Fique Diva - 4 dicas para cuidar dos cabelos oleosos

19/02/2020 / Publicado por Ariel Borges

4 dicas para cuidar dos cabelos oleosos

Os cabelos oleosos precisam de cuidados específicos: conheça mais sobre eles aqui

Os cabelos oleosos precisam de cuidados específicos: conheça mais sobre eles aqui

A água quente é inimiga do cabelo oleoso: vale a pena evitar

A água quente é inimiga do cabelo oleoso: vale a pena evitar

Os fios ondulados e lisos têm maior probabilidade de ficar oleosos

Os fios ondulados e lisos têm maior probabilidade de ficar oleosos

Dica bônus: evite manusear muito o cabelo oleoso

Dica bônus: evite manusear muito o cabelo oleoso

Que cada mulher tem um tipo de cabelo, todo mundo sabe, mas ainda assim, muita gente tenta usar as técnicas de um no outro. Quando isso acontece, o resultado nunca acaba sendo muito bom e daí para pensar que o seu cabelo não tem jeito é um pulo, né, diva? As donas de cabelos oleosos sabem bem o que é tentar uma série de coisas que não dão certo na hora de cuidar das madeixas — por isso, hoje a gente está aqui para te dar dicas de ouro sobre o que fazer para deixar seus fios da melhor forma possível. Vem ver! 

1) Cabelo oleoso e água quente não combinam

A gente sabe que quando chega o inverno, o que salva a hora do banho é a água bem quente, mas fica a dica: se o seu cabelo é oleoso, é bom evitar. A água quente não é recomendada para a lavagem de qualquer tipo de cabelo justamente por causar o ressecamento dos fios. Você pode pensar que isso é bom, já que tem o cabelo oleoso, mas não é bem por aí: se seu cabelo resseca, o couro cabeludo que já produz bastante oleosidade vai entender que precisa dobrar o trabalho para acabar com o ressecamento. Ou seja: seu cabelo vai ficar mais oleoso ainda! Prefira a água fria ou morna na hora das lavagens, ok?

2) Use produtos específicos para cabelos oleosos

Além de acertar na temperatura da água, você também vai precisar tomar cuidado com os produtos que usa durante as lavagens. O shampoo para cabelo oleoso, por exemplo, é indispensável, para que a sujeira seja retirada da melhor maneira, mas o mesmo vale para condicionadores, cremes para pentear e leave-ins. Se você quiser usar um shampoo antirresíduos de vez em quando, mantenha duas semanas de intervalo entre as lavagens específicas para evitar o efeito rebote (o mesmo que acontece depois do ressecamento causado pela água quente). 

3) A hidratação para cabelo oleoso é importante, sim

Muita gente acha que o cabelo oleoso não precisa de cuidados específicos como a hidratação, mas essa ideia está bem errada, viu, diva? A oleosidade natural dos seus fios não tem o poder de repor água e nutrientes aos fios e a falta desses processos pode deixar seu cabelo quebradiço, fraco e com pontas duplas. Na hora de fazer a hidratação para cabelo oleoso use a máscara específica de sua preferência e espalhe o produto com alguns dedos de distância da raiz. No caso da nutrição, se você preferir usar óleo vegetal e fazer uma umectação, deixe o produto agir por apenas algumas horas: não fique a noite toda e nem deixe o óleo encostar na raiz.  

4) Aposte no shampoo seco para dia a dia

Além de usar os produtos específicos na hora da lavagem do cabelo oleoso, o ideal é que você tente ao máximo fazer essa limpeza em dias intercalados. Para amenizar a oleosidade nos dias em que você não for lavar o cabelo, o shampoo seco vai ser seu melhor amigo. Seja em spray ou em pó, ele vai absorver a oleosidade e te ajudar a segurar o aspecto de limpeza dos fios por mais tempo, deixando a raiz bem soltinha. 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram