas.

4. Durante a transição capilar, é só usar produtos para cabelos cacheados para voltar ao cabelo natural 

MITO: a transição capilar é um momento bastante complicado para meninas que decidiram voltar ao cabelo natural. Quem não tiver coragem de fazer o Big Chop é preciso ter muita paciência para aguardar os cabelos crescerem. Portanto, não pense que produtos como ativador de cachos e/ou umidificador vão resolver seu problema instantaneamente. Para quem não quiser cortar os fios, o melhor é apostar em técnicas de texturização. 

5. Aplicar muito creme nos cabelos ajuda no controle do volume dos cabelos cacheados e crespos

MITO: nada de besuntar os cabelos com muito creme achando que eles vão ficar menos volumosos e mais definidos. O primeiro passo para cachos perfeitos são fios nutridos e hidratados. O excesso do produto pode causar oleosidade excessiva, caspas, além de deixar as madeixas pesadas. 

6. Os cabelos crespos e cacheados têm mais frizz

VERDADE: como são naturalmente ressecados, os fios não conseguem reter muito a oleosidade natural, resultando em mais frizz. Para controlar a situação, o indicado é o uso de produtos - além dos tratamentos, é claro!, como o leave-in e, principalmente, o óleo de argan, que vai deixar os cabelos crespos e cacheados mais hidratados e longe dos fios arrepiados. 

7. Não é aconselhável pentear os cabelos crespos e cacheados secos 

VERDADE: os cabelos crespos e cacheados quando penteados secos podem perder sua definição, favorecer o surgimento do frizz, além de correr o risco de ficarem quebradiços. O correto é penteá-los sempre úmidos e com um pente de madeira de dentes largos para evitar os terríveis fios arrepiados.  

8. Cabelos crespos e cacheados são mais volumosos

VERDADE: isso não é novidade, até mesmo por causa do formato dos fios. Mas os cabelos volumosos são muito bonitos e o segredo é saber arrumá-los com pente ou produtos finalizadores para conseguir o efeito armado incrível!

9. Lavar os cabelos todos os dias não é indicado para fios crespos e cacheados

VERDADE: Os cabelos cacheados e crespos podem ser lavados até três vezes na semana. Por conta do ressecamento, o indicado é deixar a raiz oleosa por um tempinho, já que o sebo também é uma forma de proteção aos fios. 

10. Usar chapinha frequentemente interfere no formato dos cabelos cacheados e crespos

VERDADE: se você tem o hábito de usar a chapinha frequentemente, saiba que isso pode prejudicar a definição dos seus cachos. O contato direto do fio com a alta temperatura do aparelho resseca ainda mais os cabelos cacheados e crespos, interferindo no formato dos caracóis, além de resultar em quebra. 

11. Durante a transição capilar, o correto é usar produto para cabelos cacheados e crespos

VERDADE: quem está passando pela transição capilar tem a árdua missão de texturizar os cabelos, caso não tenha coragem de cortar toda a química com o Big Chop. Se você já deixou boa parte do seu cabelo crescer e cortou algumas mechas do alisamento, o indicado é começar a usar produtos para cabelos cacheados e crespos. Mas atenção: a parte que está alisada não vai mudar de textura por conta dos cosméticos, mas eles vão dar uma ajudinha a estimular a raiz já crescida. 

12. Posso trocar o condicionador pela máscara concentrada para ficar com os cabelos mais hidratados 

MITO: cada produto tem sua função específica e isso serve para qualquer tipo de cabelo. Para um tratamento completo, é preciso usar o shampoo, máscara concentrada e condicionador para que o procedimento dê resultado nos fios. 

13. Relaxamento/permanente é um ótimo tratamento para cabelos cacheados e crespos, além de não danificar os fios

MITO: o relaxamento é uma opção para mulheres cacheadas e crespas que querem diminuir o volume dos fios, mas é preciso muita atenção, pois o procedimento químico é agressivo. Depois de optar pela técnica, é preciso redobrar os cuidados e tratamentos do cronograma capilar para garantir a saúde das madeixas.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram