Cabelo muito oleoso: guia completo de como cuidar corretamente
A oleosidade protege o couro cabeludo e evita a quebra dos fios. Porém, em excesso, pode comprometer o visual, provocar caspa e queda. O Fique Diva selecionou algumas mudanças de hábito que podem ajudar a controlar este efeito. Confira!
Sabemos que a oleosidade protege o couro cabeludo e evita a quebra do cabelo. No entanto, o excesso de óleo nos fios pode comprometer a saúde e o visual, provocando caspa e queda. Mas não se preocupe! Com algumas mudanças de hábitos e na escolha de produtos, o cabelo oleoso consegue se tornar saudável e belo . Para saber como controlar esse efeito, o Fique Diva selecionou algumas mudanças de hábitos que podem te ajudar no dia a dia. Confira!
Cabelo oleoso: quais são as causas da oleosidade em excesso?
Antes de começar o tratamento para reduzir a oleosidade dos fios, é essencial que você saiba quais são os motivos para o surgimento do problema. Dentre eles, os principais são:
- acúmulo de produtos no couro cabeludo;
- utilizar produtos na raiz que não são indicados para a aplicação nesta região;
- lavar o cabelo com água quente;
- lavar as madeixas com pouca ou muita frequência.
O acúmulo de produtos no couro cabeludo causa um “entupimento” dos poros, resultando no aumento da oleosidade. As outras causas podem ser alteradas por mudanças de hábitos, mas, para resolver a questão do acúmulo de produtos, a melhor opção é fazer um detox capilar no cabelo oleoso.
Faça um detox capilar para reduzir a oleosidade do cabelo oleoso
Se você ainda não sabe o que é detox capilar , calma que vamos te explicar! Detox capilar é um tratamento que desintoxica o couro cabeludo, ou seja, ele remove os resíduos que se acumularam na região - produtos, impurezas, poluição e oleosidade. O tratamento é recomendado não só para o cabelo oleoso, como também para cabelos mistos , já que é necessário uma limpeza profunda na raiz para controlar a produção de sebo.
Como fazer detox capilar?
Para um tratamento completo, o detox capilar pode ser feito em casa com shampoo detox, condicionador, creme de tratamento e finalizador. Você só precisa investir em uma linha de produtos que tenha ingredientes hidratantes e antioxidantes, como chá verde e limão, que fazem limpeza profunda no couro cabeludo e reduzem a oleosidade sem ressecar os fios.
Como acabar com a oleosidade do cabelo: invista em um shampoo para cabelo oleoso
Na próxima compra, procure substituir seu shampoo comum por um com função própria para remover o excesso de oleosidade sem ressecar os fios, além de potencializar a hidratação capilar. Diferentemente dos shampoos convencionais, esse produto é feito para remover qualquer acúmulo de oleosidade e resquícios de produtos com os ativos certeiros. Se você ainda não sabe em qual shampoo para cabelo oleoso investir, a nossa sugestão é o shampoo da coleção Detox, de Niely Gold, rica em limão e chá verde para purificar o couro cabeludo sem ressecar as pontas! O melhor de tudo é que o shampoo detox está liberado para uso diário, ou seja, ele pode ser utilizado em todas as lavagens para limpar profundamente a raiz e minimizar a oleosidade.
Dica de diva: a melhor maneira de tratar a oleosidade excessiva do cabelo oleoso é investir em uma coleção completa para esse tipo de fio. Além do shampoo para cabelo oleoso, Detox conta com creme de tratamento, condicionador e finalizador, todos enriquecidos com limão e chá verde para purificar o couro cabeludo!
O shampoo para cabelo oleoso deve ser usado conforme a necessidade dos fios durante a lavagem
O mais importante para quem tem esse tipo de cabelo é usar produtos que ajudam a diminuir a produção de óleo. Além de utilizar o shampoo para cabelo oleoso ideal, capriche na higienização repetindo a lavagem com shampoo caso sinta necessidade. Esse hábito ajuda a limpar o couro cabeludo por completo! Lembre-se que esfregar o couro com as unhas não é uma boa ideia e pode causar feridas, então sempre utilize as pontas dos dedos para massagear o couro cabeludo.
Use o condicionador do jeito certo para não agravar a oleosidade do cabelo oleoso
Se você sofre com a oleosidade excessiva, não é preciso parar de usar o condicionador na hora do banho, e sim aprender a usá-lo do jeito certo. Uma das funções deste produto é fechar as cutículas do fio que o shampoo abre na higienização. Além disso, ele forma uma película protetora ao redor dos cabelos diminuindo o ressecamento e deixando-os mais macios e brilhosos. Portanto, o cosmético não deve ser deixado de lado na hora de lavar suas madeixas.
O condicionador deve ser usado após o shampoo, apenas no comprimento do cabelo, e agir por aproximadamente três minutos. Em seguida é preciso enxaguar bem. Nunca deixe resquícios do condicionador nos cabelos, caso contrário, o fio ficará muito gorduroso, com aspecto pesado e com tendência de surgimento da caspa. Além disso, vale guardar essa informação: nunca aplique o condicionador na raiz, isso pode provocar aumento da oleosidade.
Lave o cabelo oleoso na frequência certa para evitar o acúmulo de impurezas
Se você tem um cabelo oleoso e costuma demorar para lavá-lo, o excesso de oleosidade pode estar sendo provocado por esse hábito. Ficar muito tempo sem higienizar os fios pode desequilibrar a produção de sebo, provocando um aumento de óleos no couro cabeludo. Porém, enxaguá-lo várias vezes por dia pode ter um efeito rebote da oleosidade como uma forma de defesa do couro cabeludo. Por isso, o ideal é intercalar as lavagens dia sim, dia não, e utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo.
Mude o hábito de mexer no cabelo oleoso o tempo todo
Mexer o dia todo no cabelo, seja por hábito, timidez ou para mudar o lado da repartição, também é um hábito ruim e que deixa nossos fios com aspecto pesado. O acúmulo de sujeira ao longo do dia, suor e gordura da pele podem favorecer a produção de óleo. Por isso, evite tocar nos fios o tempo todo, ok, diva? Você vai notar que os fios vão continuar mais leves por um bom tempo!
Água quente para lavar o cabelo oleoso? Nem pensar!
Se você quer controlar a oleosidade dos seus cabelos, evite lavar os fios com água quente . A alta temperatura vai estimular ainda mais a produção de óleo, além de favorecer o ressecamento das madeixas. O segredo é começar o banho com água morna para retirar o excesso de oleosidade da raiz e depois terminar com água fria - truque perfeito para dar brilhos aos cabelos. Experimente!
Evite usar o secador muito quente perto da raiz do cabelo oleoso
Vai usar o secador para agilizar a secagem dos fios ? Até pode, mas procure dar, pelo menos, 10 centímetros de distância da raiz. A quentura do vento localizado pode estimular a produção de sebo, além de ressecar o couro cabeludo. Após secar os fios com o secador, a dica é utilizar o jato frio para dar aquele brilho natural nos cabelos.