Se engana quem pensa que os piolhos são uma exclusividade das crianças. Adultos e adolescentes também estão expostos aos riscos da pediculose (infestação de piolhos). Essa doença é causada pelo parasita, que se espalha em poucos dias por todo o cabelo. E a transmissão é feita apenas ao existir contato direto com uma cabeça infestada ou pelo uso de pentes, escovas ou toalha de alguém que esteja sofrendo com a pediculose. E uma das grandes dúvidas sobre o assunto é se o uso de procedimentos químicos nas madeixas evitam a hospedagem dos parasitas. Quer saber a resposta? Vem com a gente acompanhar a matéria!
A progressiva não evita que você pegue piolho
Não existe nenhuma comprovação científica de que a progressiva, e outros procedimentos químicos, evitem o surgimento de piolhos. Todos os tipos de fio, sejam eles lisos, ondulados, cacheados ou crespos, com ou sem química, estão sujeitos a serem hóspedes do piolho. E usar os procedimentos químicos para matar esses parasitas não é uma boa ideia, pois dificilmente um profissional vai se dispor a tratar um cabelo infestado. Então, procure acabar com o problema antes de voltar a aplicar a química.
Ferramentas de calor não podem matar piolhos
Outro mito a respeito da pediculose é que as ferramentas de calor, como o secador e a chapinha, podem ajudar a matar os piolhos. De acordo com alguns especialistas o efeito é o contrário do desejado. Manter as madeixas mais aquecidas pode acabar ajudando a eclodir as lêndeas e piorar o problema. E para conseguir matar de vez os piolhos você vai precisar de uma temperatura muito elevada para suas madeixas, o que causa danos à saúde capilar. Portanto, evite usar o secador e a chapinha para esses fins.
Use os medicamentos indicados para o tratamento da pediculose
Para resultados eficazes contra a pediculose, a dica é utilizar os medicamentos indicados pelos médicos. Você pode encontrá-los facilmente nas farmácias e não precisa se preocupar, pois esse tipo de medicação não exige receita médica. Siga todos os passos indicados na embalagem e depois aposte em uma boa hidratação para evitar que os fios fiquem ressecados.