progressiva progressiva

Progressiva no cabelo: o que é e quais cuidados ter com os fios alisados?

Te explicamos o que é a progressiva no cabelo, como é feito e quais cuidados ter com os fios depois de passar por esse procedimento químico no cabelo

A progressiva é um procedimento químico que muitas pessoas recorrem para deixar os cabelos lisos de maneira semi permanente, não necessitando do uso diário de fontes de calor para deixar os fios alisados. Embora seja popular nos salões de beleza, muitas pessoas não fazem ideia de quais componentes a progressiva é formulada e nem como cuidar dos fios, depois que o cabelo é exposto a um procedimento químico invasivo para os fios.

Para que você possa saber tudo sobre a progressiva de cabelo, o blog de Fique Diva preparou um guia explicativo sobre o que é a progressiva e quais cuidados ter com o cabelo depois de realizar esse procedimento.


O que a progressiva faz no cabelo?

A escova progressiva é um procedimento químico que alisa os fios, deixando-os mais lisos e com menos volume. Ela age na estrutura do cabelo, modificando as ligações químicas dos fios e tornando-os mais maleáveis. Geralmente é feito por quem tem cabelo com curvatura ou com muito volume, visando fios mais alinhados e completamente lisos. Os componentes da fórmula da progressiva atuam diretamente na estrutura da fibra, de forma profunda e alterando o seu aspecto.


Quais são os tipos de escova progressiva?

É possível encontrar diferentes tipos de escova progressiva, o que as diferencia é a quantidade de princípio alisante ativo, como carbocisteína e o ácido glioxílico. O uso de formol como tratamento alisante não é permitido, por conta dos seus diversos riscos à saúde. Abaixo, confira alguns tipos mais comuns de escova progressiva:

  • Escova progressiva definitiva: esse tipo de escova progressiva alisa profundamente os cabelos, sendo capaz de até mesmo alterar a estrutura dos fios. Sua duração varia de 4 a 6 meses e geralmente só é removida por completo dos fios apenas se cortar o cabelo.
  • Escova progressiva inteligente: nesse tipo de progressiva é possível ter cabelos lisos com efeito mais natural, sem ficar com o cabelo completamente alinhado. Pessoas que desejam reduzir o volume dos cabelos costumam optar por esse tipo de progressiva.
  • Escova progressiva marroquina: conhecida por seu cheiro forte, a escova progressiva marroquina usa como base de sua fórmula o óleo de cacau, que junto da queratina promovem o alinhamento dos fios.

Qual o tempo de duração da progressiva?

O tempo de duração da progressiva varia de acordo com o tipo de cabelo e o cuidado após o procedimento. Em média, ela dura de 3 a 6 meses, dependendo muito da frequência com que é levado o cabelo e também de qual o resultado que deseja obter com a escova progressiva.


Progressiva estraga o cabelo?

Depende muito de como é feito o procedimento e com qual frequência é aplicado nos fios. Como a escova progressiva é invasiva para os fios, ela acaba penetrando profundamente na camada interna da fibra, alterando a sua estrutura. Se o seu cabelo está fragilizado e quebradiço, é importante que seja feito um protocolo de recuperação e tratamento do cabelo, para reforçar a saúde da fibra e ela conseguir passar pelo procedimento da progressiva sem sofrer danos profundos e irreversíveis.

Cabelo que contém química, como descoloração, coloração ou outros tipos de alisamento, deve ser avaliado por um profissional especializado, para entender se o fio está saudável e passar pelo procedimento de progressiva sem sofrer danos profundos, como o corte químico ou queda dos fios. Isso pode ocorrer devido ao acúmulo de produtos na fibra, em especial produtos que sejam alcalinos, como os pigmentos de coloração, fazendo com o que o fio não aguente a quantidade de agentes na fibra e acabe se rompendo.

Por isso, sempre faça uma avaliação do seu cabelo com um profissional da sua confiança e entenda se seu cabelo está apto a passar pelo procedimento de progressiva.

 

mulher de cabelo lisos sendo escovados por outra pessoa


Quando não se deve aplicar a progressiva?

A progressiva não é indicada para cabelos muito danificados, com quebra ou queda excessiva. Além disso, gestantes e lactantes devem evitar o procedimento, assim como pessoas com alergias ou sensibilidade aos componentes da fórmula.


Quais cuidados ter nos fios que tem progressiva?

Os cabelos com progressiva precisam de cuidados especiais pós procedimento, uma vez que por conta da ação mais profunda do fio, é necessário repor alguns nutrientes e recuperar a resistência da fibra. Cuidados como lavar os cabelos com água morna ou fria, usar produtos recomendados para cabelos quimicamente tratados e seguir um cronograma capilar podem fazer a diferença na saúde do seu cabelo.


Cronograma capilar

Quem tem cabelos quimicamente tratados deve investir numa rotina de cronograma capilar, para poder reparar os nutrientes que foram perdidos durante o procedimento e que também acabam se perdendo por conta da ação de fatores externos, como uso de fontes de calor e exposição à poluição.

O cronograma capilar consiste numa rotina de cuidados com o cabelo, que intercala três etapas: nutrição, reconstrução e hidratação. Essas etapas são responsáveis por devolver lipídios, massa, queratina, aminoácidos e ajudar na melhor absorção de água nos fios, dessa forma o cabelo consegue se fortalecer e recuperar parte de seus nutrientes.


Qual a diferença entre a progressiva e o botox?

A progressiva e o botox capilar são procedimentos diferentes. Enquanto a progressiva alisa os fios, o botox capilar hidrata e nutre profundamente, reduzindo o frizz e o volume. O botox capilar também pode ser usado em cabelos cacheados e ondulados, enquanto a progressiva é mais indicada para obter cabelos lisos e bem alinhados.


Conheça os produtos de pós quimica de Niely Gold

Pensada para cuidar de cabelos quimicamente tratados, a linha de Niely Gold Pós Química Poderoso conta com Óleo de Argan em sua composição, ajudando a recuperar lipídios dos fios, deixando-os hidratados e nutridos. Os aminoácidos que compõem o Creme de Tratamento Pós Química juntamente com o Óleo de Argan, são responsáveis por ajudar a depositar nutrientes importantes na cutícula, promovendo a recuperação de fios danificados e garantindo brilho extremo.