Fique Diva - Vitamina para cabelo: quais são e os benefícios de cada tipo para os fios

08/09/2020 / Publicado por Ariel Borges

Vitamina para cabelo: quais são e os benefícios de cada tipo para os fios

As vitaminas para cabelo são perfeitas para quem quer deixar os fios crescerem: descubra mais sobre elas aqui! (Foto: Instagram @thuvnn)

As vitaminas para cabelo são perfeitas para quem quer deixar os fios crescerem: descubra mais sobre elas aqui! (Foto: Instagram @thuvnn)

Os diferentes tipos de vitaminas precisam fazer parte do nosso dia a dia como formas de nutrir e beneficiar a saúde de várias partes do nosso corpo — inclusive, os cabelos. Pois é: vitamina para cabelo existe e cada versão do nutriente entrega diferentes resultados benéficos para os fios. Além disso, as vitaminas para o cabelo podem ser absorvidas pelas madeixas de diversas maneiras, como o uso de cremes de tratamento, a alimentação e, até mesmo, a exposição ao sol.

Quer descobrir mais sobre os benefícios de cada uma delas para os cabelos? Dá uma olhada na matéria que o Fique Diva preparou!

Vitamina para cabelo: quais são as principais versões do nutriente para os fios?

Antes de saber como aproveitar os benefícios dos diferentes tipos de vitamina pro cabelo, o ideal é descobrir para que cada uma delas serve. Assim, você vai conseguir escolher a melhor versão de acordo com a necessidade dos seus fios. Aqui embaixo, nós montamos uma lista com as propriedades das principais vitaminas que podem fazer parte do seu dia a dia cuidando dos cabelos. Dá uma olhada! 

Vitamina A: uma das mais conhecidas, a vitamina A é a queridinha de quem precisa potencializar a hidratação dos fios, já que ela estimula a produção de sebo pelo couro cabeludo. Além disso, ela também é uma boa opção de vitamina para queda de cabelo, já que combate o problema;

Vitaminas do complexo B: o conjunto de vitaminas B também pode oferecer uma série de vantagens para os seus cabelos, a maioria deles ligados a prevenção da queda, fortalecimento e crescimento dos fios. Conheça algumas delas aqui embaixo: 

    - Vitamina B1: é usada para controlar a queda de cabelo causada por estresse;
    - Vitamina B2: faz com que os fios nasçam com força e combate o enfraquecimento e a queda;
    - Vitamina B3: para quem quer fazer o cabelo crescer, a vitamina B3 (também conhecida como Niacina) é perfeita porque estimula a circulação sanguínea e isso acelera o processo de forma saudável. Além disso, ela também previne a queda e fortalece os fios;
    - Vitamina B5: também encontrada como ácido pantotênico, essa vitamina ajuda a combater a queda de cabelos causada pelo envelhecimento e estimula o crescimento de novos fios liberando o couro cabeludo do acúmulo de pele morta;
    - Vitamina B7: você pode encontrar a vitamina B7 em duas versões. A primeira delas é a biotina, que trata a caspa e evita a queda dos fios. Geralmente, quando há algum desequilíbrio no seu corpo e a biotina está em falta, os cabelos começam a cair com mais frequência. A outra versão da B7 é o inositol, que estimula o crescimento e previne a calvície;
    - Vitamina B12: essa vitamina age internamente e ajuda no processo de divisão celular, estimulando o crescimento dos cabelos. 

Vitamina C: a queridinha das laranjas e limões que salvam qualquer um depois de uma gripe também é útil para os cabelos. Ela tem antioxidantes que produzem colágeno é ótima para amenizar os efeitos dos radicais livres (muito ligados ao envelhecimento); 

Vitamina D: a vitamina que é resultado da exposição ao sol age nos cabelos recuperando a estrutura capilar e combatendo a queda;

Vitamina E: assim como a vitamina C, é antioxidante e previne fatores de envelhecimento, como os fios brancos. Ela também estimula a circulação de sangue no couro cabeludo e ajuda no crescimento dos fios por isso. 

As diferentes formas de aproveitar as propriedades das vitaminas para o cabelo

Quando se fala de cuidados com os cabelos, é muito comum que as rotinas de tratamentos sejam focadas no uso de cremes com ação profunda para hidratação, nutrição ou reconstrução capilar. Manter essa rotina de cuidados frequente é uma das principais maneiras de conseguir bons resultados para a saúde dos seus fios, mas não é a única. 

Para potencializar o efeito das vitaminas no seu cabelo e aproveitar os benefícios delas no resto do seu corpo, invista numa alimentação balanceada e que inclua alimentos ricos em todas as vitaminas. A vitamina A, por exemplo, aparece em alimentos laranjas e folhas verdes. A vitamina C está presente na laranja e em alimentos como brócolis, tomate, espinafre e limão. A vitamina B12, por sua vez, está presente em alimentos de origem animal, ou seja: carne vermelha, frango, peixe, laticínios e ovos. A vitamina E é encontrada na castanha do pará, em aspargos, espinafre e em todos os vegetais escuros. 

A vitamina D, especificamente, não pode ser absorvida pelo corpo através da alimentação. Para manter os níveis dela dentro do que é recomendado para o corpo, você precisa tomar sol diariamente ou apostar na suplementação com medicamentos. Nesse caso, o acompanhamento médico é necessário. 

Como saber se os fios estão precisando de vitamina para cabelo?

Antes de começar a investir nas vitaminas para o cabelo, é essencial que você saiba identificar os sinais que apontam para a necessidade dessa reposição. Mesmo que esses nutrientes possam ser usados para cuidar, até mesmo, de cabelos saudáveis, a situação é mais crítica quando os fios estiverem quebradiços, fracos, opacos, sem vida, caindo mais do que o normal e demorando muito a crescer. Dependendo do caso, inclusive, uma consulta com o dermatologista pode ser necessária para que o profissional te ajude a identificar o que está causando esse resultado. 

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