Fique Diva - Banho de brilho caseiro: 5 formas de evitar a opacidade nos cabelos

30/12/2020 / Publicado por Joanna Lopes

Banho de brilho caseiro: 5 formas de evitar a opacidade nos cabelos

O banho de brilho caseiro é uma ótima solução para recuperar o brilho dos fios e combater o ressecamento e opacidade

O banho de brilho caseiro é uma ótima solução para recuperar o brilho dos fios e combater o ressecamento e opacidade

O banho de brilho caseiro é uma ótima maneira de combater o ressecamento e a opacidade dos fios sem precisar sair de casa. A técnica é muito benéfica para quem tem cabelos tingidos e com química, mas também pode ser usada em madeixas naturais. Sua função é devolver a cor, maciez e hidratação, deixando o cabelo mais fortalecido e nutrido. Dependendo da fórmula do produto utilizado, o ritual ainda ajuda a deixar o cabelo blindado de agressões externas que favorecem o ressecamento e a quebra.

Quer saber mais sobre como fazer um banho de brilho em casa? O Fique Diva separou 5 dicas para evitar a opacidade dos cabelos e manter os fios sedosos e com aparência saudável. Confira!

Dica 1) Escolha produtos de acordo com a necessidade dos fios 

Escolher os produtos adequados é um fator diferencial no resultado do banho de brilho. Para isso, é preciso entender bem quais as necessidades do seu cabelo. Se seus fios precisam de um reforço na nutrição, procure optar por cremes ricos em vitaminas D e E, pois os dois ingredientes ajudam a fortalecer os cabelos e repor proteínas. Se o problema for o ressecamento e a quebra, o óleo de argan é um grande aliado. Ele desempenha ação restauradora e potencializa a hidratação e maciez dos fios.

Outro ingrediente que ajuda a deixar o cabelo mais hidratado, sedoso e brilhante é a água de coco. Produtos com o ingrediente são ricos em minerais, aminoácidos e vitaminas que hidratam os fios e repõem nutrientes importantes. 

 

Dica 2) Faça um banho de brilho com tonalizante para recuperar o brilho e deixar a cor vibrante 

banho de brilho com tonalizante ajuda a realçar a cor do seu cabelo natural ou tingido, reduz o aspecto desbotado ou opaco e devolve brilho aos fios. Diferente das tinturas tradicionais, o tonalizante não contém amônia e, por esse motivo, não agride as madeixas, proporcionando um efeito mais natural. 

O banho de brilho com tonalizante também é muito benéfico para cabelos tingidos e que possuem outros tipos de procedimentos químicos, como alisamento. Tudo o que você precisa é escolher um tonalizante da mesma cor ou tom mais próximo possível da sua coloração atual. 

Veja um passo a passo de como realizar o banho de brilho com tonalizante. 

Passo 1: misture o tonalizante com três colheres de sopa de uma máscara de tratamento de cor branca; 

Passo 2: separe o cabelo em mechas finas e aplique a mistura com luvas de proteção, mecha por mecha;  

Passo 3: Deixe o produto agir por 30 minutos e depois enxágue até retirar todo o excesso de produto dos fios.

Vale ressaltar que o banho de brilho não é um retoque da tintura, mas, sim, um realce na cor. Por isso, ao perceber que a raiz está mais escura que o comprimento, o ideal é tingir o cabelo antes do tonalizante. Caso contrário, o resultado do banho de brilho pode evidenciar a diferença de tons. 

Dica 3) Experimente hidratar as madeixas com extrato de babosa para deixar os fios mais iluminados 

O extrato de babosa é um gel presente no miolo da babosa. Também conhecido como aloe vera, sua composição é rica em vitaminas e nutrientes que deixam o cabelo mais hidratado, nutrido e macio. Além disso, o ingrediente também recupera o brilho e combate a quebra, trazendo beleza e saúde para os fios.  

Fazer o banho de brilho com babosa é bem simples. Confira um passo a passo: 

 Passo 1: separe duas folhas de babosa e retire o gel transparente de dentro; 

 Passo 2: misture com 100 ml de água;  

 Passo 3: misture tudo até formar uma solução homogênea; 

 Passo 4: aplique a mistura nos fios e deixe agir por, aproximadamente, 30 minutos;

 Passo 5: enxágue os fios com água fria e finalize como de costume.

Dica 4) Lave sempre as madeixas com água fria 

 Além de escolher os produtos corretos, um bom resultado do banho de brilho depende da forma como é feito. Na hora do ritual, evite enxaguar os fios com água quente. A temperatura alta retira parte da hidratação natural dos fios e abre as cutículas, deixando o cabelo mais seco e poroso. As cutículas abertas também facilitam a perda de nutrientes importantes que mantém a saúde do cabelo. 

O ideal é lavar as madeixas com água fria ou, no máximo, morna. Dessa forma, você sela as cutículas e evita a perda de hidratação e nutrição do cabelo, deixando-o mais sedoso, macio e iluminado. 

Dica 5) Use um bom protetor térmico antes de usar secador ou chapinha 

Para quem prefere finalizar os cabelos com uso de chapinha ou secador, o protetor térmico é um produto indispensável. Sua função é proteger os fios do calor das duas ferramentas e de outras agressões externas, formando uma espécie de barreira de proteção. Assim, é possível prolongar o resultado do banho de brilho, já que quanto mais protegido o cabelo estiver, menor o risco de aspecto opaco e ressecado. 

 

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram