Saber identificar o tipo de fio na tabela de curvaturas é uma atitude bem comum entre crespas e cacheadas. Esse reconhecimento funciona quase como uma identidade para o cabelo e influencia inclusive quais produtos escolher na hora da compra. Porém, nem todos os crespos estão contemplados na tabela padrão usada pelas brasileiras, que vai do tipo 1 ao 4C. Então, vem com o Fique Diva conhecer e aprender a identificar o crespo tipo 5!
Qual a diferença entre o tipo 4C e o 5?
O principal fator que separa um cabelo tipo 4C do 5 é a curvatura. Nem todo cabelo crespo forma cachos, mesmo quando está molhado ou durante a finalização. Com a crescente do movimento de aceitação dos fios naturais houve uma valorização da definição e dos cachos. Devido a isso, o tipo 5 foi associado ao 4C, o que pode gerar confusão para algumas meninas em como entender e cuidar das madeixas.
Como identificar se o meu cabelo é do tipo 5?
Se você já fez todos os tratamentos possíveis e sente seu cabelo bem cuidado, mas mesmo assim alcançar a definição é difícil para você, o Fique Diva traz novidades: seu cabelo tem grandes chances de ser do tipo 5! Esse tipo é o mais raro no Brasil e apenas 2% das mulheres apresentam fios que se encaixam nesse formato da tabela de curvaturas. Então, se você precisa recorrer à técnicas de texturização, mesmo depois de ter finalizado a sua transição, pode ter certeza que seu cabelo faz parte dos 2%.

O que muda nos cuidados e na finalização?
Em relação aos tratamentos e à finalização, você não tem muito o que se preocupar. Na verdade a sua rotina não deve mudar em quase nada. A nutrição continua sendo a etapa do cronograma que o seu crespo mais precisa. A diferença é que agora você vai entender o motivo dos seus cachos não durarem muito e, consequentemente, sua finalização pode ser mais rápida e menos detalhada. É claro, está tudo bem em querer mudar um pouco e dar uma forma diferente ao cabelo, mas que tal usá-lo ao natural? Abandona a texturização e liberte seu cabelo tipo 5!