Fique Diva - Azeite no cabelo: conheça os benefícios do produto como tratamento para os fios

13/08/2020 / Publicado por Gabrielle Nunes

Azeite no cabelo: conheça os benefícios do produto como tratamento para os fios

O azeite no cabelo é recomendado no tratamento de diferentes tipos de fios (Foto: Instagram @sojazzaye)

O azeite no cabelo é recomendado no tratamento de diferentes tipos de fios (Foto: Instagram @sojazzaye)

Cabelos coloridos, alisados ou relaxados podem aproveitar os benefícios do azeite para o cabelo (Foto: Instagram @eman)

Cabelos coloridos, alisados ou relaxados podem aproveitar os benefícios do azeite para o cabelo (Foto: Instagram @eman)

O azeite de oliva no cabelo cacheado ajuda a hidratar e nutrir os fios além de acabar com o frizz (Foto: Instagram @toush1i)

O azeite de oliva no cabelo cacheado ajuda a hidratar e nutrir os fios além de acabar com o frizz (Foto: Instagram @toush1i)

Use o azeite no cabelo com mel, queratina ou maizena para garantir diferentes resultados (Foto: Instagram @rubytuesdaymatthews)

Use o azeite no cabelo com mel, queratina ou maizena para garantir diferentes resultados (Foto: Instagram @rubytuesdaymatthews)

Você já pensou em passar azeite no cabelo? Isso mesmo, o azeite de oliva usado na cozinha também pode trazer muitos benefícios para as suas madeixas. Esse óleo vegetal é um ótimo ingrediente para potencializar sua hidratação capilar - perfeito para quem ama receitinhas caseiras - e também pode ser usado na umectação. 

Ficou curiosa e quer saber mais sobre os benefícios do azeite de oliva no cabelo, como usá-lo e para que tipo de cabelo ele é indicado? Hoje o Fique Diva vai contar tudo que você precisa saber para deixar seus fios ainda mais lindos e saudáveis! É só anotar as dicas e apostar nos tratamentos com azeite!

Azeite no cabelo: benefícios do óleo vegetal para os fios

O benefício mais conhecido de usar azeite de oliva no cabelo é que esse óleo repõe os lipídios perdidos pelos fios, combatendo o ressecamento. Por isso, ele é muito usado nas madeixas secas, como é o caso dos cabelos cacheados e crespos, já que o formato das molinhas impede que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas e isso contribui para o ressecamento. Mesmo que os cabelos lisos e ondulados não enfrentem essa questão, eles também podem ficar ressecados no dia a dia e, por isso, podem contar com o azeite de oliva para o tratamento. 

Além disso, o azeite é rico em vitamina E, que tem propriedades antioxidantes e ajuda a recuperar a saúde dos fios. As donas de fios quimicamente tratados se beneficiam dessa parte. Quem tem fios opacos e sem vida também pode apostar no azeite de oliva para recuperar o brilho, controlar o frizz e estimular a definição no caso dos cachos e crespos. Os benefícios do azeite de oliva no cabelo também incluem o projeto Rapunzel: ele estimula o crescimento capilar e a vitamina C em sua composição ajuda na produção de colágeno, que deixa os fios mais encorpados.. 

Dica de diva: na hora de escolher o azeite que você vai usar no cabelo, dê preferência ao extravirgem, ok?

Como usar azeite no cabelo?

Mesmo que os óleos vegetais sejam muito populares nas rotinas de cuidados das cacheadas e crespas, os benefícios do azeite para o cabelo podem ser aproveitados por donas de todos os tipos de fios. O que vai mudar em cada caso é a forma de usar azeite no cabelo, já que, dependendo das necessidades e da natureza dos fios, alguns cuidados são necessários. 

Nos cabelos lisos e ondulados, o azeite pode potencializar a hidratação ou ser usado para proteger as pontinhas, evitando as temidas pontas duplas, o frizz e o ressecamento das madeixas. Para essas mulheres, a precaução principal está em não deixar o azeite em contato direto com o couro cabeludo que costuma ter tendência à oleosidade por muito tempo. Já nas madeixas cacheadas e crespas, esse óleo vegetal pode fazer parte da hidratação ou mesmo da umectação capilar — tanto a que leva apenas algumas horas quanto a noturna. 

Azeite de oliva no cabelo: passo a passo da hidratação caseira

Essa é a receita mais simples de hidratação com azeite e pode ser usada em todos os tipos de cabelo, dos crespos aos lisos. Usar esse óleo vegetal turbina a etapa da hidratação no cronograma capilar e a transforma numa hidronutrição. O resultado são fios super hidratados, nutridos, brilhosos e super saudáveis. Confira o passo a passo aqui:

1º passo: separe um pouco da sua máscara de hidratação favorita, em uma quantidade suficiente para todo o cabelo;

2º passo: adicione uma colher de sopa de azeite extravirgem e misture bem, até conquistar uma textura homogênea;

3º passo: aplique no cabelo lavado apenas com shampoo e úmido, em todo o comprimento e pontas. Deixe agir por 30 minutos;

4º passo: enxágue bem o cabelo para remover totalmente a mistura e finalize como de costume.

Hidratação com azeite de oliva no cabelo cacheado pode incluir maizena 

A maizena é outro ingrediente muito popular nas receitinhas caseiras, principalmente entre as cacheadas e crespas. Ela ajuda a deixar os fios brilhosos e garante um resultado ainda mais duradouro na hidratação dos fios. Por isso, pode ser uma ótima ideia unir a maizena ao azeite na hora de cuidar dos cachinhos. Quer saber como fazer isso? Confira o passo a passo do tratamento:

1º passo: junte 200 ml de água e duas colheres de sopa de maizena numa panela. Depois de conseguir uma mistura homogênea, leve o recipiente a fogo baixo, até conquistar a consistência de mingau;

2º passo: depois que o mingau esfriar, adicione uma colher de sopa de azeite extravirgem e um pouco da sua máscara de hidratação favorita a ele num pote separado;

3º passo: aplique em todo o cabelo lavado apenas com shampoo, mecha por mecha, e deixe agir por 30 minutos;

4º passo: depois do tempo de ação, enxágue completamente a mistura dos fios e finalize como de costume. 

Azeite no cabelo + mel: na hidratação, os dois ingredientes ajudam a fortalecer os fios quebradiços

Se você tem dificuldades na hora de deixar os cabelos crescerem porque sobre com a quebra dos fios no comprimento, a hidratação com azeite também pode te ajudar — nesse caso, com uma forcinha extra do mel. O mel é um aliado poderoso para fortalecer os fios e te ajudar a conquistar o tão sonhado cabelo longo. A receitinha é super simples e pode ser a solução ideal para acabar com os fios quebradiços. Confira:

1º passo: em um recipiente plástico, coloque um pouco da sua máscara de hidratação favorita;

2º passo: adicione uma colher de sopa de mel e duas colheres de sopa de azeite extravirgem e misture bem;

3º passo: aplique em todo o cabelo lavado com shampoo do comprimento às pontas, deixando agir por 30 minutos; 

4º passo: enxágue completamente os fios depois do tempo de ação e finalize como preferir.

Dormir com azeite no cabelo nutre os fios durante o sono

Com os compromissos da rotina, nem sempre sobra muito tempo para cuidar das madeixas no dia a dia — e você, provavelmente, não quer sair por aí com os cabelos besuntados de azeite, né? Por isso, a umectação noturna pode ser uma ótima solução para quem não quer abrir mão da saúde e da beleza dos fios, mas busca praticidade. Assim, o óleo vegetal age durante à noite, enquanto você dorme. Além de nutrir os fios, ele também faz um detox no couro cabeludo. O passo a passo é bem simples:

1º passo: com os cabelos secos e não lavados, aplique uma camada generosa de azeite em cada mecha, enluvando os fios;

2º passo: em seguida, prenda as madeixas numa trança ou num coque frouxo e coloque uma touca para não sujar o travesseiro;

3º passo: no dia seguinte, é só lavar os cabelos com shampoo e finalizar como de costume. 

Por causa do contato prolongado do azeite com o couro cabeludo, a umectação noturna não é recomendada para donas de fios que já têm tendência a ficarem oleosos, ok?

Hidratação com azeite: cabelo danificado pode ser recuperado com o óleo junto da queratina líquida

A queratina líquida é muito usada na reconstrução capilar, já que ela está naturalmente presente nos fios e ajuda a restaurar a fibra dos fios de dentro para fora, combatendo os danos que enfraquecem o cabelo. Mas sabia que o azeite pode ser usado junto com a queratina para tratar madeixas ressecadas e frágeis? Veja o passo a passo da receitinha aqui embaixo e descubra como deixar o cabelo nutrido, forte e cheio de brilho!  

1º passo: misture em um potinho a quantidade necessária para o seu cabelo de uma máscara de tratamento, uma ou duas colheres de chá de azeite extravirgem e uma colher de sopa de queratina líquida;

2º passo: aplique a mistura nos fios lavados com shampoo e deixe agir por 15 minutos;

3º passo: enxágue completamente os fios após o tempo de pausa e finalize como preferir.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram