Apesar de serem fiéis à chapinha, muitas mulheres ainda têm dúvidas se a ferramenta prejudica ou não os cabelos. Pensando nisso, o Fique Diva reuniu as principais questões femininas sobre esse assunto e mostrou as melhores soluções para continuar utilizando a prancha sem danificar os cabelos. Se você é fã do alisamento, confira e anote todas as dicas para manter os fios saudáveis!
A chapinha faz mal ao cabelo?
Essa é a dúvida em comum entre as mulheres que fazem o uso da prancha e também das que tem receio de estragar os cabelos. A verdade sobre esse assunto é que a chapinha não prejudica os fios por si só, e sim o uso frequente sem proteção térmica e cuidados diários com as madeixas.
Se você tem o hábito de aplicar um leave-in ou óleo de argan antes de alisar os fios e, ainda hidratar semanalmente, pode ficar tranquila, pois seus cabelos estarão blindados contra o ressecamento e o envelhecimento precoce.
Quais são os danos causados pela chapinha?
O uso frequente de secador e chapinha unido à falta de hidratações e uso de produtos termoprotetores pode facilitar o ressecamento dos fios, deixá-los frágeis e sujeitos à quebra. Além disso, as famosas pontas duplas também são uma consequência incômoda, causada pelo uso constante da prancha sem aplicar um finalizador termoativado.
Solução: para evitar esse tipo de problema capilar, invista em tratamentos com óleo de argan ou cauterizações para repor a queratina das madeixas e não abra mão do silicone para selar as pontinhas do cabelo após o procedimento.
Quais produtos posso usar antes e depois da prancha?
Depois de lavar os cabelos corretamente, aplique o leave-in nos fios úmidos, assim você estará protegendo-os da temperatura do secador e da chapinha. Como este produto é facilmente termoativado pelo calor dessas ferramentas, ajudará também a dar brilho extra e uma textura supersedosa às madeixas.
Agora que seus cabelos já estão lisos, não esqueça da finalização: com um silicone ou um óleo capilar, você pode selar as pontas do cabelo e amenizar o efeito espigado.
Qual a diferença entre chapinha de cerâmica e as comuns?
As pranchas de cerâmica são mais recomendadas para quem faz uso diário. Isto porque, elas possuem tecnologia que permite que a temperatura fique equilibrada durante todo o processo, evitando queimar os fios sensíveis e o couro cabeludo.
Além disso, outra vantagem é que elas esquentam mais rápido que as comuns, o que significa que você não precisa esperar muito tempo para começar a modelar seu cabelo. Além de alisar sem danificar, a cerâmica ajuda a ativar o brilho dos cabelos, principalmente se você aplicar um leave-in antes do secador.
Como alisar sem deixar os fios marcados?
O ideal é começar sempre pela raiz, segurando a prancha a 90 graus. Quando estiver na metade do comprimento, abaixe a mão, acompanhando o formato da cabeça. Faça um movimento contínuo do começo ao fim da mecha e pronto!