Cabelo cacheado com tonalidade loiro escuro Cabelo cacheado com tonalidade loiro escuro

Loiro Escuro: Saiba Como Alcançar o Tom a Partir da Sua Cor de Cabelo

O loiro escuro é um dos tons de loiro mais fáceis de conquistar! Essa tonalidade fica entre o castanho e o loiro, e nem sempre precisa de descoloração para ser alcançada.

O loiro escuro é um dos tons de loiro mais fáceis de conquistar! Essa tonalidade fica entre o castanho e o loiro, e nem sempre precisa de descoloração para ser alcançada. No entanto, cabelos naturalmente muito escuros ou com coloração prévia podem precisar passar pelo procedimento ou até mesmo pela decapagem, para não manchar os fios com reflexos indesejados. Para te ajudar nessa tarefa de mudar o visual, o Fique Diva vai te explicar como alcançar o loiro escuro a partir da sua cor de cabelo. Confira!


Tabela de colorimetria: entenda onde está o loiro escuro e o seu tom atual de cabelo

O primeiro passo para iniciar a missão de alcançar o loiro escuro é entender como funciona a tabela de colorimetria. Nessa tabela de cores de cabelo - que vai do 1, o mais escuro, até o 12, o mais claro -, o loiro escuro é definido como o número 6. Você também pode identificar que o loiro escuro é representado pelo número 6 nas caixinhas de coloração, com a nuance logo em seguida (ela pode ser 0, que é neutra, ou com outros números que representam reflexos dourados, acinzentados, acobreados, entre outros).

Na linha de Niely Gold, o Louro Escuro 6.0 é o loiro neutro, que não tem reflexos. Além dele, você também pode apostar em outras nuances desse tom, como o Loiro Escuro Acinzentado 6.1, loiro escuro dourado e loiro escuro acobreado. Agora, veja a distância do seu tom para o loiro escuro e tenha isso em mente, já que vai ser importante para definir se o cabelo precisa ser descolorido ou não:

1.0 - Preto
2. 0 - Castanho muito escuro
3.0 - Castanho escuro
4.0 - Castanho médio
5.0 - Castanho claro
6.0 - Loiro escuro
7.0 - Loiro médio
8.0 - Loiro claro
9.0 - Loiro muito claro
10.0 - Loiro claríssimo
11.0 - Loiro ultra claro
12.0 - Loiro ultra claríssimo


Do cabelo preto ao loiro escuro: é necessário descolorir os fios

Como o cabelo preto é o mais escuro da tabela de colorimetria e está cinco tons abaixo do loiro escuro, você vai precisar descolorir o cabelo, já que as tintas de caixinha clareiam apenas três tons em cabelos naturais.

Caso o seu cabelo seja tingido de preto, é necessário fazer a decapagem dos fios. Esse é um processo parecido com a descoloração, mas em vez de retirar os pigmentos naturais dos fios, a decapagem remove os pigmentos artificiais. Após isso, dependendo de qual for o seu tom natural, é possível identificar se será necessário ou não fazer a descoloração para alcançar o loiro escuro.


Como ir do cabelo castanho ao loiro escuro: dependendo do tom, não é preciso descolorir

Se o seu cabelo natural estiver entre o castanho médio ou claro, temos boas notícias: você consegue alcançar o loiro escuro apenas com coloração! O castanho claro e o loiro escuro têm várias diferenças, mas são cores próximas. Como a tinta tem o poder de clarear até três tons e esses tons de castanho estão logo abaixo do loiro escuro na tabela de colorimetria, é possível clareá-los sem descolorir.

No entanto, se você tiver um cabelo castanho escuro, não é recomendado clarear o tom sem a descoloração, já que pode causar manchas alaranjadas nos fios. Por isso, é bem provável que o seu cabelo precise ser descolorido para atingir o loiro escuro. Não se esqueça de fazer um cronograma capilar antes e depois de pintar o cabelo para que ele aguente a descoloração, tá, diva?


Do cabelo loiro claro ao loiro escuro: aposte na coloração

Se o seu objetivo é escurecer o cabelo, pode ir sem preocupações, diva! O processo de escurecer os fios é mais simples do que clarear, então se você tem um cabelo loiro claro e deseja alcançar o tom loiro escuro, seja o neutro ou o loiro escuro acinzentado, é possível com uma sessão de coloração.

Mas se você estiver com o cabelo platinado, por exemplo, ou outros tons de loiro claríssimo, a dica é dividir o processo em pelo menos duas sessões para não escurecê-lo de uma vez. Essa grande mudança de tons pode manchar o cabelo, por isso é indicado fazer o escurecimento aos poucos, aplicando primeiro um tom de loiro médio antes do loiro escuro.


Como ir do cabelo ruivo ao loiro escuro: a decapagem é necessária

Retirar os pigmentos vermelhos dos fios é importantíssimo para alcançar o loiro escuro. Isso porque além de correr o risco de provocar um corte químico, o resultado pode ser um comprimento laranja em vez de loiro. Por isso, é necessário fazer a decapagem, que remove os pigmentos artificiais. Após isso, dependendo do tom natural do seu cabelo, pode ser necessário ou não descolorir os fios. Caso precise, a nossa dica é que você não faça a descapagem, descoloração e coloração no mesmo dia, já que são muitos processos para os fios aguentarem sem hidratações e tratamentos no meio. Depois de cuidar dos fios e descolorir, é só aplicar a coloração e pronto!


Quer saber se o loiro escuro combina com você? Então use o Teste Sua Cor

Que tal descobrir se o loiro escuro é a cor perfeita para você? É possível fazer isso antes mesmo de tingir os fios, com a ajuda de um testador virtual! O Teste Sua Cor é uma plataforma de Cor&Ton que mostra como a coloração se comportaria no seu cabelo em apenas alguns passos. Para usar, você deve enviar uma foto sua com as madeixas à mostra e em um ambiente bem iluminado. Depois, basta escolher os tons de loiro escuro disponíveis (Louro Escuro 6.0 e Louro Escuro Acinzentado 6.1) que o resultado vai aparecer na tela. Além dessas cores, a plataforma também conta com mais de 40 nuances de Cor&Ton para experimentar à vontade!