Fique Diva - Veja dicas de como lavar o cabelo sem danificar os fios

25/11/2019 / Publicado por Dandara Franco

Veja dicas de como lavar o cabelo sem danificar os fios

Saiba como lavar o cabelo corretamente sem danificar os fios (Foto: Instagram, @alexcentomo)

Saiba como lavar o cabelo corretamente sem danificar os fios (Foto: Instagram, @alexcentomo)

Lavar o cabelo corretamente ajuda a manter os fios saudáveis  (Foto: Instagram, @curvydre)

Lavar o cabelo corretamente ajuda a manter os fios saudáveis (Foto: Instagram, @curvydre)

O vinagre de maçã no cabelo ajuda a dar brilho aos fios  (Foto: isntagram, @liangalliard)

O vinagre de maçã no cabelo ajuda a dar brilho aos fios (Foto: isntagram, @liangalliard)

O pré-shampoo ajuda a manter os fios hidratados (foto: Instagram, @paudictado)

O pré-shampoo ajuda a manter os fios hidratados (foto: Instagram, @paudictado)

Veja receitas caseiras para hidratar enquanto higieniza os fios  (Foto: Instagram, @heyseantaylor)

Veja receitas caseiras para hidratar enquanto higieniza os fios (Foto: Instagram, @heyseantaylor)

A gente sempre fala por aqui o quanto é importante cuidar das nossas madeixas, afinal, é através da hidratação, nutrição e reconstrução que conquistamos o cabelo dos sonhos. Mas sabia que essa é a parte 2 do tratamento capilar. Saber lavar o cabelo corretamente, sem prejudicar os fios ajuda a mantê-los saudáveis, fortalecidos e prontos para passar por qualquer transformação capilar, como os cabelos platinados. Confira as dicas que o Fique Diva preparou para você e saiba como lavar o cabelo corretamente:

Pré-shampoo: conheça a técnica que ajuda a proteger os fios do ressecamento

Apesar do shampoo ser um produto essencial para os cuidados com os fios, ele também pode acabar prejudicando a saúde capilar, principalmente se não for um shampoo sem sal . Super rápida e prática, a técnica do pré-shampoo cria uma camada de proteção nos fios antes da aplicação do shampoo, ajudando a cuidar dos fios mais secos e ressecados. Separe o seu creme para pentear ou o condicionador e confira o passo a passo:

1º passo: o pré-shampoo ou pré-poo pode ser feito com quatro tipos de produtos: um condicionador com ingredientes hidratantes , óleo vegetal, creme para pentear ou uma máscara de tratamento mais levinha. Escolha o seu produto ideal antes de começar com o pré-shampoo! Dica de diva: se for utilizar o óleo vegetal, aplique o produto antes de molhar os cabelos, diva!

2º passo: separe o seu cabelo em, pelo menos, 4 grandes partes para que possa distribuir o produto pelas madeixas de forma uniforme;

3º passo: aplique o produto enquanto enluva os fios e os desembarace calmamente. Comece pelas pontas para evitar a quebra dos fios, viu, diva!

4º passo: espere, no mínimo, entre 5-10 minutos para que o produto já possa começar a hidratar os fios;

5º passo: após o tempo estipulado, enxágue bem o cabelo e aplique o seu shampoo de preferência e continue com a sua rotina normal de tratamento.

O vinagre de maçã no cabelo ajuda a higienizar e dar brilho aos fios 

Quem não ama uma boa receitinha caseira que atire a primeira pedra, diva! Vários produtinhos da cozinha são super eficazes para ter os cuidados corretos com os cabelos e o vinagre de maçã é um desses ingrediente que você precisa testar.

O vinagre de maçã é a escolha perfeita para quem quer lavar os fios de forma super natural, sem deixar qualquer tipo de cheiro nas madeixas e ainda ajuda na reconstrução capilar. O produto ajuda a selar as cutículas e ainda tem propriedades que ajudam a amenizar a presença da caspa no couro cabeludo. Confira como utilizar o vinagre de maçã nos cabelos:

1° passo: misture meia xícara de água com outra meia xícara de vinagre de maçã. Separe dois copos d’água e adicione uma colher de bicarbonato de sódio;

2° passo: utilize a mistura com bicarbonato de sódio para limpar os fios no banho e aproveite esse momento para fazer uma massagem no couro cabeludo e ativar a circulação sanguínea. Não se preocupe, é normal não formar espuma ao utilizar o produto;

3° passo: enxágue bem os fios e aplique a misturinha com vinagre por todos os fios de forma uniforme. Deixe agir por 3 minutos. 

4° passo: enxágue normalmente, seque os fios e finalize com o seu creme para pentear com proteção UV!

Dica de diva:  o vinagre é uma boa opção para quem tem os cabelos descoloridos, fragilizados ou quebradiços. A dica para potencializar o efeito do vinagre é utilizar o óleo reparador de pontas da Niely sempre que possível  para ter os fios mais resistentes! 

Rotina capilar: qual é a ordem correta de usar o condicionador, máscara de tratamento e o shampoo?

Muitas divas ainda têm dúvidas sobre qual a ordem certa de usar todos os produtos capilares. Para não errar, veja abaixo o passo a passo:

1° passo: após realizar o pré-shampoo, o primeiro passo é escolher um shampoo que vá suprir as necessidades do seu cabelo. Um cabelo crespo e cacheado precisaria de um shampoo com o teor mais hidratante para evitar o ressecamento das madeixas; 

2° passo: depois de identificar o que o seu cabelo precisa, é necessário escolher qual produtinho ou receita caseira você utilizará nas madeixas. Separamos algumas dicas para que você possa escolher tranquila, diva:

Hidratação capilar com babosa: a babosa é aquele ingrediente super versátil que todas deveriam testar, diva! Além de ser bem em conta, a babosa ainda pode ser utilizado como máscara facial ou como banho de brilho nas madeixas;

Nutrição capilar com abacate e leite de coco: quer cabelo com muito brilho e com aquele efeito de quem acabou de sair do salão? Então essa é a sua receita de nutrição, diva! A receitinha de nutrição com abacate e leite de coco ajuda a revitalizar os fios e garantir a saúde capilar;

Reconstrução capilar com queratina: não tem jeito, entra tendência e sai tendência e nenhum outro produtinho chegou aos pés da nossa tão amada queratina capilar, que consegue cuidar das partículas dos fios e ainda dá um chega para lá nos cabelos elásticos.

3° passo: após a escolha do tratamento ideal, a dica é deixar o produto agir por 15 minutos nas madeixas com a touca térmica ou a famosa sacola de mercado no cabelo. Depois do tempo recomendado, é só enxaguar; 

4° passo: após retirar a máscara de tratamento, aplique o condicionador pelas madeixas para selar os os fios e manter a umidade do cabelo intacta por mais tempo!

5° passo: após retirar o condicionador, seque os fios com uma toalha ou camisa de algodão para evitar o frizz;

6° passo: agora é aquele momento em que você escolhe a sua forma favorita de finalização, seja para conquistar os cachos dos sonhos ou manter o frizz bem longe das madeixas. A dica é ter sempre o creme para pentear com proteção UV por perto para cuidar e proteger os fios. 

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram