Fique Diva - Cachos 4a, 4b e 4c: guia completo de como cuidar e finalizar o cabelo crespo

05/08/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Cachos 4a, 4b e 4c: guia completo de como cuidar e finalizar o cabelo crespo

Quer saber como cuidar e finalizar o cabelo crespo? Confira o guia com dicas para os cachos 4a, 4b e 4c (Foto: Instagram @nat_stowe)

Quer saber como cuidar e finalizar o cabelo crespo? Confira o guia com dicas para os cachos 4a, 4b e 4c (Foto: Instagram @nat_stowe)

O cabelo tipo 4 é um dos tipos de cabelo cacheado que mais precisa de nutrição (Foto: Instagram @curlelia)

O cabelo tipo 4 é um dos tipos de cabelo cacheado que mais precisa de nutrição (Foto: Instagram @curlelia)

A umectação noturna é um ótimo tratamento para cabelo 4c (Foto: Instagram @tayloranise)

A umectação noturna é um ótimo tratamento para cabelo 4c (Foto: Instagram @tayloranise)

A texturização ajuda a dar mais definição ao cabelo crespo (Foto: Instagram @jd_winters)

A texturização ajuda a dar mais definição ao cabelo crespo (Foto: Instagram @jd_winters)

Para acertar na finalização do cabelo 4a, 4b e 4c, a escolha do creme de pentear faz toda a diferença (Foto: Instagram @istina.manners)

Para acertar na finalização do cabelo 4a, 4b e 4c, a escolha do creme de pentear faz toda a diferença (Foto: Instagram @istina.manners)

Os cachos 4a, 4b e 4c, ou apenas cabelos crespos, são os mais estreitos da tabela de cabelos cacheados. Isso faz com que eles sejam mais carentes de oleosidade natural, o que os deixa mais secos, com facilidade de formar frizz e tenham menos definição que os outros tipos de cachos. Por conta dessas características, algumas divas crespas sentem que os seus fios são mais difíceis de manter, quando na verdade o segredo é encontrar a rotina e produtos certos para as necessidades deles. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos esse guia completo de como cuidar e finalizar o cabelo tipo 4. Confira!

Tratamentos essenciais para o cabelo tipo 4: nutrição e hidratação são mais importantes

Seja o cabelo 4a, 4b ou 4c, uma coisa todo cabelo crespo tem em comum: eles perdem água com facilidade, são mais secos - especialmente nas pontas - e tendem a formar frizz. Devido a isso, essas curvaturas precisam ser hidratadas e nutridas regularmente. Ambos os tratamentos ajudam a combater o ressecamento e opacidade, mas enquanto a hidratação vai deixar as madeixas mais macias e maleáveis, a nutrição vai dar balanço, brilho e ajudar no controle do frizz.

A hidratação vai ser o tratamento base do seu cronograma capilar, podendo ser feita de uma a duas vezes por semana. Procure por máscaras ricas em vitaminas e outros ativos altamente hidratantes, como a linhaça ou a goji berry.

Depois da hidratação, a nutrição é o tratamento mais importante para ter cabelos crespos saudáveis. Por isso, não deixe de fazê-la ao menos uma vez por semana, usando máscaras ricas em óleos vegetais e manteigas, como o óleo de coco e a manteiga de karité, que vão fornecer toda aquela oleosidade saudável que esses cabelos não têm naturalmente.

E a reconstrução? Bem, em cabelos saudáveis, a reconstrução pode ser feita em uma frequência menor que a hidratação e a nutrição, já que o excesso de ativos reconstrutores em fios que não precisam pode danificá-los. Por isso, a nossa dica é fazer uma reconstrução por mês. Caso seu cabelo crespo seja danificado por coloração ou uso excessivo do secador ou difusor, a frequência pode subir para uma vez a cada 15 dias. Para essa etapa do cronograma, aposte em máscaras ricas em ativos como a queratina, o óleo de argan ou o whey protein vegetal.

Faça a umectação para uma nutrição mais profunda dos cachos 4a, 4b e 4c

A umectação noturna também é uma aliada na rotina de cuidados com o cabelo crespo. O nome já diz tudo: ela tem a função de umectar os fios e deve ser feita durante a noite, para agir de um dia para o outro.

O banho de óleo vai repor os nutrientes que as madeixas perdem durante o dia, conferindo mais maciez, brilho, além de ajudar no controle da porosidade e do frizz. Por isso, a umectação é um  ótimo tratamento para cabelo tipo 4c que, geralmente, é o que tem menos brilho e definição entre os três. Mas todas as divas crespas podem incluir a umectação na rotina, viu?

Para fazer a umectação noturna, você vai precisar aplicar um óleo vegetal sobre os cabelos secos antes de dormir. A gente recomenda apostar em um produto desenvolvido especialmente para isso, pois os cosméticos têm partículas menores com maior capacidade de penetração na fibra capilar. No dia seguinte, basta lavar os cabelos com shampoo e condicionador e finalizar normalmente.

 

Sugestão de cronograma capilar para o cabelo crespo

Depois de todas essas dicas, você deve estar se perguntando como conciliar todos esses tratamentos em um só cronograma capilar. Mas é muito mais simples do que parece. Nós montamos duas tabelinhas como sugestão, mas você pode adaptar de acordo com a necessidade do seu cabelo e com a sua disponibilidade de tempo para cuidar dele, ok, diva?

Cronograma capilar para cabelos crespos saudáveis

1ª semana: hidratação, nutrição e hidratação

2ª semana: nutrição, hidratação e nutrição

3ª semana: hidratação, nutrição e umectação

4ª semana: hidratação, nutrição e reconstrução

Cronograma capilar para cabelos crespos danificados

1ª semana: hidratação, nutrição e reconstrução

2ª semana: nutrição, hidratação e nutrição

3ª semana: hidratação, nutrição e umectação

4ª semana: hidratação, nutrição e reconstrução

Shampoo e condicionador para cabelo crespo: saiba como escolher e aplicar

Todo tratamento começa pelo shampoo e pelo condicionador, diva. E para quem tem cabelo crespo, ter atenção na escolha desses produtos é ainda mais importante, pois um shampoo muito adstringente pode ressecar as madeixas, já que elas são naturalmente carentes de oleosidade. Procure por uma linha de shampoo e condicionador específicos para cabelos crespos ou que sejam ricos em óleos vegetais, como o óleo de linhaça, o óleo de coco e o óleo de argan, por exemplo. 

Outra dica é dar preferência a shampoos com textura leitosa e perolada, que normalmente são mais hidratantes.  Um segredinho para garantir que seus cabelos crespos não ressequem durante a lavagem é fazer um pré-shampoo aplicando algumas gotinhas de um óleo capilar no comprimento e deixar agir por cerca de 15 minutos antes de lavar. 

A frequência das lavagens também é muito importante: quem tem cabelo tipo 4 deve lavar o cabelo no máximo 3 vezes por semana para não ressecar, a menos que haja necessidade de mais lavagens (se você pratica exercícios físicos e transpira bastante, por exemplo). Durante a aplicação, só o condicionador deve ter contato direto com as pontas. O shampoo vai apenas no couro cabeludo e na raiz e a limpeza das pontas fica por conta da espuma que percorre os fios durante o enxágue.

Como finalizar o cabelo tipo 4 e conseguir mais definição ou volume de acordo com a sua curvatura

Para finalizar o cabelo crespo, é importante considerar não apenas a textura do seu fio, mas o resultado que você quer alcançar. Enquanto algumas divas buscam mais definição, outras preferem valorizar o volumão dos fios. Para cada caso, existe um finalizador de cabelo e uma técnica ideal.

Na finalização do cabelo 4a e 4b, o segredo é apostar em um creme de pentear rico em óleos, como o da linha Cachos do Seu Jeito, de Niely, e fazer a fitagem, aplicando o produto mecha a mecha para cachos bem definidos.

Já na finalização cabelo crespo 4c, a nossa sugestão é apostar em produtos cuja fórmula tenha a proposta de conferir mais definição para os fios, como o Pudim de Definição de Cachos do Seu Jeito. Como os cachos 4c tendem a ter mais dificuldade de definir, vale apostar em outras técnicas de texturização além da fitagem, como os twists e coquinhos.

Caso queira mais volume, o segredo é soltar os cachos com as mãos, apertando as madeixas de baixo para cima depois que elas estiverem totalmente secas. Também vale substituir o creme de pentear e o pudim de definição pela Gelatina de Volumão, que vai valorizar ainda mais essa característica desses fios.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram