Corte de cabelo repicado aumenta ou diminui o volume dos fios? Descubra como conseguir o melhor resultado para você
Muitas mulheres já pintaram ou têm vontade de pintar o cabelo. O primeiro passo para investir em uma coloração, no entanto, é encontrar a harmonia entre a tonalidade da sua pele e a cor desejada. Conheça toda a tabela de cores de Cor&Ton!
O corte de cabelo repicado é um curinga quando o assunto é aumentar ou diminuir o volume das madeixas. Isso porque, dependendo de como o corte é feito, o cabelo repicado pode ficar mais volumoso e com mais movimento ou com o volume mais equilibrado e distribuído. Truques que vão desde o posicionamento da tesoura até a altura da cabeça em que as mechas começam a ser repicadas fazem toda a diferença no resultado final.
Além disso, o corte de cabelo escolhido também pode ter impacto no efeito de aumentar ou diminuir o volume das madeixas. Se você quer descobrir como conseguir o melhor resultado de acordo com o seu tipo de cabelo, vem com o Fique Diva e confira essas dicas sobre cortes de cabelo feminino repicado.
Corte de cabelo repicado: aposte em camadas mais altas para aumentar e fios repicados nas pontas para diminuir o volume
Lembra que o ponto de partida das mechas repicadas faz toda a diferença? Para quem tem fios cacheados, crespos ou ondulados naturalmente volumosos, apostar em um corte de cabelo repicado nas pontas auxilia a dar mais leveza ao cabelo. Já quem tem cabelos lisos e muito finos, pode fazer camadas repicadas já do topo da cabeça e seguir para as pontas para criar o efeito de volume.
Isso acontece porque, quanto mais curtinhas e próximas uma das outras forem as mechas repicadas, mais volume elas criam nas madeixas. Geralmente, para criar esse tipo de efeito no cabelo repicado, o corte é feito com a tesoura diagonal, enquanto no corte de cabelo repicado menos volumoso, a tesoura fica na vertical e as camadas são mais espaçadas ou feitas apenas em pontos estratégicos, como nas pontas.
Corte de cabelo curto repicado: diferentes versões do short bob criam ambos os efeitos nas madeixas
Corte de cabelo curto repicado: diferentes versões do short bob criam ambos os efeitos nas madeixas Para quem tem pouco comprimento, o modelo de corte de cabelo curto repicado e a finalização é o que vai ditar que efeito você vai conseguir com o corte. Cortes curtos como o short bob com pontas repicadas dão mais leveza e movimento às madeixas, deixando o volume mais equilibrado, especialmente se o seu cabelo for cacheado ou crespo. A finalização com um creme de pentear para definição e técnicas de texturização, como a fitagem, ajudam a valorizar o efeito do corte.
Por outro lado, quem tem cabelos lisos e ondulados mais finos pode investir nesse mesmo corte repicado, mas apostando nas camadas que começam mais próximas ao topo da cabeça e vão até as pontas. Na finalização, a dica é usar um leave-in leve para estilizar as madeixas sem pesar e apostar no efeito messy, que passa a impressão de mais movimento.
Corte de cabelo médio repicado: shaggy hair é opção para dar volume e long bob para diminuir
O shaggy hair é um corte de cabelo médio repicado que está super em alta e é perfeito para quem quer dar mais volume às madeixas. Ele é mais um exemplo de corte de cabelo repicado em que as camadas começam a ser feitas já no topo da cabeça e seguem por todo o comprimento, o que dá esse efeito aos fios. Outro benefício do shaggy hair é que ele funciona em fios de diferentes texturas, portanto se você é uma cacheada querendo um cabelo repicado volumoso ou uma lisa querendo madeixas com mais corpo e movimento, ambas podem investir no visual.
Mas se o seu objetivo é um volume mais controlado e equilibrado, uma alternativa de corte de cabelo repicado médio é o long bob - um dos queridinhos das famosas e influencers. Para conseguir o efeito menos volumoso, valorize a assimetria característica do corte repicado levemente das mechas da altura do queixo até as pontas.
Enquanto no shaggy hair a proposta é uma finalização mais leve, despojada e volumosa para valorizar o cabelo repicado, no corte long bob a dica é apostar em um styling mais estruturado para destacar as camadas, mas manter o volume equilibrado.
Corte cabelo repicado longo: como aumentar ou diminuir o volume dos fios sem perder comprimento?
Investir em um corte de cabelo repicado médio ou curto não é a única forma de aumentar ou diminuir o volume das madeixas. As divas de cabelos longos também podem adicionar algumas camadas repicadas nos fios sem abrir mão do comprimento. E a regrinha é a mesma: quanto mais camadas e quanto mais próximas ao topo da cabeça ou das orelhas elas começarem, mais volume.
Outro segredinho para quem tem cabelos compridos pouco volumosos é fazer o repicado por todo o comprimento e manter a base reta, que ajuda a passar a impressão de cabelos mais encorpados, principalmente os muito compridos.
Por outro lado, se o objetivo é diminuir ou equilibrar o volume, vale apostar em camadas mais espaçadas e pontas bem repicadas para tirar o peso do cabelo. Outra dica é investir em um creme de pentear para o seu tipo de cabelo que seja mais concentrado e dê mais definição e controle aos fios.