Fique Diva - Cabelo crespo 4c: tratamento, finalização, cuidados... tudo sobre o tipo de fio!

31/08/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Cabelo crespo 4c: tratamento, finalização, cuidados... tudo sobre o tipo de fio!

Os cabelo crespo 4C precisa de cuidados específicos para ficar ainda mais bonito; confira as dicas de tratamento, finalização, corte e mais! (Foto: Instagram @osnapitzsar)

Os cabelo crespo 4C precisa de cuidados específicos para ficar ainda mais bonito; confira as dicas de tratamento, finalização, corte e mais! (Foto: Instagram @osnapitzsar)

Por ser mais seco, o cabelo 4C precisa de muita hidratação e nutrição capilar (Foto: Instagram @iamzoefoster)

Por ser mais seco, o cabelo 4C precisa de muita hidratação e nutrição capilar (Foto: Instagram @iamzoefoster)

Os shampoos de ação hidratante são um dos melhores produtos para cabelos 4C (Foto: Instagram @simplycyn)Os shampoos de ação hidratante são um dos melhores produtos para cabelos 4C

Os shampoos de ação hidratante são um dos melhores produtos para cabelos 4C (Foto: Instagram @simplycyn)Os shampoos de ação hidratante são um dos melhores produtos para cabelos 4C

Na finalização dos cabelos crespos, aposte na fitagem e em técnicas de texturização como os coquinhos e o twist (Foto: Instagram @creolenaturelle)

Na finalização dos cabelos crespos, aposte na fitagem e em técnicas de texturização como os coquinhos e o twist (Foto: Instagram @creolenaturelle)

O tapered hair é um corte de cabelo 4C curto que valoriza o formato e o volume dos fios

O tapered hair é um corte de cabelo 4C curto que valoriza o formato e o volume dos fios

Tratar corretamente os cabelos crespos e cacheados garante maior controle sobre as características naturais desses fios. E isso significa que você não vai mais sofrer para ter definição ou para usar o frizz e o volume ao seu favor. É verdade que os fios com curvatura são uma verdadeira caixinha de surpresa, mas ao dominar os conhecimentos certos de lavagem, cuidados e finalização, tudo fica mais fácil. E nessa matéria as dicas são direcionadas para as donas do lindíssimo cabelo 4C. Quer saber tudo sobre essas madeixas? Vem com a gente!

Conheça as características do cabelo crespo 4C

Você sabe como diferenciar o cabelo 4C das curvaturas 4A, 4B e do cabelo crespo tipo 5? Não? A gente explica: essas madeixas têm como principal característica os fios em formato de ziguezague que formam cachos quase imperceptíveis. Normalmente, o cabelo crespo 4C é bem fino e seco, o que facilita a formação de nós, especialmente nas pontas, e frizz. Enquanto os cabelos 4A e 4B formam cachos com mais facilidade, quem tem o cabelo 4C vai precisar investir em técnicas de texturização para definir as madeixas - diferentemente do cabelo crespo tipo 5, que não consegue definição.

Use a tabela de curvaturas para ver a diferença entre os tipos de cachos e o cabelo crespo

O pré-poo é uma etapa essencial para facilitar a higienização do cabelo 4C

Você já conhece a palavra do pré-poo? Essa técnica é maravilhosa para os cabelos crespos, mas ainda é pouco difundida entre as donas do cabelo 4C. O método consiste na aplicação de cremes específicos ou óleos vegetais nas madeixas de 30 minutos a uma hora antes da lavagem. Com esses produtos nos fios, o próximo passo é desfazer os nós com a ajuda dos próprios dedos.

Essa etapa reduz os longos minutos usados para desembaraçar o cabelo crespo e evita a quebra por excesso de manipulação. Além disso, evita que o shampoo resseque as madeixas, que assim como outros tipos de cachos, já têm maior tendência a serem secas nas pontas.

Os shampoos com ação hidratante reduzem o ressecamento do cabelo crespo

Além de fazer o pré-poo, escolher o shampoo certo para o cabelo crespo é fundamental para evitar o ressecamento. Os shampoos com ação hidratante são um dos melhores produtos para cabelo 4C, já que têm a proposta de hidratar sem agredir os fios e geralmente são ricos em óleos e manteigas vegetais altamente hidratantes e nutritivos.

A forma de lavar o cabelo crespo também faz toda a diferença: o shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo e nunca diretamente no comprimento e pontas. A limpeza dessas áreas do cabelo fica por conta da espuma que percorre os fios durante a emulsão e o enxágue. Outra dica é fazer movimentos suaves com os dedos para não embaraçar as madeixas e evitar a quebra na hora de pentear.

Como e quando fazer hidratação: cabelo 4C deve ser tratado com máscara semanalmente

Os cabelos crespos são naturalmente mais secos. E isso acontece porque o óleo produzido na raiz não consegue chegar às pontas por conta do formato em “Z” que os fios possuem. Isso pode deixá-los opacos, ásperos, sem movimento e com muito frizz - características que nenhuma diva gosta, certo?

Para combater o ressecamento e evitar esses probleminhas, a hidratação é um tratamento que não pode faltar na rotina de quem tem o cabelo 4C. Base do cronograma capilar, a hidratação deve ser feita ao menos uma vez por semana e com uma máscara específica para cabelos crespos ou cacheados. 

Fique atenta aos ativos da composição e aposte em fórmulas com ingredientes com alto poder hidratante como a linhaça. Para facilitar a sua vida, a nossa dica de diva é o creme de hidratação Cachos do Seu Jeito, de Niely, é uma boa pedida para essa etapa do cronograma capilar, pois tem óleo de linhaça e a poderosa manteiga de karité.

A nutrição é a etapa mais importante no cronograma capilar para cabelo crespo

Por conta da maior tendência ao ressecamento pela falta de óleo, a nutrição acaba sendo a etapa principal do cronograma capilar de cabelos 4C. A reposição de lipídios vai fazer com que seus fios fiquem mais maleáveis, macios, nutridos e com muito brilho, além de reduzir o frizz.

Então, vale a pena investir em máscaras ricas em óleos vegetais super nutritivos. O óleo de coco é um queridinho no mundo da beleza e os cremes de tratamento com o óleo na composição são uma das melhores opções para fazer nutrição capilar no cabelo crespo 4C. Se você ainda não tem um na sua casa, a nossa dica é a máscara Nutrição Mágica, que além do óleo de coco conta com o abacate na composição, outro ingrediente rico em lipídios, para dar adeus de vez ao ressecamento.

Teste diferentes técnicas de finalização no cabelo crespo 4C para encontrar o melhor resultado

Finalização é algo bem pessoal pois depende do gosto de cada uma. Enquanto algumas divas adoram um volumão, outras preferem ter muita definição ou os dois. A fitagem, a texturização com twists ou coquinhos e o blowout são algumas das técnicas que valorizam o que os cabelos crespos têm de melhor, sendo as primeiras mais indicadas para quem busca mais definição e a última para quem gosta de volume.

Quando o assunto é finalização, o creme de pentear não pode ficar de fora, afinal ele é responsável por 50% do resultado e toda crespa que se preza deve ter pelo menos um em casa. Além de um bom creme de pentear para cabelo crespo ou cacheado, não deixe de experimentar finalizadores como o Pudim de Definição e Gelatina de Volumão para conquistar o visual que você deseja.

Vale lembrar que esses produtinhos servem para muito mais que apenas estilizar o cabelo crespo, eles também auxiliam no controle do frizz, facilitam o desembaraço e mantém os fios hidratados e nutridos, principalmente se forem ricos em óleos e ativos hidratantes. Há também as fórmulas com filtro UV que protegem as madeixas do sol e, assim, ajudam a evitar o ressecamento.

Como desembaraçar o cabelo 4C: dicas para evitar a quebra dos fios

Você sabia que a forma como você penteia seus cabelos também pode impactar na saúde e na beleza deles? E para quem tem cabelos crespos, essa etapa da rotina de cuidados é ainda mais importante: como os fios são finos e formam nós com facilidade, é essencial ser cuidadosa para não provocar a quebra.

Por isso, comece sempre pelas pontas, desfazendo os nós delicadamente com um pente de dentes largos, e vá subindo aos poucos. Para facilitar mais o processo, vale dividir o cabelo em mechas para desembaraçá-las separadamente e ir aplicando o seu creme de tratamento ou de pentear mecha a mecha, fazendo movimentos de enluvar. 

Use um spray revitalizador para modelar o cabelo crespo no day after

É supercomum que os cabelos crespos e cacheados percam um pouco da definição no dia seguinte da lavagem, o famoso day after. Isso acontece devido ao contato entre as madeixas e o travesseiro durante a noite, que desfaz os cachinhos por conta da fricção com o tecido da fronha.

Mas não precisa se desesperar, diva, você não vai ter que lavar os cabelos e refazer a finalização do zero desde que você tenha um spray de revitalização em casa. Com algumas borrifadas desse produtinho no cabelo seco, você reativa os cachos e está pronta para sair! Para ajudar na recuperação da definição, vale apostar no dedoliss ou até mesmo na fitagem nas áreas do cabelo que estiverem menos definidas.

E como eu faço um spray de revitalização? Embora algumas receitinhas caseiras possam ajudar, a melhor escolha - principalmente para quem gosta de praticidade - é apostar no Spray Day After da linha Cachos do Seu Jeito que, além de reativar os cachinhos, ainda hidrata, oferece proteção UV e proteção térmica para quem usa o difusor, além de ação antifrizz e antipoluição.

Quais os melhores cortes para cabelo crespo 4C?

Encontrar um bom corte de cabelo 4C é uma tarefa bem mais fácil do que você pensa, diva. Com a revolução dos cachos e o movimento de aceitação dos cabelos naturais, surgiram muitas tendências voltadas para valorizar essas madeixas.

O tapered haircut é um ótimo exemplo disso e uma boa opção para quem procura um corte de cabelo crespo curto que seja estiloso. Inspirado em um visual clássico dos anos 90, ele consiste em deixar a nuca e as laterais do cabelo bem batidinhas, enquanto o topo fica volumoso - o que é perfeito para quem tem cabelos crespos.

Para cabelos de comprimento intermediário, o corte coração é uma boa alternativa. Criado especialmente para os cabelos cacheados e crespos, esse corte tem as laterais em camadas que vão diminuindo de tamanho conforme se aproximam da nuca, o que equilibra o volume dos fios e cria um formato delicado e moderno.

Os cortes em camadas também são boas pedidas para quem tem cabelos longos e quer dar formato às madeixas sem tirar todo o volume. O corte V é um dos mais conhecidos com essas propostas e um dos mais adotados pelas cacheadas e crespas que têm fios longos. Mas essas são apenas algumas sugestões, ok, diva? Existem vários cortes que ficam incríveis no cabelo crespo 4C e você é livre para experimentar o que melhor combinar com o seu estilo!

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram